Veja como foi a III Jornada de Montanhismo!

Veja como foi a III Jornada de Montanhismo!

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo foi SENSACIONAL! Quem esteve presente no evento, que aconteceu de 01 a 03 de abril de 2022, teve o privilégio de viver momentos únicos de encontros e reencontros. Depois de um ano sem a Jornada de Montanhismo, agora em 2022, com a entrada do Gear Tips na organização, o evento cresceu em palestras, atividades, participantes, apoiadores e patrocinadores envolvidos. Outra grande mudança é que, diferente das duas primeiras edições, nas quais os eventos tinham acontecido em um hotel na cidade do Rio de Janeiro, nessa 3ª edição o evento saiu de um centro urbano e foi realizado de forma “imersiva” no Hotel Fazenda Villa-Forte. Todas as palestras, atividades, hospedagem e alimentação foram do centralizadas em um único local, o que fez o evento ser muito mais intenso e com maior interação entre os participantes.

Hotel Fazenda Villa-Forte

Grandes nomes do Trekking, da Escalada, da Bike e da Corrida de Montanha estiveram presentes palestrando como: André Fatini, Antônio Calvo, Branca Franco, Clau Lizieri, Cláudio Machado, Edemilson Padilha, Fabio “Tchê” Moralles, Freddy Duclerc, Guilherme Cavallari, Isadora Martins, Luiz Aragão, Luiz Gadetto, Marcela Tenório, Maria Tereza Ulbrich, Pedro Hauck, Pedro Lacaz Amaral, Ricardo Pina, entre outros.

Primeiro dia da Jornada de Montanhismo – sexta-feira

Na sexta-feira, ao chegar no evento, logo na entrada do Hotel os participantes eram surpreendidos com caminho repleto de bandeiras coloridas dos patrocinadores, conduzindo para um grande casarão histórico, onde era feita a recepção e entrega dos Kits. Esse era apenas o primeiro momento de reencontro com os amigos e a Equipe do Gear Tips que, recebia todos com um sorriso de pura felicidade! Ao longo do dia os participantes foram chegando, reencontrando os amigos e conhecendo o local. Era momento de alegria, de colocar em dia os papos que estavam com atraso de dois anos!

Ao final do dia, a abertura da Jornada de Montanhismo contou com um  discurso emocionado dos organizadores Pedro Lacaz Amaral e Maria Fernanda May que estavam explicitamente felizes com a realização do evento. Felicidade essa, compartilhada no rosto de cada participante presente. Após meses de organização a Jornada estava de volta e já mostrava que seria um sucesso! Ainda no primeiro dia após a abertura houve 3 palestras: Desafios na gestão de um Parque Nacional, com Luiz Aragão, palestra “Arrisque-se”, com Pedro Hauck e Mindset 2030, com Clau Lizieri (que acabou precisando ser interrompida). Após o jantar, o dia encerrou com o show do Bernardo do Espinhaço, acompanhado de Kiko Araújo no contrabaixo e Jessé dos Alves no violino. A plateia, composta por montanhistas oriundos de vários estados do Brasil, declarou seu amor pela natureza e pelas montanhas ao som da poesia de Bernardo do Espinhaço.

Segundo dia – sábado

O sábado, após um farto café da manhã, era o momento de focar nas atividades do evento. Na estrutura do hotel foram montadas grandes tendas para as palestras e, no total havia 7 espaços diferentes onde aconteciam atividades de forma paralela. Os participantes estavam sempre atentos à programação e se deslocavam entre os locais em busca de qual atividade, palestra ou workshop era mais interessante em cada momento.

Na parte da manhã houve palestras sobre cobras e animais peçonhentos (Cláudio Machado), escalada na Patagônia (Ed Padilha), trekking na Patagônia (Freddy Duclerc), corrida na Patagônia (Fábio Moralles Alonso Tchê), resgate em montanha (Maria Teresa Ulbrich – Grupo Cosmo), workshop de bikepacking (Guilherme Cavallari) e workshop de equipamentos para trekking (Pedro Lacaz Amaral e Maria Fernanda May). Teve ainda o Simpósio de Saúde do Montanhista, que na parte da manhã contou com palestras sobre cuidados de feridas em áreas remotas (Sascha Schlaad), hipotermia e hipertermia (Juliana Schlaad) e teve ainda uma avaliação pré-participação em esportes praticados em ambiente de montanha (Isadora Martins e Fábio Moralles Alonso Tchê), que levou os participantes para um exercício de subida de um morro atrás da fazenda.

De tarde a programação continuou repleta de atividades com palestras de bike na Patagônia (Guilherme Cavallari), cicloaventura do Ártico ao Brasil (André Fatini), geologia aplicada ao montanhismo (Pedro Hauck), montanhismo em família (Marcela Tenório), workshop kit médico (Sacha Schlaad), medicina de altitude (Juliana Schlaad) e workshop de auto-resgate (Antônio Calvo, Ed Padilha e Branca Franco). Um dos pontos altos do dia foi a mesa redonda: ser mulher na montanha, com a participação de Juliana Schlaad, Marcela Tenório, Maria Tereza Ulbrich, Fabiana Senna, Isadora Martins, Branca Franco, Clau Lizieri e a moderação de Maria Fernanda May. Esse papo trouxe reflexões e debates importantes e contou com a participação tanto das integrantes da mesa como do público presente, evidenciando a necessidade de mais espaços para esse tipo de conversa.

Além das palestras e workshops, ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer o test-drive em 3 modelos da Jeep. E, em uma sala especial, aconteceu a apresentação da mostra fotográfica virtual, com fotos espetaculares de Gabriel Tarso, Taísa Maar, Marco Terranova.

Após o jantar era o momento de integração na Festa Patagônia. A festa começou com o pessoal reunido em frente ao espaço do bar, onde eram retiradas as cervejas Patagônia e posteriormente passou para a lona principal, onde o DJ Filipe Carvalho fez a animação da festa. Teve gente que só foi dormir após às 3h da madrugada.

Terceiro dia – domingo

O terceiro dia e último dia da Jornada de Montanhismo começou com uma prática de yoga com Isadora Martins, para aqueles que conseguiram acordar cedo! Além da Patagônia, outro destino em destaque era o estado de Minas Gerais e o turno da manhã contou com mais palestras sobre cicloturismo (Andre Fatini), trekking (Luiz Gadetto), escalada (Branca Franco) e trail running (Isadora Martins) em Minas Gerais. Ainda na manhã houve também o workshop de orientação e navegação (Antônio Calvo), que levou os participantes a explorarem os espaços hotel. A palestra de combate a incêndios (Ricardo Pina), lesões ortopédicas (Thiago Righetto), workshop kits médicos (Sascha Schlaad) e a continuação da palestra Mindset 2030 (Clau Lizieri), que tinha sido interrompida na abertura do evento.

Após o almoço aconteceu a mesa redonda sobre mínimo impacto, com a participação de Guilherme Cavallari, Edemilson Padilha, Pedro Lacaz Amaral, Antônio Calvo, Emiliano Starosky e a moderação de Andreas Martin. O papo passou por tópicos polêmicos como lixo, dejetos, fogo e responsabilidades, trazendo diferentes visões sobre esses temas. Após a mesa redonda, já em clima de despedida, o encerramento foi repleto de sorteios com muito bom humor dos participantes.

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo foi um evento que fez história e certamente marcou a vida de todos que estiveram presentes. Ficam os aprendizados, as novas amizades, a saudade e já se inicia a contagem regressiva para a Jornada de 2023! Acompanhe o site da Jornada para mais informações das próximas edições!

Foto com os participantes do evento

Um evento desse porte só foi possível devido ao patrocínio, apoio e envolvimento de diversas empresas, instituições e pessoas que devem ser citadas:

Realização
Gear Tips Outdoor (@GearTipsOutdoor)

Patrocínio
All Jeep (@alljeeprio)
Cerveja Patagônia (@cervezapatagonia.br)
Control Lab (@_controllab)
Crosster (crossteroficial)
Cultura Rio (@cultura_rio)
Deuter (@deuterbrasil )
Horus Serviços Médicos
Jeep (@jeepdobrasil)
NTK (@NautikaLazer)
SPOT (@BrasilSpot)

Apoio
AlugaTrip (@alugatrip)
Azteq (@AzteqBrasil)
CamelBak (@CamelBakBrasil)
Clorin (@clorinoficial)
Exceed (@exceedoficial)
My Safe Sport (@mysafesport)
Pantys (@pantys)
ProMeal (@promealbr)
Sea To Summit (@seatosummitbrasil)
Thule (@thule )

Apoio Institucional
CAP (@clubealpinopaulista)
CBME (@cbme.montanhismo)
FEMERJ (@femerj)
Hotel Fazenda Villa-Forte (@hotelfazendavillaforte)
Trilha Transcarioca (@trilhatranscarioca)

Loja Oficial
Mundo Terra (@mundoterra.com.br)

Mídia Oficial
Revista Trail Running (@revistatrailrunningbr)
Portal Extremos (@extremos)

Produção Cultural
KC Conexões Culturais (@kcconexoessustentaveis)

Equipe
Maria Fernanda May (@mnandamay)
Pedro Lacaz Amaral (@pedrolacazamaral)
Kiko Araujo
Natalia Dias (@ailatandias)
Jéssica Marinho (@jessicamarinhoc)
Thamires Menezes (@thamimenez)
Bruno Negreiros (@brunobnegreiros)
Luiza Campello (@luiza_campello)
Mario Nery (@marionery00)
Cristiane Pimenta (@kcconexoessustentaveis)
Gisele Pereira (@gi.trip)
Alyson S. Maier (@alyson.sampaio).

Registros em foto e vídeo
Abelardo Walsh (@abelardowalsh)
Rico Zumpichiatti (@rico_zump)
Fernando Veloso (@fernandovelosoleao)

One reply to Veja como foi a III Jornada de Montanhismo!

  1. foi espetacular, parabéns a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.