Conheça as novas Stretch-Loc Straps da Sea to Summit

Conheça as novas Stretch-Loc Straps da Sea to Summit

As novas fitas de carga Stretch-Loc Straps da Sea to Summit são perfeitas para você que precisa prender objetos na sua bike durante uma viagem, tanto no estilo bikepacking quanto no cicloturismo clássico. Essas fitas de TPU também podem ser úteis nos seus deslocamentos diários de bicicleta pela cidade e em outras situações.

O bikepacking é um estilo de viagem de bicicleta mais minimalista. Onde o ciclista opta por trocar os tradicionais alforjes do cicloturismo por bolsas distribuídas em pontos estratégicos da bike, assim ele reduz o arrasto aerodinâmico e melhora o desempenho durante o pedal. Mas ao fazer isso ele também reduz muito o espaço de armazenamento disponível na bike. É neste ponto que a criatividade e os acessórios ajudam o bikepacker a otimizar a distribuição dos equipamentos.

Neste texto o bikepacker e fotógrafo Lachnan Gardiner fala um pouco sobre a experiência dele com as Stretch-loc Straps pedalando por estradas off-road e trilhas.

Fitas de Carga Stretch-Loc Strap Sea to Summit

Indiscutivelmente uma das coisas que mais me ajudaram na transição do cicloturismo tradicional para o bikepacking foram as fitas de carga. Quando os alforjes saíram da bicicleta eu precisava de uma solução para distribuir os meus equipamentos de forma uniforme ao redor da bike, sem que eles me atrapalhassem ou caíssem durante a viagem – tudo precisava ficar firme mesmo se eu estivesse em estradas ruins, trilhas técnicas ou empurrando a bike numa subida.

Minha jornada pessoal com as fitas de carga para bicicletas tem sido louca. Eu usei elas para prender quase tudo. É incrível pensar que algo tão simples facilitou grande parte das minhas viagens de bikepacking.

Fita de carga para bike Sea to Summit

CONFIGURANDO SUA BIKE COM AS STRETCH-LOC STRAPS

O uso das fitas de carga na bike reduz, ou até elimina, a necessidade dos racks tradicionais, que são um peso extra. Eu sou um grande fã de equipamentos simples e sem peças móveis. Isso reduz drasticamente as chances de uma falha durante a viagem. Meu padrão para qualquer equipamento é simples: se ele ainda funcionar após ser jogado de um penhasco, ele é um equipamento bom o suficiente para mim.

Durante minhas viagens, descobri que as Stretch-loc são inestimáveis ​​para prender muitas coisas no quadro da bicicleta, no garfo ou onde for necessário. Certa vez, durante uma viagem com um amigo, passamos por um trecho longo e isolado, seriam 18 dias de pedal sem pontos de reabastecimento. Estávamos levando pacotes de lentilhas e garrafas de azeite presas nos quadros das bikes. As fitas me permitiram tirar esses itens das bolsas e prendê-los diretamente no quadro, com a ajuda delas eu podia aumentar a minha capacidade de carga quando fosse necessário.

COMO VOCÊ PODE USAR AS FITAS DE CARGA DURANTE UMA VIAGEM DE BIKEPACKING?

Eu usei fitas de carga para quase tudo, desde pendurar minha bicicleta em uma árvore para fazer reparos até prender uma roda quebrada, fechar as portas do refúgio durante tempestades de neve na Patagônia, etc. Porém, o uso mais imprevisto dessas tiras foi imobilizar as pernas de nosso amigo ferido enquanto uma ambulância o transportava por uma estrada difícil no Peru.

AS NOVAS STRETCH-LOC STRAPS DA SEA TO SUMMIT

A Sea to Summit conseguiu levar as fitas de carga para um outro patamar. O que torna as Stretch-Loc únicas é a prática “tira Keeper” (foto abaixo). Esse recurso garante que suas fitas de carga permaneçam na posição certa mesmo enquanto você solta ou prende alguma coisa nelas. Isso é muito útil quando você precisa mover o seu equipamento ao redor do quadro da bike usando apenas uma mão. A tira Keeper também fornece uma camada extra de proteção que evita danos ao quadro da bicicleta por causa do atrito entre o quadro e o objeto que está preso na Stretch-loc Strap.

Detalhe da tira Keeper que protege e ajuda a posicionar a fita de carga no quadro da bike
Detalhe da tira Keeper que protege e ajuda a posicionar a fita de carga no quadro da bike

As fitas de carga Stretch-Loc são fortes e confiáveis, elas possuem uma fivela POM antiderrapante, que permite um tensionamento fácil e rápido que trava seu equipamento no lugar. O polioximetileno (POM) é um termoplástico de engenharia que possui ótimas propriedades mecânicas, como rigidez à torção, ótima resistência à tração, à fadiga, à fluência e ao desgaste. Já o corpo das fitas é feito em TPU (termoplástico de poliuretano), um material forte, elástico e aderente, isso evita que as fitas e objetos deslizem, mesmo quando molhados. As novas fitas de carga da Sea to Summit estão disponíveis em vários tamanhos e larguras, há uma fita para cada uso.

Fivela fita de carga Sea to Summit
Detalhe da fivela de fechamento da Stretch-Loc Strap

TESTANDO AS STRETCH-LOC PRA VALER

Tenho usado as Stretch-Loc Straps nos últimos três meses durante minhas viagens pela costa da Austrália, percorrendo 1000 km entre estradas de cascalho e trilhas. Os testes precisavam cobrir os piores terrenos para simular os cenários reais que os bikepackers encontram em suas viagens. Minhas viagens seriam a oportunidade perfeita para avaliar o design, os recursos e a funcionalidade das fitas.

Em meus testes nos últimos meses e nas discussões com a equipe de design do Sea to Summit, foi possível ter uma boa ideia de como essas fitas se comparam a outras que usei em termos de durabilidade, design, material, valor e peso. Resumindo, elas fazem o trabalho extremamente bem – elas mantêm as coisas firmes e no lugar com facilidade. Basta travar as fitas e elas não soltarão até que você as abra.

Testei as tiras menores de 12 mm com objetos leves (bomba de ar, câmara de ar, etc.) e as tiras de 20 mm para os usos prolongados e com objetos mais pesados. Todas elas têm resistido excepcionalmente bem. Nos meus testes eu cheguei a montar tudo que precisava para minha travessia de bike na América do Sul – incluindo um notebook, carregadores e todo o meu equipamento para viagens de 4 estações.

Stretch-loc Straps Sea to Summit
Fitas Stretch-Los Straps segurando a garrafa, a bolsa de quadro e o saco estanque adaptado como bolsa de guidão

Usei essas tiras de carga para prender os seguintes itens ao quadro da minha bicicleta:

– Bomba de ar;
– Bolsa do tubo superior;
– Garrafas de água;
– Sacos estanque (presos no garfo da bike);
– Pneu e câmara reserva.

No acampamento, usei as tiras de carga para:

– Pendurar um sistema de filtro de água;
– Realizar consertos pendurando minha bicicleta em uma árvore;
– Organizar equipamentos;
– Prender as bicicletas juntas.

Deixei algumas Stretch-locs no meu carro e, durante uma viagem recentemente, me peguei usando elas para organizar o equipamento, prender bicicletas, prender jogos de rodas das bikes e varas de pesca. Prendi caixas de ferramentas e até minha mini geladeira 12v! Em situações extremas, elas provavelmente seriam uma das minhas primeiras opções para resolver um problema. Tem algo que se move e não deveria se mover? A Stretch-Loc provavelmente vai dar um jeito nisso.

DURABILIDADE

A Sea to Summit levou a sério a durabilidade quando criou as Stretch-Locs, isso é algo que realmente me impressionou durante os testes. Elas funcionaram perfeitamente e resistiram a arranhões, pedras, galhos e cascalho. Até tentei arrebentar as fitas de 20 mm de largura puxando cada extremidade com as mãos e não tive sucesso.

Stretch-loc Sea to Summit
Detalhe da Stretch-loc posicionada no quadro da bike

COMO AS FITAS DE CARGA STRETCH-LOC STRAPS FUNCIONAM

Algumas coisas se destacam imediatamente nas Stretch-Loc – elas usam uma fivela POM termoplástica super resistente e antideslizante que trava a fita de carga perfeitamente.

A tira Keeper é um recurso incrível, pois adiciona aderência ao prender um objeto sem a necessidade de muita tensão na Stretch-loc. Consequentemente, ela também oferece uma camada de proteção entre o quadro da bike e o objeto que está preso pela fita, evitando que eles se esfreguem. Achei isso particularmente útil ao prender minha bomba de ar na bicicleta. Com a tira Keeper eu pude fixar a bomba diretamente no quadro da bike, sem me preocupar em ter muito trabalho para soltar a bomba quando eu precisasse dela.

Outra vantagem é que as Stretch-loc permanecem na posição em que foram colocadas mesmo quando estão abertas. Isso evita que você as perca durante um acampamento ou durante algum procedimento de manutenção no meio da estrada.

O TPU é um material forte que mantém uma ótima memória, ou seja, se você usar as fitas para prender um mesmo objeto repetidas vezes, ficará mais fácil prender ele com o passar do tempo – mas sem perder a tensão e a segurança. O material também é aderente quando está molhado e oferece uma boa resistência quando é esticado, essas características garantem que o seu equipamento não irá se mover mesmo se você estiver pedalando numa estrada de terra e debaixo de chuva.

ECONOMIA DE PESO

Como muitos outros equipamentos Sea to Summit, os Stretch-Locs são competitivas quando se trata de peso. Elas possuem 2 larguras diferentes (12mm e 20mm) e comprimentos que vão de 30cm até 75cm. Os bikepackers chegam a economizar 30g de peso por fita, se compararmos elas com as versões mais largas de outras marcas.

Achei essas fitas realmente úteis para prender um saco estanque no meu guidão – e não percebi nenhum comprometimento na fixação dele enquanto pilotava a bike.

REDUÇÃO DE CUSTOS

O preço das Stretch-Locs também é muito atraente. Elas são vendidas em kits, o que é bacana, e além disso, as fitas podem ser unidas para formar uma fita maior (desde que as duas tenham a mesma espessura).

SUGESTÕES DE TAMANHOS DA STRETCH-LOC STRAPS PARA USAR NA BICICLETA

É fácil ficar confuso sobre o tamanho que você precisa, por isso vou deixar aqui algumas sugestões para usos específicos no bikepacking:

  • Prender bolsas no quadro da bike / bomba de ar / bolsa de ferramentas / câmara de ar reserva: 12 mm x 300 mm
  • Auxiliar na fixação de uma bolsa de quadro mais pesada: 20 mm x 375 mm
  • Prender de uma garrafa de 500ml no garfo da bike: 20 mm x 375 mm
  • Prender uma garrafa de boca larga de 2L no quadro da bike (usando um suporte de garrafa): 20 mm x 500 mm
  • Prender sacos estanques no garfo (usando um suporte): 20 mm x 625 mm
  • Prender um saco estanque Big River de 20L: 20 mm x 750 mm
  •  

    Fitas de carga em uso durante uma viagem de bike
    Fitas de carga em uso durante uma viagem de bike

    As Stretch-Loc Straps foram projetadas para transportar uma garrafa de água sem a necessidade de um suporte para garrafa – graças à tira Keeper, que fornece proteção e aderência entre a garrafa e o quadro da bicicleta. Isso funciona bem para deslocamentos diários e nos pedais em terrenos previsíveis. No entanto, quando o pedal for em um terreno mais acidentado, eu sempre recomendo ter um suporte de garrafa para melhorar a fixação das garrafas de água.

    COMO USAR AS FITAS DE CARGA STRETCH-LOC

  • Certifique-se de que o objeto preso não se movimenta muito. Mova sua bicicleta, dê uma volta com ela e se alguma coisa que deveria estar presa se mexer, estique a Stretch-Loc um pouco mais para melhorar a fixação. Não me arrisco a deixar nenhum equipamento se movendo perto das rodas ou da transmissão da bike.
  • A tira Keeper vai ajudar a manter as fitas de carga no lugar quando você posicionar elas no tubo inferior do quadro ou no guidão – isso vai ser muito útil quando você estiver soltando ou prendendo seus equipamentos nelas.
  • A tira Keeper também serve para prender a ponta da Stretch-Loc Strap quando ela estiver em uso.
  • Não espere que as fitas de 12 mm façam o trabalho das fitas de 20 mm, elas são para serviços mais leves.
  • Opte pelas Stretch-Loc amarelas se você for uma daquelas pessoas com facilidade para perder os seus equipamentos.
  •  
    Sea to Summit fez um produto único que os bikepackers e entusiastas de atividades ao ar livre irão adorar – principalmente aqueles que desejam um produto confiável, resistente e de qualidade. Obviamente, essas fitas de carga são muito úteis para os bikepackers, mas elas também podem ser usadas em outros esportes e situações, como na canoagem ou em viagens de carro, por exemplo.

    Elas tornaram incrivelmente fácil a tarefa de prender meus equipamentos em qualquer lugar da bike. Os usos são quase ilimitados – pense em um problema e uma Stretch-Loc provavelmente te ajudará a resolver.

    Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *