Review do Pack Liner, da Sea to Summit

Review do Pack Liner, da Sea to Summit

O Pack Liner, da Sea to Summit, é um saco estanque ideal para você proteger seus equipamentos contra a água, neve, lama ou areia. O uso é fundamental para que você evite problemas durante suas atividades outdoor, principalmente se estivermos falando de itens importantes para sua segurança, como o saco de dormir, vestuário, eletrônicos, kits de primeiros socorros, etc.O Pack Liner foi criado especificamente para proteger todo o conteúdo dentro da sua mochila de uma vez, sem que você precise separar seus pertences em vários sacos estanques menores. Ele está disponível em 3 tamanhos diferentes: S, M e L (ou P, M e G) – esses tamanhos correspondem aos volumes de 50, 70 e 90 Litros, respectivamente. Todos possuem bases ovais, interior branco, sistema de fechamento com fivela e velcros e são feitos em Nylon 70D com costuras completamente seladas.

Simulação mostrando o Pack Liner dentro de uma mochila cargueira

Mas como usar o Pack Liner?

Ao organizar a sua mochila coloque primeiro o Pack Liner deixando uma borda dobrada para fora. Então vá ajustando cada um dos seus equipamentos dentro dele, tomando cuidado para organizar tudo de forma a aproveitar melhor o espaço. Cuidado com objetos com pontas, como as varetas da barraca, por exemplo. Para evitar danos ao saco estanque é melhor deixar elas do lado de fora, em um dos cantos da mochila.

Pack Liner na Mochila

Você pode colocar tudo solto dentro do Pack Liner ou usar sacos estanques menores para separar determinado tipo de equipamento, melhorando ainda mais o nível de proteção dos dos itens mais críticos, como os sacos de dormir ou jaquetas de pluma, por exemplo.

Da mesma forma você pode optar por usar o Pack Liner para proteger somente uma parte do conteúdo. deixando outros equipamentos acomodados fora dele.
O formato oval da base e o fechamento ligeiramente diferente dos sacos estanques normais simplificam o uso e a acomodação dele dentro da sua cargueira. O fechamento do Pack Liner é feito através de um conjunto de velcros de duas cores para facilitar o entendimento. Basta unir os velcros centrais da abertura e posteriormente unir os velcros coloridos. Feito isso o fechamento final, que garante a proteção do conteúdo, é igual a qualquer outro saco estanque, isto é, basta remover o ar do interior para otimizar o espaço, dar ao menos 3 voltas na abertura superior e clipar as fivelas.

A minha mochila tem capa de chuva, ela não é suficiente pra proteger o conteúdo?

Essa é uma pergunta bem comum, principalmente para quem está começando a praticar esportes outdoor, a resposta é: não, a capa de chuva da sua mochila não irá proteger os seus equipamentos da mesma forma que um pack liner.

-A capa de chuva da mochila não protege a região das costas, portanto em situações de chuvas mais fortes, por um período longo ou com ventos existe a possibilidade de que o costado da sua mochila permita a passagem da água até o interior dela;

– Dependendo da organização externa da sua mochila equipamentos como um isolante térmico ou uma barraca podem impedir que a capa de chuva seja usada da forma correta, deixando partes da mochila expostas a chuva;

– Se a sua mochila cair na água a capa de chuva não protegerá o conteúdo da mesma forma que o Pack Liner faria. Ele não é um equipamento feito para submersão, mas permitirá que você tenha algum tempo a mais para resgatar a sua cargueira de dentro de um riacho ou algo assim;

– A sua capa de chuva pode sofrer danos aos ser usada durante a caminhada e isso pode fazer com que furos ou rasgos permitam a entrada da água durante uma chuva mais forte, além disso, dependendo do tipo de capa de chuva, ela pode se soltar da mochila e ser levada pelo vento, deixando seus equipamentos totalmente desprotegidos, caso a capa de chuva seja a sua única proteção.

Posso confiar somente no Pack Liner?

Depende da atividade outdoor que você for fazer. Por exemplo: em caminhadas em que o risco maior é uma chuva forte o Pack Liner e a capa de chuva da sua mochila funcionariam sem problemas. Já em situações onde existe um risco maior da sua mochila se molhar – como em uma trilha com travessia de rio – você poderia combinar o Pack Liner com outros sacos estanques para proteger ainda mais seus equipamentos.

Uma observação importante: obviamente o Pack Liner não vai evitar que alguma coisa que esteja dentro dele molhe os seus equipamentos, portanto, não coloque itens líquidos dentro do saco estanque em contato direto com seus equipamentos. E que tipos de itens seriam esses? Garrafas extras de água ou outras bebidas, potinhos com azeite, óleo de cozinha, etc.

Quais são as desvantagens do Pack Liner?

Todo equipamento possui vantagens e desvantagens e alguns destes pontos são relacionados diretamente com uma preferência pessoal do usuário. Com o Pack Liner não é diferente, a principal desvantagem dele é que ele impede o uso de qualquer tipo de abertura frontal da sua mochila cargueira, afinal de contas, como ele protege todo o conteúdo a única maneira de acessar os equipamentos seria pela abertura superior – e isso pode ser um grande problema para algumas pessoas. Essa desvantagem pode ser contornada com uma melhoria na organização da sua mochila, prevendo e deixando fora do pack liner os itens que você poderia precisar ao longo da caminhada – lanterna da cabeça, canivete, pilhas e baterias extras, lanches, kit de PS, etc.

Outra desvantagem diz respeito a otimização interna da mochila. Por mais que o desenho do Pack Liner seja feito para facilitar o uso ele nem sempre irá permitir que o usuário tire o melhor proveito de cada cantinho da mochila. Com o tempo de uso a habilidade de organização irá melhorar, porém no início pode ser que o usuário se incomode com isso e tenha que reorganizar a mochila algumas vezes.

Características técnicas:

Uso: dentro de mochilas ou bolsas de viagem
Indicado para: trilhas, peregrinos e viagen
Material: Nylon 70D com costuras seladas, velcros e fivelas plásticas

Tamanhos, Medidas e Pesos (informações do fabricante):
S (pequeno) Para mochilas até 50 litros – 79 x 49 x 16 cm (A x L x P) – 232 gramas
M (médio) Para mochilas até 70 litros – 90 x 51 x 20 cm (A x L x P) – 272 gramas
L (grande)Para mochilas até 90 litros – 122 x 55 x 25 cm (A x L x P) – 376 gramas


Gostou desse Review?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *