Review da mochila Deuter Speed Lite 24

Review da mochila Deuter Speed Lite 24

Como o próprio nome indica a Deuter Speed Lite 24 é uma mochila voltada para atividades mais “rápidas e leves”. Essa mochila pode ser usada em trilhas, em pequenas viagens, na bike, como bagagem de mão no avião ou mesmo eventualmente no dia a dia. Eu usei ela em três cenários diferentes: viagens de final de semana, trilhas de um dia de duração e na cidade.

Deuter Speed Lite 24 em uso num dia de trilha
Deuter Speed Lite 24 em uso num dia de trilha.
Speed Lite 24 em uma viagem curta de ônibus
A mochila em uso durante uma viagem de ônibus entre Florianópolis e Porto Alegre.

Uma Deuter leve e com funções interessantes

Na minha opinião o grande destaque da Speed Lite 24 é o peso, são apenas 770 gramas. Comparando a Speed Lite 24 com mochilas mais antigas da mesma marca é possível notar que a Deuter conseguiu isso removendo a capa de chuva, simplificando a barrigueira e o costado e reduzindo a espessura das fitas, tecido e fivelas.

O costado é leve, flexível e respirável. Ele possui uma tela externa e uma placa interna perfurada que melhora a ventilação, estrutura o costado e oferece conforto quando a mochila está em uso, evitando que algum objeto no interior da mochila incomode as costas do usuário.

A simplificação do sistema de transferência de carga (conjunto costado + barrigueira) funcionou muito bem para reduzir o peso desta mochila e, como ela não foi criada para transportar grandes cargas, essa simplificação não afetou o conforto do usuário.

Costado da Deuter Speed Lite 24
A Deuter Speed Lite 24 conta com um costado simples, leve e confortável.

As alças possuem desenho anatômico e também são feitas com materiais respiráveis. Elas contam com uma fita peitoral com altura ajustável, loop para passar a mangueira do reservatório de hidratação (ou pendurar alguma coisa), fitas estabilizadoras e um suporte para óculos – que funciona muito bem nos óculos com as hastes finas.

Alças e suporte para óculos Deuter Speed Lite 24
As alças contam com um desenho anatômico e suporte para óculos.

A barrigueira é leve, flexível e conta com bolsos fechados por zíperes em ambos os lados. Esses bolsos são perfeitos para transportar pequenos objetos, tais como: uma multitool ou canivete, dinheiro, um snack pequeno, etc.

As fitas de ajuste da barrigueira são longas e irão sobrar se você for uma pessoa mais magra, mas existem elásticos nos dois lados da barrigueira que ajudam a prender este excesso de fita.

Detalhe do bolso da barrigueira da Speed Lite 24
A Deuter Speed Lite 24 conta com bolsos nos dois lados da barrigueira

O formato da abertura do compartimento principal deixa a Deuter Speed Lite 24 ainda mais funcional. A abertura em U é muito prática para o uso em pequenas viagens ou no dia a dia, permitindo um acesso rápido ao compartimento principal dela, ainda mais quando estamos com a mochila nas costas e puxamos ela para frente para pegarmos alguma coisa.

Internamente esta mochila é bem simples, ela conta com um bolso para um reservatório de hidratação e um velcro de fixação para manter o reservatório de pé dentro da mochila. O bolso do reservatório também pode ser usado para acomodar outros objetos, cabendo até mesmo um notebook de 14 polegadas com uma capa simples. Na lateral esquerda da mochila, junto ao costado, encontra-se uma saída para a mangueira do reservatório de hidratação.

Outros bolsos e funcionalidades da Deuter Speed Lite 24

Além do compartimento principal, ela conta com um bolso espaçoso localizado no alto da mochila que pode ser usado para guardar sua carteira, passaporte, telefone, chaves, caneta, etc. Neste bolso está impressa a tradicional etiqueta de SOS que aparece em diversas mochilas da Deuter.

Detalhe da etiqueta de SOS da Deuter
Detalhe da etiqueta de SOS e abaixo dela podemos ver o bolso para o reservatório de hidratação.

Na parte frontal temos um bolso expansível que é perfeito para acomodar um anorak leve ou algo similar (1).

Nas laterais temos dois bolsos expansíveis (2) que podem ser usados para transportar garrafas de água, barras de cereal, géis ou qualquer outro objeto. Estes bolsos laterais possuem fitas de compressão que permitem ao mesmo tempo compactar o conteúdo do compartimento principal da mochila e segurar melhor o que estiver dentro dos bolsos.

As fitas de compressão laterais escondem uma função extra, elas foram feitas com as presilhas invertidas! Isto permite que as fitas de um lado da mochila se conectem com as fitas do outro lado, possibilitando que o usuário use as fitas de compressão laterais para prender alguma coisa na frente da mochila.

Duas daisy chains (3) permitem que você pendure objetos na parte frontal da mochila e presilhas elásticas possibilitam a fixação de bastões de caminhada ou piolets (4). Além disso, quatro loops amarelos (5) situados na parte inferior e superior possibilitam o uso do Helmet Holder – um acessório que a Deuter vende separadamente e serve para prender um capacete na parte de fora da mochila.

Ainda na parte frontal temos um suporte para uma “blink light” (6), aquela luz pisca-pisca vermelha que os ciclistas usam para melhorar a visibilidade noturna. E para ajudar um pouco mais na visibilidade o nome da mochila e o logo da Deuter são impressos com tinta refletiva.

Deuter Speed Lite 24 - Detalhes
(1) bolso expansível frontal; (2) bolsos expansíveis laterais; (3) daisy chains; (4) suporte para piolets ou bastões de caminhada; (5) loops para o acessório Helmet Holder (vendido separadamente) e (6) loop para fixação da blink light (luz vermelha para bike)

Todos os zíperes contam com puxadores largos que podem ser manuseados facilmente com apenas um dedo, mesmo se o usuário estiver usando luvas. O zíper do compartimento principal é duplo, já o bolso superior menor e os bolsos da barrigueira possuem apenas um puxador.

Blink light em uso no loop da mochila
Blink light da bike fixado no loop próprio para ele na Deuter Speed Lite 24.

Conclusão

A Deuter Speed Lite 24 tem espaço garantido entre os meus equipamentos e é uma mochila que eu indicaria para quem precisa de algo que funcione bem em situações diferentes. O baixo peso, conforto e a flexibilidade de uso são os principais pontos que eu destaco nesta mochila. Na minha opinião, o único ponto negativo é a ausência de uma capa de chuva embutida de fábrica, mas se você precisar pode comprar uma separadamente.

Características técnicas da Deuter Speed Lite 24

Tipo: Mochila de ataque – linha Hiking.
Uso principal: trilhas rápidas de um dia, viagens curtas, bike e uso urbano eventual.
Medidas da mochila: 55 x 29 x 18 cm. (está dentro das medidas para bagagem de mão nos voos nacionais)
Materiais: 100D PA de alta tenacidade (uma versão da poliamida 330D/250D usada pela Deuter).
Peso: 770 gramas.
Volume: 24 litros.

Prós: Muito leve e confortável, conta com um bom número de bolsos e funções. A abertura superior em U simplifica o acesso ao compartimento principal da mochila tornando-a prática para o uso na cidade ou em viagens rápidas. As fitas laterais de compressão podem ser usadas para prender um objeto na parte frontal da Speed Lite 24.

Contras: O maior ponto negativo da Deuter Speed Lite 24 é que ela não vem com uma capa de chuva embutida. Porém, é possível comprar uma capa de chuva a parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *