Você conhece os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

Você conhece os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

As práticas de atividades ao ar livre e a maior vivência em conexão com ambientes naturais trazem consigo uma maior sensibilidade à temas relacionados ao nosso futuro comum em um mundo mais justo, igualitário e em harmonia com a natureza.

Ao mesmo tempo que enfrentamos uma série de desafios e problemas nas esferas social e ambiental, também são intensificados os debates e a vontade por parte da comunidade outdoor em, de alguma maneira, contribuir para um mundo melhor. Essas contribuições acontecem geralmente através de iniciativas de contribuição social, preservação ou de educação e conscientização dos mais variados temas relacionados. O objetivo central de todas estas ações está na busca por um estilo de vida e um futuro sustentável.

O que talvez muitas dessas pessoas não saibam é que, direta ou indiretamente, estão participando efetivamente na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável elaborado e proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em setembro de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova York, foi elaborada e assinada representantes dos 193 Estados-membros da ONU, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O documento trata-se de um plano de ação a ser implantado por todas as partes interessadas da sociedade atuando de forma colaborativa, buscando soluções a iniciativas transformadoras e necessárias para as pessoas, o planeta e a prosperidade do mundo em um caminho de paz, sustentável e resiliente.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Como resultado principal da Agenda 2030, tivemos a definição de 17 Objetivos que orientam as decisões e as formas de contribuição de todos os setores da sociedade até 2030. Os objetivos foram criados para assegurar uma proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais, o crescimento economicamente sustentado e promover uma maior consciência social em sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas. Em resumo, os ODS retratam de maneira equilibrada as dimensões social, ambiental e econômica, as considerando indivisíveis e integradas. São esses objetivos abaixo apresentados:

    1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
    2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
    3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
    4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
    5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
    6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.;
    7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
    8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
    9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
    10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
    11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
    13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
    14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
    15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
    16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
    17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações, acesse o site das Nações Unidas: https://nacoesunidas.org/pos2015.

Desenvolvimento Sustentável - Objetivos da ONU

Estratégias de gestão bem desenvolvidas em projetos do segmento outdoor, o incentivo e a educação para uma prática ao ar livre consciente e inteligente possuem uma contribuição concreta e alinhada, em diferentes escalas, para os objetivos estipulados pela ONU aqui apresentados.

Desta maneira, o Gear Tips, através de sua atuação no mercado de atividades ao ar livre, acredita que tem a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor tanto hoje como para futuras gerações. Estamos construindo um melhor entendimento sobre toda a nossa capacidade de atuação, pretendendo com isso, estruturar futuros processos decisórios e promover um maior desenvolvimento técnico, humano e consciente na cultura outdoor nacional, contribuindo assim de múltiplas formas para o desenvolvimento sustentável.

Fique ligado pois em breve vamos postar mais conteúdos sobre os ODSs e explicar melhor nossa contribuição para a construção de um mundo melhor.

AuthorBruno Negreiros

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *