Como prevenir a condensação na barraca

Como prevenir a condensação na barraca

Não há nada como o som das gotas de chuva em sua barraca, principalmente se você estiver seco e confortável dentro do seu saco de dormir, após comer uma refeição quente e gostosa. Mas ter que lidar com a condensação pingando dentro da barraca não é nada divertido.

A condensação na barraca é um dos piores inimigos dos campistas. Embora nem sempre seja possível eliminá-la totalmente, você pode mantê-la sob controle ou minimizá-la seguindo as dicas deste texto. Mas antes de falarmos sobre como controlar a condensação é importante entendermos como ela se forma.

COMO ACONTECE A CONDENSAÇÃO DENTRO DA BARRACA?

A questão está na nossa respiração, na diferença de temperatura externa e na umidade do ar. Exalamos mais de um litro de umidade enquanto dormimos. Quando o vapor de água quente da nossa respiração atinge as paredes frias da barraca ele se transforma naquelas irritantes gotículas de água que conhecemos como condensação. Temos casos de condensação leve em que a água formada apenas molha levemente a parte interna do sobreteto da barraca, mas também temos situações onde a condensação é tão forte que chega a pingar dentro da barraca.

Evitar ou minimizar a condensação é importante, porque…

a) É realmente desagradável ficar preso em uma barraca úmida e com goteiras;
b) Seu saco de dormir, roupas e equipamentos não foram feitos para ficarem molhados;
c) A longo prazo e sem a manutenção adequada a umidade pode criar mofo, que é uma má notícia para o tecido da sua barraca e até para a sua saúde.

Então vamos lá, aqui estão algumas dicas do que fazer – e não fazer – para tentar manter a condensação dentro da sua barraca sob controle.

1. MONTE SUA BARRACA NA SOMBRA DE UMA ÁRVORE

Quando você está procurando um lugar para acampar, procure um local mais quente e menos úmido. Um local com sombra sob uma árvore com copa grande (mas sem frutos ou galhos mortos que possam cair sobre a barraca). O ar sob a copa das árvores geralmente é mais quente do que em um grande espaço aberto. Dessa forma, a condensação irá se acumular principalmente nas folhas, ao invés da sua barraca.

2. NÃO ACAMPE AO LADO DA ÁGUA

Algumas pessoas gostam de montar o acampamento ao lado de um riacho ou lago, mas essa não é uma ideia boa. Quanto mais perto você estiver da água, mais úmido será. Quanto mais umidade, maior o potencial de condensação. Portanto não monte a sua barraca ao lado de uma fonte de água. Escolha um local para acampar mais afastado, além de ajudar com a condensação isso também é uma boa prática de mínimo impacto, e evita um possível desastre caso o volume de água do rio suba repentinamente.

Para evitar a condensação não acampe perto demais da água
Para evitar a condensação não acampe muito perto da água e escolha um terreno mais alto

3. ACAMPE EM UMA PARTE MAIS ALTA DO TERRENO

Se você tem a opção de escolher entre um ponto baixo e um ponto alto no terreno, escolha o lugar mais alto. O ar frio tende a se acumular nos pontos mais baixos do terreno. E como nós já sabemos, quando o ar frio atinge a superfície mais quente das paredes da barraca, ocorre a condensação.

Por isso é melhor acampar em um terreno um pouco mais alto para tentar manter o equilíbrio entre as temperaturas dentro e fora da barraca.

4. NÃO LEVE EQUIPAMENTOS MOLHADOS PARA DENTRO DA BARRACA

Se você for pego pela chuva e ficar com seus equipamentos molhados deixe eles do lado de fora da barraca! Se você levar suas roupas úmidas para dentro da barraca, estará apenas criando mais umidade. O resultado? Você acaba não apenas com a roupa molhada, mas também com uma barraca encharcada! Uma ideia melhor seria pendurar as roupas do lado de fora sob uma lona, em um varal improvisado. Ter mudas de roupa extras guardadas dentro de um saco estanque vai lhe ajudar muito em situações assim. Enquanto as suas roupas molhadas secam no varal você terá a garantia de uma muda de roupa seca e limpa para usar.

5. SEQUE A BARRACA

Se você não tiver tempo de deixar sua barraca secar ao sol antes de colocar ela na mochila e ir embora, tente pelo menos limpá-la com uma toalha. Guarde o sobreteto e o quarto da barraca separados um do outro e dentro de sacos estanque ou sacos plásticos, assim o sobreteto (normalmente a parte mais molhada) não ficará em contato com a parte interna da barraca durante a caminhada. Tente secar a sua barraca com a ajuda do Sol ou da toalha assim que você chegar no seu próximo local de acampamento.

Use uma toalha para secar a condensação que se formou na barraca
Use uma toalha para secar a condensação que se formou na barraca antes de guardá-la

6. PRESTE ATENÇÃO NA MONTAGEM DA BARRACA E NÃO COZINHE DENTRO DELA

Se você tiver uma barraca com parede dupla (a maioria das barracas tem parede dupla), certifique-se de montar ela corretamente. Posicione o sobreteto afastado da parede interna da barraca para garantir a máxima circulação de ar entre eles e evitar o contato dessas partes. A condensação fica fora de controle rapidamente quando as paredes internas da barraca encostam no sobreteto – por isso é fundamental que a sua barraca seja montada corretamente, usando os espeques e tirantes que vieram com ela.

Evite que a sua cabeça, pés ou equipamentos pressionem a parede do quarto contra o sobreteto. Preste atenção nesse detalhe se a barraca for pequena ou se a estrutura dela favorecer que alguma parte do seu corpo ou equipamento empurre a parede do quarto. Normalmente isso acontece quando você está usando a barraca pela primeira vez, já que depois de algum tempo você conhecerá melhor a sua barraca e saberá os pontos onde o contato do quarto com o sobreteto costuma acontecer.

Não cozinhe ou ferva água dentro da sua barraca. Ao fazer isso você aumenta muito nível de vapor dentro da barraca e esse vapor vai gerar ainda mais condensação – além do risco potencial de algum acidente enquanto você estiver usando o fogareiro.

7. A VENTILAÇÃO É SUA MELHOR AMIGA

Abra todos os pontos de ventilação da barraca para que o ar possa circular. Barracas com quartos mais telados costumam condensar muito menos do que as barracas com quartos menos telados. Mas em compensação, as barracas mais teladas serão mais frias do que as barracas com menos telas.

Algumas barracas possuem saias ao redor do sobreteto e portas com camadas duplas (uma em tela e outra em nylon). Em situações de muita condensação você pode prender as saias e abrir a camada de nylon da porta para criar mais pontos de ventilação.

Seguindo essas dicas você já irá minimizar, controlar ou até mesmo evitar a condensação dentro da sua barraca. Mas saiba que dependendo da soma de fatores a condensação nem sempre é totalmente evitável, pode ser que você ainda tenha que lidar com ela em alguns casos.

Quanto mais ventilação menor é a chance de condensação
A ventilação é sua amiga na guerra contra a condensação

E SE VOCÊ TIVESSE UMA BARRACA QUE TE AJUDA A GERENCIAR A CONDENSAÇÃO?

Recentemente a Sea to Summit lançou dois modelos novos de barracas ultraleves para 3 estações, a Telos e a Alto. Elas foram desenvolvidas com a intenção de reduzir o peso na sua mochila, reduzir a condensação, melhorar o conforto e melhorar a ventilação interna. Para atingir esses objetivos a Sea to Summit uniu novas tecnologias estruturais com um design inteligente do sistema de ventilação.

A Tension Ridge é uma das inovações presentes nestas barracas da Sea to Summit. A Tension Ridge é uma vareta especial posicionada no topo da barraca, essa modificação estrutural permite que as novas barracas da marca tenham mais espaço útil, mais altura interna e um fluxo de ar muito melhor. Com essa tecnologia a Sea to Summit conseguiu projetar barracas com um nível de ventilação muito superior.

Tecnologia Tension Ridge da Sea to Summit

APEX VENTS, UM RECURSO PARA GERENCIAR A CONDENSAÇÃO NA BARRACA

Nós sabemos que o ar quente sobe, então parece uma coisa óbvia posicionar as aberturas de ventilação no ponto mais alto de uma barraca. No entanto, durante anos a Sea to Summit nunca encontrou uma barraca leve que tivesse esse recurso posicionado de maneira correta. Então, eles resolveram mudar isso mudar. Ao contrário do que é visto na maioria das barracas, o Apex Vent não requer uma tela para manter a tensão to tecido através do sobreteto – isso possibilita que o ar quente e úmido possa escapar livremente pelo topo da barraca, sem nenhum tipo de barreira física.

Ventilação superior Apex Vent
Ventilação superior Apex Vent

MAIS VENTILAÇÃO ATRAVÉS DAS PORTAS MAIS LARGAS

A tecnologia Tension Ridge também possibilitou a criação de portas maiores nestas barracas novas. Além de oferecer uma visão mais ampla, as portas maiores permitem um fluxo melhor de ar e facilitam a movimentação do usuário ao entrar e sair da barraca.

PAREDES VERTICAIS CRIAM MAIS ESPAÇO

Muitas barracas leves possuem paredes com uma inclinação agressiva, mas com a adoção do Tension Ridge a Sea to Summit conseguiu ter paredes mais verticais. Isso significa que você terá mais conforto, mais espaço e não tocará na parte interna do tecido tão facilmente ou respirará perto no tecido da parede.

Barraca Sea to Summit

PRECISANDO DE UM FLUXO DE AR ​​EXTRA?

Se o ambiente estiver muito úmido, você pode abrir a ventilação inferior das barracas, a Baseline Vent. Dessa forma, você melhora o fluxo de ar sem deixar que a chuva entre na barraca.

Já quando estiver mais quente, a abertura superior Apex Vent possibilitará a entrada do ar fresco e a pressão natural irá forçar esse ar mais fresco para baixo e depois para fora da barraca, através das aberturas de ventilação Baseline Vent.

A Sea to Summit também tornou mais fácil a tarefa de abrir e fechar as aberturas de ventilação quando você estiver dentro da barraca. Agora você não precisará sair correndo na chuva para fechar a ventilação do sobreteto por onde a chuva forte está entrando na sua barraca.

Sistema de ventilação inferior e superior para melhorar o fluxo de ar na barraca
Sistema de ventilação inferior e superior para melhorar o fluxo de ar na barraca

A UMIDADE É SUA INIMIGA

Depois de um longo dia de caminhada, tudo que você quer é montar o acampamento rapidamente para poder relaxar e descansar. Mas se estiver chovendo quando você chegar no local acampamento pode ser que você tenha que se abrigar e esperar a chuva diminuir antes de pensar em montar sua barraca, ou pode ser que você tenha que montar a sua barraca de qualquer maneira – debaixo do temporal.

Com as novas barracas da Sea to Summit, essa situação não é um problema. Elas permitem que você monte o sobreteto de forma independente, assim você pode se abrigar embaixo dele e então montar a parte interna da barraca sem ficar exposto à chuva.

MAIS CONFORTO COM ESTAS BARRACAS 3 ESTAÇÕES ULTRALEVES

As novas barracas 3 estações da Sea to Summit resistem a condições úmidas e encharcadas, seja no verão, na primavera, no outono ou naqueles invernos mais quentes. Quando comparadas a outras barracas leves disponíveis no mercado, as barracas Alto e Telos apresentam 60% mais fluxo de ar e 31% menos umidade – mantendo o seu conforto mesmo quando os elementos estão contra você.

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

4 Replies to “Como prevenir a condensação na barraca”

  1. Essas barracas da STS já estão disponíveis no Brasil? Se sim, onde?
    Obrigado!
    James

    • Oi James! Acabam de chegar ao Brasil!

      As lojas onde você vai encontrar são:
      – Alta Montanha
      – Aventuraria
      – Hakken
      – Terra Top

      Abs!

  2. Boa noite,
    Por favor me mandem o link dessas 2 barracas novas
    Alto e
    Telos ,
    Gostaria de avaliar,
    Peso, coluna d’água etc.
    Muito obrigada.
    Lucia Maciel

    • Oi Lúcia!

      Estas barracas acabam de chegar ao Brasil!

      As lojas onde você vai encontrar são:
      – Alta Montanha
      – Aventuraria
      – Hakken
      – Terra Top

      Vamos postar provavelmente ainda hoje um artigo falando destas barracas!

      Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *