Barracas ultralight não eram feitas para pessoas altas – até agora

Barracas ultralight não eram feitas para pessoas altas – até agora

O mundo não foi feito para nós, pessoas altas. Não cabemos em assentos de aviões, carros pequenos e nem sempre passamos bem pelas portas – e temos que ser contorcionistas em meio período para entrarmos em barracas ultralight menores e mais estreitas.

Quando você é um campista alto em um mundo leve, acaba tendo que se contentar com qualquer equipamento disponível. Pelo menos agora há uma esperança entre as barracas ultralight modernas para pessoas altas.

Barracas ultralight Sea to Summit - Telos e Alto

Equipamentos de camping não são feitos para pessoas altas

Uma vez, meu pai – que não é alto como eu – me emprestou um monte de equipamentos para minha primeira noite de acampamento na neve nos alpes vitorianos, eu tinha 16 anos. Naquela noite, enquanto desenrolava o isolante térmico dentro da minha barraca ultraleve, descobri que o isolante só chegava até a parte inferior das minhas canelas, meus pés ficavam de fora. Quando entrei no saco de dormir, ele só chegou até o meu peito. Aquele foi o início de uma noite fria e desconfortável – com as pernas dobradas tentando ficar em cima do isolante térmico enquanto me enfiava o máximo possível para dentro do saco de dormir. Desnecessário dizer que foi o pior sono da minha vida!

Barraca Ultralight Alto - Sea to Summit
Barraca Ultralight Alto – Sea to Summit

Lá vem o Pé Grande

Não é apenas uma questão dos equipamentos que são pequenos, na sua maioria. Mas quando você é alto, alguns equipamentos pesam mais – seu isolante térmico é extralongo, seu saco de dormir é extralongo, suas roupas são GG, você leva comida extra (para alimentar nossos cérebros extragrandes) e o item mais monstruoso de todos, sua bota de trilha – eu não conheço nenhuma pessoa alta que tenha pés pequenos.

Minhas botas de trilha parecem canoas, grandes e pesadas. Minhas botas de esqui cross-country, por outro lado, são como um par de barcaças de carga.

Já fiz viagens multiesportes na Tasmânia, onde tivemos que caminhar ou fazer rafting para nos deslocarmos pelas áreas de escalada, e o peso somado dos meus calçados era ridículo. Estamos falando de botas de caminhada, papetes, calçados para usar nos rios, sapatilhas de escalada, meus tênis de corrida…

Não é apenas o peso dos calçados que você precisa gerenciar – tente encaixar todos aqueles calçados extragrandes em uma bolsa ou mochila. Inevitavelmente, acabei usando as botas de trilha no avião e deixei as papetes para trás durante a viagem.

Pessoas altas e barracas ultralight raramente se misturam bem

Nem me fale sobre barracas minúsculas e com formatos esquisitos. Passei inúmeras noites dormindo na diagonal em uma barraca ultraleve para não empurrar as laterais e me molhar com a condensação. E já que estamos falando sobre condensação vale a pena conferir este texto do Gear Tips que fala sobre o gerenciamento da condensação nas novas barracas da Sea to Summit.

E se você tiver que abrir espaço para um companheiro, você passará a maior parte do seu tempo encolhido – o que não é nada confortável, ainda mais depois de um dia cansativo de trilha. Além disso, muitas barracas leves para duas pessoas são tão estreitas que você não consegue se sentar sem bater com a cabeça ou os ombros nas laterais ou no teto. Quem não ama a sensação de dormir em um caixão, né?

Sea to Summit e as barracas ultralight para pessoas altas

A Sea to Summit resolveu acabar com este problema e criou as primeiras barracas leves que irão salvar as nossas costas arqueadas para sempre! São dois modelos de barracas com tamanhos diferentes – a barraca leve Alto; e o modelo mais completo, espaçoso e ainda assim leve – Telos. Ambas as barracas foram projetadas para fornecer um espaço muito mais útil e confortável para pessoas altas como nós.

A tecnologia Tension Ridge

Para alcançar essa altura extra e maximizar o espaço utilizável, Sea to Summit fez parceria com Jake Lah da DAC, um especialista em arquitetura de barracas do principal fabricante de varetas de barraca do mundo. Assim nasceu a tecnologia Tension Ridge – uma haste horizontal que fica no topo da barraca e sobe como uma asa (em vez de se curvar para baixo como na maioria dos designs de barracas ultraleves tradicionais). Resumindo, isso significa um ganho de espaço livre dentro da barraca, tanto na altura do teto quanto nas paredes.

Barraca Ultralight Sea to Summit
Observe o espaço interno amplo proporcionado pela Tension Ridge

Barracas ultralight mais altas

Observe uma pessoa alta entrando em uma barraca pequena e baixa, será estranho e talvez até engraçado.

O design da Tension Ridge permite que as portas das barracas da Sea to Summit sejam significativamente mais altas do que outras barracas do mercado. Isso também faz com que as laterais da barraca sejam muito mais verticais, o que significa que é menos provável que você toque o interior da barraca e deixe a condensação passar para dentro. As portas das barracas Alto e Telos têm seis a oito centímetros de altura a mais em comparação com outros modelos – algo que você apreciará no final de um longo dia de caminhada.

Tecnologia Tension Ridge da Sea to Summit

Mais espaço útil dentro da barraca

Se você passou muito tempo fazendo trilhas e acampando, sabe que muitas barracas compactas têm paredes com um ângulo bastante acentuado, o que torna quase impossível não encostar nelas, principalmente se você for uma pessoa alta. Em situações assim o seu saco de dormir acabará molhado ao entrar em contato com a barraca, o que não é confortável para você e nem é bom para o seu equipamento, principalmente se for um saco de plumas.

As paredes mais verticais das barracas Telos e Alto foram desenhadas justamente para evitar esse contato do seu corpo com a parte interna do quarto. Isso se reflete em mais conforto!

Mais ventilação

Além de um espaço interno mais utilizável, o Tension Ridge permite que as saídas de ar fiquem posicionadas na parte mais alta da barraca, o que é importante – já que o ar quente sobe.

Muitas barracas têm aberturas que se tornam ineficazes por causa da posição baixa demais. Ter a ventilação no topo da barraca permite que o ar quente flua para fora. Nas novas barracas da Sea to Summit você pode até ajustar a ventilação de dentro da barraca, sem precisar sair para fazer isso.

A combinação de aberturas no alto e aberturas em linhas mais baixas posicionadas em faces opostas significa que essas barracas podem captar ar e fazer a ventilação cruzada em qualquer direção em que a brisa estiver soprando.

Sistema de ventilação inferior e superior para melhorar o fluxo de ar na barraca
Sistema de ventilação inferior e superior para melhorar o fluxo de ar na barraca

Montagens personalizadas

Todas as duas barracas novas da Sea to Summit podem ser adaptadas para atender suas necessidades particulares, existem versões para 3 estações com o interior mais telado e versões para 4 estações, com um quarto mais fechado. O interior em tela é mais leve e ideal para condições mais quentes, enquanto o interior em tecido é mais quente e à prova de intempéries, ideal para acampamentos em locais frios e úmidos.

Sobreteto da barraca Telos montado sozinho
Sobreteto da barraca Telos montado sozinho como uma opção de abrigo para bivaque

Você também pode usar as barracas Sea to Summit de forma parcial – isto é, pode montar apenas o quarto naquelas noites quentes quando você quer somente uma proteção contra os insetos; ou pode montar apenas o sobreteto se você gosta da ideia de um abrigo superleve. Isso significa que você pode usar apenas as partes que lhe interessam, sem precisar levar a barraca inteira.

Barracas Ultralight Sea to Summit
Espaço e conforto estão presentes nas barracas Telos e Altos em conjunto com inovações e recursos práticos!

Barraca Sea to Summit Telos

Espaçosa e ultralight

A barraca Telos é a mais completa e espaçosa e está disponível em dois tamanhos: para duas pessoas ou três pessoas. Ela tem uma única vareta que percorre todo o comprimento da barraca e possui extremidades em forma de Y, com a vareta Tension Ridge posicionada no alto, perpendicularmente a esta vareta principal. A Telos é uma barraca autoportante, ou seja, ela não precisa dos espeques para ficar de pé.

Barraca ultralight Sea to Summit

Dependendo da combinação do interior e do sobreteto, a barraca Telos para duas pessoas pesa entre 1613g e 1699g. A versão mínima para trilha (levando apenas o quarto, sobreteto e varetas) fica algumas centenas de gramas mais leve.

Medidas internas da Telos (2 pessoas): 134 cm x 109 cm x 215 cm

Já a versão para 3 pessoas da Telos pesa entre 2116g e 2203g com todos os itens inclusos. E fica pouco abaixo dos 2kg com os itens mínimos para a trilha (quarto, sobreteto e varetas). Quando você divide as partes da Telos entre duas ou três pessoas, ela se mostra uma opção superleve.

Medidas internas da Telos (3 pessoas): 181 cm x 147 cm x 230 cm

A Telos é super adaptável a uma ampla variedade de condições de clima e usos. Quando estiver chovendo, você pode desmontar o quarto primeiro, deixando o sobreteto montado como um abrigo da chuva. Se você quiser observar as estrelas ou deixar entrar uma brisa quando estiver quente, o sobreteto pode ser recolhido para uma posição especial deixando o quarto exposto – mas ele pode ser facilmente puxado para cobrir a barraca novamente se começar a chover ou se ventar – como se fosse o teto de um carro conversível.

A Telos também tem um modo de “abrigo”, isto é, uma montagem onde o sobreteto pode ser erguido usando dois bastões de caminhada para criar um abrigo contra o sol ou chuva.

Modo Hangout - Barracas Sea to Summit
Modo “Hangout” – sobreteto é usado para montar um abrigo

Barraca Sea to Summit Alto

Ultralight e confortável

A barraca Alto é mais leve e existe em dois tamanhos: para uma pessoa ou para duas pessoas. Ela tem uma vareta principal com as pontas em Y e a vareta Tension Ridge fica perpendicular à vareta principal. Ela não é 100% autoportante, pois requer um mínimo de duas estacas para ficar de pé. Dependendo da combinação de interior e sobreteto, a barraca Alto para uma pessoa pesará entre 1067g e 1131g com todos os acessórios inclusos – já o peso mínimo para trilha (apenas com o quarto, sobreteto e varetas) fica abaixo de um quilo em todas as versões da Alto.

Medidas internas da Alto (1 pessoa): 65 cm (cabeça) x 60 cm (pé) x 107 cm x 215 cm

Dependendo da combinação de interior e sobreteto, a barraca Alto para duas pessoas pesará entre 1317g e 1398g incluindo todos os acessórios. O peso mínimo para trilha deixará a barraca 200g mais leve. Para quem quer eliminar algumas gramas, a barraca Alto da Sea to Summit é perfeita – sem comprometer o conforto interno.

Semelhante ao que existe na Telos, na Alto você também pode recolher o sobreteto para passar uma noite observando as estrelas. E se você comprar o footprint opcional desta barraca, poderá desmontar o quarto e manter o sobreteto montado para usar como um abrigo nos dias de chuva.

Barracas Ultralight cheias de recursos inteligentes de design

Tanto a Alto quanto a Telos estão repletas pequenos, mas importantes, detalhes de design que facilitam a montagem e o uso das barracas. Isso inclui: conectores do sobreteto que podem ser encaixados com apenas uma mão; estacas leves e resistentes com vários pontos de amarração para uma segurança maior; tensionadores com ajuste que não precisa de nós; além de um sistema de armazenamento modular que Sea to Summit chama de “Fairshare”, o que significa que a barraca pode ser facilmente dividida em três partes e guardada em sua mochila ou compartilhada entre seus parceiros de caminhada.

Fairshare Barrcas - Sea to Summit
A embalagem de transporte inteligente da barraca permite dividir as partes dela em 3 itens separados, facilitando a divisão da barraca entre as mochilas dos caminhantes

Finalmente, um dos sacos de transporte da barraca é feito com materiais difusores de luz, isso quer dizer que você pode colocar sua lanterna de cabeça dentro dele e pendurar tudo no teto da barraca para criar uma luz ambiente. A Sea to Summit apelidou este sistema inteligente de “Lightbar”. E os outros dois sacos de transporte podem ser colocados nos cantos da barraca para servir como bolsas extras para armazenamento.

Lightbar no alto da barraca
Observe a “lightbar” no alto da barraca – esse é um dos recursos inteligentes das novas barracas da Sea to Summit

Acessórios extras para as barracas

Ambas as barracas possuem uma variedade de acessórios extras opcionais: espeques mais leves e tensionadores extras, um “gear loft” para aqueles que sempre sonharam com uma barraca de dois andares e footprint para proteger a aumentar a vida útil do piso das barracas – e a versão BigFoot do footprint também protege os equipamentos colocados nos avanços evitando que eles fiquem em contato com o solo.

Texto por: Ross Taylor / Blog da Sea to Summit

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *