Veja como descontaminar água com Clorin

Veja como descontaminar água com Clorin

Nem precisamos dizer, mas água é fundamental para a vida. Em casa, é fácil pois normalmente temos água potável além de um filtro. Mas, e nas atividades ao ar livre?

Vamos colocar aqui alguns conceitos importantes:

Água potável
É a água que pode servir para consumo de pessoas e animais e que possui características e substâncias que não oferecem riscos de transmissão de doenças por contaminação.

Água poluída
É aquela que apresenta alterações físicas, tais como cheiro, turbidez, cor ou sabor, que normalmente são consequências de contaminação química devido, na maioria das vezes, à existências de substâncias tóxicas e/ou elementos estranhos. De uma forma geral, é fácil de entendermos que está poluída e, portanto, fácil de evitarmos.

Água contaminada
É a que contém bactérias, protozoários ou vírus capazes de causar doenças ao homem e animais. Estas sim são, por vezes, difíceis de se identificar, pois a água de um riacho pode estar cristalina, mas contaminada.

Ai entram as formas de DESCONTAMINAÇÃO da água. Neste vídeo, vamos falar apenas do Clorin, um poderoso produto para descontaminação de água.

O Clorin é um produto a base de cloro, mas em uma molécula orgânica, o Dicloro-Isocianurato de Sódio. Diferente do cloro inorgânico presente na água sanitária e em alguns produtos para descontaminação de água, o Dicloro-Isocianurato de Sódio é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pela ONU por não representar risco à saúde.

O Clorin 1, mais usado em atividades ao ar livre, possui concentração de Dicloro-Isocianurato de Sódio suficiente para descontaminar de 0,5 a 1,0 L de água.

Basta colocar 1 pastilha e aguardar por 30 minutos, para que o Clorin faça efeito.

É importante dizer que este tratamento não altera as características da água. Por exemplo, se a água estiver turva, ela vai continuar assim. O Clorin atua “apenas” na descontaminação da água.

Para filtrar a água no que diz respeito a material em suspensão e elementos que conferem odor, sabor e etc, uma opção pode ser a garrafa CamelBak Groove.


Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato.
Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *