Spot: rastreie objetos e envie e receba mensagens de qualquer lugar do mundo

Spot: rastreie objetos e envie e receba mensagens de qualquer lugar do mundo

Se você é um aventureiro ou aventureira experiente, já deve ter ouvido falar do Spot, o serviço de comunicação via satélite mais confiável do mundo. Se não, tudo bem, o Gear Tips explica: o Spot rastreia em tempo real o seu deslocamento e torna possível a comunicação em lugares extremos, seja em terra, mar ou ar – sem precisar da rede de telefonia.

Todos os aparelhos Spot têm três funções básicas: o rastreio de objetos/pessoas, o envio de mensagens e o botão SOS, que avisa a autoridades sobre a necessidade de resgate, informando a localização exata do usuário (veja abaixo mais detalhes). Agora, com o lançamento do Spot X, também é possível receber (e responder) mensagens dos seus contatos, seja para dar mais detalhes do seu estado de saúde/localização, ou apenas para dizer que você chegou bem.

Você precisa de um Spot?

Amantes da natureza, mochileiros, atletas outdoor, agentes do governo, gestores da área de transporte, fotógrafos, aventureiros, pesquisadores e trabalhadores remotos em geral são alguns dos usuários que aproveitam os benefícios do Spot. O aparelho é perfeito para quem planeja se afastar de ambientes urbanos ou de fácil comunicação.

Qual é o Spot adequado para a sua aventura?

Atualmente temos dois modelos de Spot com funções diferentes:

No Spot Gen 3, as funções são rastreio em tempo real, comunicação em uma só via (você envia mensagens pré-configuradas, mas não recebe) e SOS. Veja detalhes sobre o aparelho e cada uma de suas funcionalidades neste vídeo:

O Spot Gen 3 é um rastreador satelital com a função básica de dizer pro mundo onde você está, não importa o quão longe seja, 24 horas por dia, sete dias por semana. Nesse aparelho, as mensagens precisam ser pré-configuradas, ou seja, planejadas anteriormente. Entenda as funções do Spot Gen 3:

1) Check-in – Ao apertar um botão, o usuário consegue enviar uma mensagem avisando que o chegou a um determinado local. A lista de contatos, seja por telefone, seja por e-mail, recebe um link (junto com um texto escolhido previamente por você) informando sua localização.

2) Tracking – O usuário ativa um mapa que mostra a sua localização em um determinado espaço de tempo, que pode ser de 5, 10 ou 15 minutos, de acordo com a sua preferência. É possível compartilhar as informações no seu perfil nas redes sociais ou enviar para sua lista de contatos.

3) SOS – Esta opção é um pedido de socorro em situações extremas. Ao acionar o botão de SOS, autoridades locais (não importa onde você esteja) são acionadas pela central internacional da SPOT. Seu contato de emergência também é acionado.

Assinantes GearTips têm 25% de desconto na compra de aparelhos Spot. Veja como funciona

SPOT X

O Spot X dá um passo além na comunicação satelital: é um comunicador bidirecional. Além de todas as funções do Spot Gen 3, ele permite que você receba e responda a mensagens. O aparelho é um pouco maior, já que tem uma tela para mostrar as mensagens recebidas e enviadas, além de um teclado para digitar o texto ao vivo.

Isso quer dizer que, em momentos de emergência, o usuário recebe uma mensagem confirmando que a central recebeu o pedido de socorro – o que tem pouco efeito prático, já que as mensagens sempre chegam, mas um grande conforto psicológico. Nesse caso, a melhor vantagem é poder enviar mais detalhes sobre a sua localização ou condições.

Veja detalhes do aparelho SPOT X neste vídeo:

O mais importante na hora de escolher seu Spot

A função mais importante é a S.O.S, presente tanto no Spot Gen 3 quanto no Spot X. Por isso, o que é preciso ter em mente na hora de decidir qual dos aparelhos é mais adequado é o quanto você precisa receber mensagens dos seus contatos. É claro que, nessa equação, é preciso levar em conta os custos. O envio de mensagens pré-definidas (check-in) não tem custo adicional, é debitado do pacote. Já ao escrever uma mensagem na hora, sim. Receber uma mensagem de um contato também tem um custo adicional. Entenda como funcionam os pacotes de serviços:

Planejamento é essencial para aventureiros

Quanto mais planejamento, mais segurança. Um detalhe pode fazer toda a diferença não só para garantir o apoio em momentos de emergência, como também para reduzir custos. Antes de viajar e ligar seu Spot, você precisa configurá-lo, selecionando seus contatos, aqueles que precisam saber se você está bem e que sabem como agir em caso de imprevistos.

Não se preocupe: criar ou editar a lista no Spot é muito fácil. Neste vídeo, veja passo a passo para configurar o SPOT e registrar seus contatos de segurança:

De novo, planejamento. Não basta cadastrar seus melhores amigos na agenda de emergência. É fundamental ter em mente que ela deve ser atualizada a cada viagem, elegendo as pessoas que estarão disponíveis para se mobilizar caso você precise. É esse tipo de cuidado que torna a sua viagem mais segura.

Também é importante lembrar de ativar sua conta Spot: você pode contratar um plano de sua escolha apenas no mês em que for viajar, o que dá flexibilidade para aventureiros ocasionais.

Assinantes GearTips têm 25% desconto na compra de aparelhos Spot. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *