Vida Terrestre – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Vida Terrestre – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Depois de meses de intenso trabalho, nós já publicamos aqui no Blog Gear Tips o que são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como detalhamos a nossa atuação nos ODS 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 8 – Empreendedorismo, 9 – Indústria sustentável e 10 – Redução de desigualdades e 12 – Consumo sustentável.

Nesse artigo nós apresentaremos melhor o sétimo e último ODS no qual identificamos uma clara atuação do Gear Tips, assim como da prática de esportes ao ar livre de forma geral: 15 – Preservação da Vida Terrestre.

ODS 15 – Vida Terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda

Objetivos Desenvolvimento Sustentável ONU -15 - Vida Terrestre

Segundo a agenda 2030, os seres humanos e outros animais dependem da natureza para terem alimento, ar puro, água limpa e também como um meio de combate à mudança do clima. As florestas, que cobrem 30% da superfície da Terra, ajudam a manter o ar e a água limpa e o clima da Terra em equilíbrio – sem mencionar que são o lar de milhões de espécies.

Esse objetivo trata da promoção do manejo sustentável das florestas, do combate à degradação dos ambientes naturais e da interrupção do processo de perda de biodiversidade. Estão em destaque entre as metas da ONU:

Até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais;

Até 2030, assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade, para melhorar a sua capacidade de proporcionar benefícios que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.

Ambiente de montanha preservado - ODS 15  Vida Terrestre

A pratica em ambientes naturais traz consigo uma maior consciência sobre a preservação e cuidado destes lugares. Esportistas conscientes inspiram outras pessoas e transmitem um exemplo positivo para o restante da sociedade. Precisamos, de fato, conservar as matas, os rios, as montanhas e as florestas para preservarmos a vida terrestre.

Montanhista

O Gear Tips atua através da geração de conteúdo em formato de vídeos e artigos técnicos, promovendo uma pratica outdoor consciente e que proteja os ambientes naturais. Além disso, marcas parceiras já formaram importantes parcerias com Unidades de Conservação Nacionais, implementando ações que visavam a conservação florestal e a educação ambiental.

Através aqui de nosso blog, produzimos uma série de conteúdos relacionados às estabelecidas práticas de mínimo impacto em ambientes naturais do “Leave no Trace”, compartilhando conhecimento sobre como podemos fazer atividades ao ar livre de forma não nociva a esses ambientes e a vida terrestre. São os princípios detalhados:

1. Planeje e prepare-se com antecedência;
2. Caminhe e acampe em superfícies duráveis;
3. Descarte o seu lixo corretamente;
4. Deixe no lugar tudo o que você encontrar;
5. Minimize o impacto das fogueiras;
6. Respeite a vida selvagem;
7. Respeite as outras pessoas.

Garrafas plásticas na natureza

Também lembramos com orgulho o fato da Deuter ter sido, por durante 5 anos, parceira do programa de voluntariado do Parque Nacional da Tijuca, incentivando a proteção e o manejo florestal adequado.

Deuter apoio Parque Nacional da Tijuca

Com esse texto, concluímos com muito orgulho o nosso trabalho relacionado aos ODS aqui no blog. Acreditamos que os resultados aqui apresentados foram uma relevante construção de filosofia de trabalho. Esperamos que nossos textos aqui indexados possam, de alguma forma, inspirar as pessoas a terem uma vida mais consciente e em conexão com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *