Saco de Dormir Spark Sp III Sea To Summit

Saco de Dormir Spark Sp III Sea To Summit

O Saco de Dormir Spark Sp III Sea To Summit foi projetado para manter você mais aquecido possível com o mínimo peso e volume.

Quando decidi deixar meu equipamento de trekking mais leve e compacto, meus alvos foram o sistema de dormir e kit cozinha. Noutra oportunidade falarei sobre a barraca e kit cozinha.

Sou praticante de atividades outdoor há pelo menos duas décadas e, com o passar do tempo, comecei a ficar mais exigente com conforto. Sabia que se diminuísse o volume poderia optar por uma mochila menor, onde também ganharia em redução de peso. Já fiz trekking de 3 dias com a cargueira pesando 22 kg. Hoje isso já não seria nem um pouco confortável. Me propus chegar ao limite de 15 kg.

Sea to Summit Spark SPIII Saco de dormir de pluma

Minhas atividades prediletas são caminhadas longas, trekking, de 3 dias/2 noites pelos campos de altitude na serra gaúcha e catarinense. Também, sou mais ativo na temporada de clima frio, entre os meses de maio e setembro. Neste período, o tempo é mais estável, as cobras somem e a temperatura baixa faz transpirar muito menos.

Facilmente as madrugadas são de temperatura negativa e estar acompanhado de bons equipamentos é essencial. Com o frio, não se brinca. O Spark Sp III é para -8°C limite, referência para o corpo masculino e -2°C conforto, referência para o corpo feminino.

Faixa de temperatura Spark SPIII Sea to Summit

Recentemente, estive acampado na borda do Cânion Encerra (Amola Faca) em São José dos Ausentes/RS, mês de junho, chovia muito. Na madrugada a temperatura chegou a -5°C e a sensação térmica, em virtude do vento, chegava a -13°C. Estava usando segunda pele e ensacado dentro do Spark Sp III Sea To Summit, suficiente para ter uma noite confortável ao barulho da chuva no teto da barraca. Bom demais!

Aqui um detalhe importante, as plumas do Spark Sp III recebem um tratamento de polímero, ULTRA-DRY Down, que protege as plumas e as deixa repelente à água, com isso, minimizando o efeito negativo que a umidade e a condensação exercem sobre o desempenho das plumas. Para mim, que faço uso em ambientes bem úmidos, isso faz uma grande diferença.

Saco de Dormir Sea to Summit Spark SPIII

Saco de Dormir Sea to Summit Spark SPIII

O Spark Sp III pesa 670 g e compactado fica um pouco maior que uma garrafa d’água. É muito leve e compacto, foi o equipamento que mais reduziu volume e peso. Antes usava um Neosphere -10°C Deuter (atual Astro PRO 600 Deuter), que era mais confortável, porém o dobro do peso e muito mais volumoso. Nesta nova configuração de equipamentos, todo o sistema de dormir (saco, isolante inflável, liner, travesseiro e barraca) vai no compartimento de baixo da mochila. Uso uma Aircontact 55+10 Deuter. Falaremos dela oportunamente.

Comparação de Volume Spark SPIII da Sea to Summit
Comparação de volume – da esquerda. SPARK SP III, isolante inflável Ultralight Insulated, Liner Extreme e travesseiro inflável

O segredo para este mínimo peso e volume é o investimento em pesquisa e desenvolvimento, coisa que a Sea To Summit faz muito. Quem conhece os equipamentos STS, sabe do que estou falando, tudo pensado nos mínimos detalhes. O Spark Sp III combina materiais super leves, como o revestimento 10D e 7D, que são tecidos mais finos, e a pluma de ganso premium 850+ fill power. Também, a Sea To Summit atesta que foi utilizado 90% de plumas e 10% de penas, no enchimento do Spark.

Spark SPIII Comparação de tamanho com uma garrafa da CamelBak
Spark SPIII – comparação de tamanho com uma garrafa da CamelBak

Características fornecidas pelo fabricante:

  • Tecidos ultraleves 10D e 7D para o mínimo de peso e volume
  • Plumas de ganso premium Loft 850+ para o máximo valor de isolamento
  • Formato de sarcófago para maior conforto e isolamento
  • Construção em canaletas para acomodar as plumas e evitar regiões desprotegidas
  • Canaletas verticais na região do peito evitam que as plumas se movimentem durante o uso, evitando a formação de pontos frios e incrementando o calor ao redor do torso
  • Fecho duplo com abertura na lateral inteira, facilitando o acesso e permitindo a ventilação
  • Montagem do zíper evita a perda de calor através do fecho
  • Borda maior no capuz e pescoço para evitar a perda de calor
  • Saco de compressão Ultra-Sil™ Nano incluso
  • Revestimento: 100% nylon; forro: 100% nylon; enchimento: mínimo de 90% plumas de ganso; saco de compressão: 100% nylon, exceto o acabamento

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • Tamanho regular: recomendado para pessoas de até 1,83 m
  • Dimensões quando fechado e compactado: 15 x 35 cm
  • Peso: 670 g
  • Circunferência interna tórax: 1,55 m
  • Circunferência interna quadril: 1,35 m
  • Circunferência interna pé: 0,94 m

Pontos positivos:

  • Leve
  • Compacto
  • Capacidade térmica

Pontos negativos:

  • Bem difícil de colocar dentro da bolsa de compactação

Saco de dormir Sea to Summit Spark SP III

Para concluir, deixo algumas dicas de uso. Quando chegar no local de acampamento, já o retire do saco de compressão, deixando entrar ar entre as plumas e inflar, isso vai aumentar a eficiência térmica. Evite ao máximo molhar seu Spark Sp III, a pluma perde sua função de isolamento se estiver molhada, além de comprometer a vida útil do equipamento. Quando não estiver em atividade, guarde o Spark Sp III aberto, sem estar no saco de compressão.

Gear Members têm 25% de desconto em equipamentos da Sea to Summit

Os membros do Gear Tips Club têm desconto exclusivo em equipamentos da Sea to Summit, para resgatar este benefício basta acessar a página da Sea to Summit no Gear Tips Club. Além disso, os membros do clube têm descontos especiais em cursos outdoor, equipamentos, lojas, eventos e acesso aos conteúdos exclusivos do Gear Tips. Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

AuthorAlexandre Janner

@arjanner é gaúcho de Três Passos, pai da Aurora, entusiasta da vivência ao ar livre, apaixonado pelos cânions da serra gaúcha e catarinense, embaixador @geartipsoutdoor e idealizador @trilhasul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *