Review Lampião PL6 da LedLenser

Review Lampião PL6 da LedLenser

Um sistema de iluminação ambiente, com um fluxo luminoso de até 750 lúmens e pesando 280 g: este é o lampião PL6 da Ledlenser, uma reinterpretação tecnológica de um clássico.

Difícil não lembrar de um lampião quando o assunto é iluminação de ambientes, principalmente iluminação outdoor. O modelo a gás que sempre nos vem à mente foi inventado em 1792, mas antes dele, existiram inúmeros outros registros de armações com outras fontes de luz. Existem histórias até mesmo da utilização de vagalumes na China antiga. Tá, mas o que isso tem a ver com esse review aqui?

Conforme nossa tecnologia foi evoluindo, nossa forma de produzir iluminação ambiente também evoluiu e o lampião PL6 da LedLenser usa e abusa das novas tecnologias para geração da iluminação por Leds, gerenciamento de energia e disponibilização de funções específicas.

Informações Técnicas do Lampião PL6

  • Luminosidade máxima: 750 lúmens no modo Boost
  • Classe de Proteção: IPX4 (Respingos de água) e IP5X (Depósito de poeira)
  • Bateria: 18.650 li-ion / Recarregável
  • Dimensões: 178x42mm
  • Peso: 280g (com bateria)
  • Uso principal: acampamentos outdoor ou para uso na cidade, como iluminação ambiente, lanternas de emergência, iluminação durante trabalhos com ferramentas, no carro, entre outras situações.

 

Funções de Iluminação

  • Modo Normal: Fluxo luminoso de 550lm, com duração média de 3 horas de bateria
  • Modo Baixo: Luz econômica, fluxo luminoso de 20lm, com duração média de 55 horas de bateria.
  • Modo Boost: Fluxo luminoso na potência máxima de 750lm por um curto período.
  • Modo Blink: Pequenos pulsos de luz em intervalos regulares.
  • Modo SOS: Pulsos de luz em código Morse SOS (3x curtos, 3x longos, 3x curtos).
  • Modo Estroboscópio: Flashes de luz com brilho intenso.

 

Utilização / Testes do Lampião PL6

A escolha do equipamento para iluminação depende muito do tipo de atividade que vai ser realizada e como ela vai ser realizada. Quando vou fazer trilha sozinho, ou travessias mais complicadas onde o peso influência no desempenho, um headlamp e uma lanterna de mão de backup são mais do que suficientes, mas quando vou fazer aquela trilha mais leve com os amigos, gosto muito da iluminação ambiente que o lampião proporciona, acho ela muito mais sociável já que não precisamos ficar “jogando” luz uns na cara dos outros, a iluminação em 360º é espetacular para isso.

Lampião PL6 no Abrigo Massena
Abrigo Massena – Parque Nacional do Itatiaia

O Lampião PL6 da LedLenser tem um design bem simples: possui apenas 3 botões na parte superior (um central para ligar e alternar entre as funções e dois para aumentar ou diminuir a luminosidade) e uma entrada micro USB escondida por baixo de uma das pontas da alça. A alça de silicone pode ser utilizada para deixá-lo pendurado e outra coisa legal é que ele possui a base magnética, o que permite que ele fique fixado em superfícies de metal.

Pode parecer besteira, mas por exemplo, faço trilhas de 4×4 e quando precisei mexer no motor do carro durante a noite, bastou abrir o capô e encostar ele na lataria para ter uma iluminação ampla (Já tentou fazer isso com headlamp ou lanterna na boca? Rsrs)
PL6 em uso
Apesar de sua bateria ser recarregável, ela não é fixa, então se for ficar vários dias longe de tudo, você tem duas opções, ter um power bank para recarregá-la ou comprar baterias extras e levar contigo.
Além da luz de LED branca, ele também possui uma iluminação vermelha contínua, esse tipo de iluminação é ótima para leitura e também para não atrair insetos para a luz.
Lampião PL6 - luz vermelha

Conclusões

Prós: Alto fluxo luminoso, autonomia da bateria, base magnética e design minimalista
Contra: Peso

O PL6 da Ledlenser cumpre muito bem seu papel de um lampião tecnológico e multifunção, mas talvez peque por seu peso, para as pessoas que tendem mais ao ultralight, esse seria um peso desnecessário já que por princípio, outro equipamento (um headlamp por exemplo) pode desempenhar papel semelhante. Agora se você não é tão preocupado com peso e curte uma bela iluminação ambiente, ou quer ter uma lanterna de emergência, o bichinho é bem parrudo e da conta do recado.

Aqui no Brasil, a Ledlenser é distribuída pela Crosster e Assinantes do Gear Tips Club contam com 25% de desconto em qualquer produto da marca.

Gostou deste post?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorTiago Borges

Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração e Turismo, proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software, guia de turismo, montanhista, mochileiro, criador do blog Fé no Pé e que gosta de pensar que sabe escalar e pilotar em rallys de regularidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *