Você sabe o que é DWR?

Você sabe o que é DWR?

Você sabe o que é DWR? É a sigla de Durable Water Repellency (ou Repellent). Isso não explica muito, certo? Então, vamos aprofundar:

De forma simplificada, precisamos entender que uma jaqueta, bem como outros produtos que são impermeáveis (ou impermeáveis/respiráveis) são compostos por 3 “partes”:

1- Material impermeabilizante, por dentro do tecido (no caso de produtos que são apenas impermeáveis, é o revestimento de poliuretano (PU) ou similar);

2- Tecido (varia de acordo com o equipamento, mas de forma geral são poliamida ou poliéster);

3- DWR, que é aplicado ao exterior do tecido.

O tecido é fácil de entender. É a estrutura do próprio equipamento (mochila, jaqueta, barraca e etc).

O material impermeabilizante, acredito que também é fácil de entender, mas vale uma explicação maior: ele é aplicado por dentro do tecido. Se for uma mochila, uma barraca ou uma capa de chuva de mochila, por exemplo, ele vai ter a função de não deixar a água passar, fazendo com que seja impermeável. Se for costurado, como o sobreteto de uma barraca, as costuras vão ser seladas, para de fato ser impermeável. Se for uma jaqueta mais técnica, este material passa a ser chamado de membrana (Gore-Tex, eVent e etc), para agregar a função de respirabilidade. Ela não vai deixar a água entrar mas vai permitir que o vapor de água do suor que evapora saia.

Mas, e o DWR? Ele é aplicado do lado de fora do tecido. A ideia é simples: Se a água acumular no tecido, ele fica mais pesado e, no caso das membranas, atrapalha a saída do suor na forma de vapor. Ou seja, a eficiência do sistema de membrana fica mínima ou nula. Para que funcione, a água não deve acumular. Ela precisa ser repelida.

Esta é a função do DWR! Repelir a água e impedir que ela se acumule do lado de fora do tecido!

O DWR se desgasta ao longo do tempo. Além disso, sujeira acumulada do lado de fora do tecido vai reter água, também diminuindo a eficiência do DWR e, consequentemente, de todo o sistema.

Em outro vídeo, vamos falar como renovar o tratamento com DWR em sua jaqueta e explicar melhor o sistema de membrana!

Pedro no Col de Ferret

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *