Review da Mochila Deuter Guide Lite 24

Review da Mochila Deuter Guide Lite 24

A Deuter Guide Lite 24 é uma mochila da linha Alpine da Deuter destinada para atividades neste tipo de ambiente, com neve e rocha. Apesar disso, veio para o Brasil para atender exatamente ao um público minimalista que pratica hiking e escaladas em rocha.

Deuter Guide Lite 24L

Histórico de uso da Deuter Guide Lite 24

O review desta mochila da Deuter foi baseado na experiência de uso dela nas seguintes aventuras:

• Travessia da Serra de São José (1 dia) | Tiradentes x Prados;
• Escalada da Agulhinha da Gávea – Via Olimpo/RJ.
• Pico do Perdido/RJ.
• Cinco Picos da Floresta da Tijuca/RJ.
• Travessia Alto da Boa Vista x Grajaú/RJ.
• Travessia Couto x Prateleiras – Parque Nacional do Itatiaia;
• Pico dos Três Municípios – Parque Estadual dos Três Picos;
• Pedra da Macela – Cunha/SP.
• Torres de Bonsucesso – Parque Estadual dos Três Picos;
• Pico da Tijuca, caminhando desde o bairro da Tijuca/RJ.
• Castelos do Açu + Portais de Hércules – Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
• Travessia Marins x Itaguaré em 1 dia – Serra da Mantiqueira;
• Diversas escaladas no Morro São João/RJ.
• Travessia Cobiçado x Ventania – Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
• Travessia Transcarioca – Trechos 1, 2, 3 e 4/RJ;
• Seio da Mulher de Pedra – Parque Estadual dos Três Picos;
• Travessia Transcarioca – Trechos 5 e 6/RJ.
• Escalada no Pico do Perdido (Grajaú) – Via Edmundo Braga/RJ.
• Travessia Jacarepaguá x Horto/RJ.

Review da mochila Deuter Guide Lite 24L
Mochila em uso no Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Danielle Hepner.

Características desta mochila

Segundo sua descrição oficial, a Deuter Guide Lite 24 aposta no conceito de que “menos é mais”. A mochila conta com recursos simples e um design limpo, além de ser leve e fácil de usar. Ela é confeccionada com Poliamida 100D de Alta Tenacidade e Poliamida 630D, com tecido em tramas apertadas altamente resistente e à prova de rasgos. São atributos importantes:

Peso aproximado oficial: 650 gramas.
Material: poliamida Poliamida 100D de Alta Tenacidade e Poliamida 630D.
Costado Deuter Lite, essencialista e capaz de transportar cargas leves a médias confortavelmente.
Armação Delrin® U-frame que fornece estabilidade e uma distribuição de carga confortável.
Compatível com sistema de hidratação de até 2L (não acompanha sistema de hidratação).
• É livre de Compostos Perfluorados (PFCs), materiais nocivos à saúde.
• Possui barrigueira removível e tira peitoral ajustável, tiras estabilizadoras das alças e porta óculos na alça da mochila;
• Seu bolso frontal possui fechamento por zíper;
• Sistema de fixação para duas piquetas/piolets + sistema para fixação de Bastões de Caminhada;
• Possui etiqueta de SOS;
• Possui Fita para fixação de cordas de escalada e a possibilidade de transportar um capacete em sua tampa.
• Também existe um bolso lateral para mapas ou documentos e loops para fixação de fitas extras.

Detalhe dos bolsos externos da Deuter Guide Lite 24L

Pontos positivos da Deuter Guide Lite 24

Design minimalista: os aventureiros mais simples e práticos vão adorar o design deste modelo. Sem bolsos laterais, o peso carregado se concentrará em seu eixo principal, aumentando a estabilidade. É só colocar tudo dentro e partir para a sua aventura.

Leveza: Essa é uma das mochilas mais leves da Deuter que pode ser usada para a modalidade de hiking ou escalada, mas sem perder a resistência e o conforto proporcionado pelas mochilas da marca. E você ainda pode economizar algumas gramas extras removendo as alças da cintura. Vale lembrar que praticantes de modalidades ultralight podem preferir outros modelos ainda mais leves.

Perfeita para escalar: seu compartimento principal é acessado somente pelo topo da mochila, favorecendo que o escalador tenha liberdade para tirar e colocar itens sem arriscar quedas de equipamentos pelas laterais. Além disso, a alças dos ombros ficam bem fixas, trazendo a mochila para próximo ao corpo e favorecendo a movimentação necessária para uma escalada eficiente. Aqui vale lembrar que a Deuter tem uma linha específica para escalada em rocha: a Gravity, que atualmente não está disponível no Brasil. Para complementar, é possível transportar o capacete em sua tampa, além de possuir uma fita para fixação de uma corda.

Review mochila Deuter escalada

Conforto: apesar de sua simplicidade, o fato da mochila estar sempre muito próximo ao corpo garante com que um peso leve ou médio possa ser carregado com bastante conforto pelo usuário.

Ótimo volume: minha primeira impressão foi de que a mochila pudesse ser pequena. Me enganei, sua construção garante com que ela cumpra o propósito de acomodar bem os 24 L do modelo. Acreditem, cabe muita coisa ali dentro e você poderá fazer a sua trilha ou sua escalada de um dia com todos os equipamentos necessários.

Resistência: durante a passagem de uma chaminé enquanto escalava, pude ver o quanto o tecido realmente é resistente. Eu simplesmente arrastei a mochila com bastante força pra cima (não façam isso)… ouvindo aquele barulho característico do tecido em forte atrito a rocha. Por alguns segundos pensei: “será que ela aguentou?”. Para a minha felicidade, a mochila aguentou firme e está em pleno uso até hoje.

Mochila Deuter Guide Lite 24L em uma escalada
Ótima mochila para escalar. Foto: Rafael Damiati.

Pontos Negativos da Deuter Guide Lite 24

Poucos Bolsos: enquanto uns podem amar a simplicidade deste modelo, outros aventureiros não minimalistas podem sentir falta de bolsos extras na lateral ou na cabeça da mochila. Muitos podem gostar de carregar suas garrafas d’água na lateral, o que não será possível com esse modelo.

Não construída para muito peso: posso garantir o conforto do modelo ao carregar um peso leve ou intermediário (próximo dos 7kg). Já se for necessário carregar muito peso, a melhor alternativa é optar por outros modelos de mochila com estruturas mais bem elaboradas.

Conclusão

A Deuter Guide Lite 24 é uma ótima escolha para aqueles aventureiros que procuram uma mochila resistente e, ao mesmo tempo, leve e confortável para a prática de suas atividades. Ao arrumar os equipamentos, ainda em casa, é certo que você optará por esse modelo exatamente por pensar: “preciso aumentar o meu rendimento com algo mais leve e compacto”. Sem excessos, ela será a sua companheira das mais diversas aventuras.

Deuter Guide Lite 24 nas Torres de Bonsucesso
Deuter Guide Lite 24 nas Torres de Bonsucesso. Foto: André Leopoldino.

Gear Members têm até 25% de desconto em produtos daDeuter!

Os membros do Gear Tips Club têm um desconto exclusivo nas compras feitas através do site da Deuter, para resgatar este benefício basta acessar a página da Deuter no Gear Tips Club. Além disso, sócios do clube têm descontos especiais em cursos outdoor, equipamentos, lojas, eventos e acesso aos conteúdos exclusivos do Gear Tips. Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

AuthorBruno Negreiros

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.