Review da Mochila Deuter Trail Pro 36

Review da Mochila Deuter Trail Pro 36

A mochila Deuter Trail Pro 36 foi desenhada para caminhadas curtas, hikings e escaladas, além de possuir detalhes inteligentes, como racks (suportes) ideais para serem utilizados em manobras com mosquetões ou talabartes em vias ferratas.

Mochila Deuter Trail pro 36L

Histórico de uso

Esta avaliação da Deuter Trail Pro 36 foi baseada na experiência em diversas aventuras, tais como:

  • Escalavrado – Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ;
  • Pedra do Sino, São Pedro e Papudo – Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ;
  • Travessia Lapinha x Tabuleiro – Serra do Espinhaço/MG;
  • Travessia Petrópolis x Teresópolis – Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ;
  • Travessia da Juatinga – Paraty/RJ;
  • Diversos hikings e escaladas pelo Rio de Janeiro.
Deuter Trail Pro 36 na Travessia Petrópolis x Teresópolis.
A Deuter Trail Pro 36 na Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Características técnicas da Deuter Trail Pro 36

Segundo sua descrição oficial, a Deuter Trail Pro 36 foi desenhada para múltiplas atividades, possuindo o sistema acolchoado Aircontact Trail PRO que garantem uma ótima transferência de peso para o quadril e curvaturas que permitem a ventilação do costado, racks nas alças para prender mosquetão, além das características abaixo:

  • Barrigueira estruturada em espuma respirável;
  • Bolsos nas barrigueiras;
  • Sistema Active Comfort Fit – ajuste simples das alças nos ombros;
  • Alças anatômicas em 3D Mesh;
  • Abertura frontal em zíper;
  • Bolso frontal com ajuste em fitas e material stretch;
  • Um bolso lateral com fechamento em zíper e bolso lateral em elástico;
  • Tira peitoral;
  • Fixador de bastões de caminhada;
  • Capa de chuva destacável;
  • Compatível com Helmet Holder (porta capacete);
  • Compatível com sistema de hidratação de até 3 litros;
  • Etiqueta SOS.
  • Dimensões: 66 x 32 x 22 cm;
  • Material: Poliéster 600D / Poliéster 210D;
  • Peso: 1,49 kg;
  • Livre de Compostos Perfluorados (PFC Free), reduzindo assim o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente.

Conforto: sua estrutura é muito eficiente em manter o peso da mochila próximo às costas e, consequentemente, ao centro de massa do usuário, garantindo conforto e estabilidade nas mais diversas subidas e movimentos técnicos necessários. Além disso, seu sistema de ventilação traseiro garante uma ótima ventilação para as costas.

Boa distribuição de peso: O sistema de distribuição de peso é recomendado para até 15kg de carga. Pude carregar 14,6 kg em uma de minhas caminhadas com a mochila e comprovei o conforto efetivo, além da ótima transferência de peso para o quadril, não deixando o desconforto para os ombros. Em outro evento, com 12,4 kg, a sensação de conforto foi ainda maior.

Ótima barrigueira: a barrigueira é muito confortável, apesar de contar com fitas mais finas do que nos melhores modelos da marca. A barrigueira possui dois ótimos bolsos frontais, garantindo o fácil acesso aos itens pequenos e importantes de sua caminhada.

Ótimo espaço interno: a Deuter Trail Pro 36 possui um ótimo espaço interno. Ao montar a mochila em diversas ocasiões, tive a impressão de que o seu volume total seria maior do que o oficialmente descrito. Suas dimensões permitem o fácil armazenamento de muitos equipamentos e até mesmo de uma corda de escalada em seu interior, quando necessário. Seu avanço superior, apesar de pequeno, garante aquele fechamento perfeito para quando a mochila estiver no limite de seu volume.

E aí, está curtindo esse conteúdo?

Você sabia que o Gear Tips Club é a maior comunidade de praticantes de esporte montanha do Brasil, com descontos e conteúdos exclusivos? Clique aqui para fazer a sua assinatura.
 

Acesso: além dos ótimos bolsos na barrigueira, a mochila conta com uma abertura ventral em zíper, promovendo a facilidade de arrumação, além do melhor acesso aos seus equipamentos.

Bolso Frontal: seu bolso frontal expansível é bem grande, cabendo ainda mais coisas para sua aventura. Aqui, você pode colocar o seu capacete, anoraque ou qualquer outro equipamento que necessita de fácil acesso ou pode ser molhado.

Deuter Trail Pro 26
Detalhe do bolso frontal da Deuter Trail Pro 26

Resistência: sua composição em Poliéster 600D / Poliéster 210D garante a resistência da Trail Pro 36l. A mochila ainda precisa de muitos km de trajetória, mas a impressão que tenho com os primeiros 160km de vida é que ela aguenta o tranco e os melhores “rala-pedras” que só o Brasil pode promover.

Ótima opção para escaladas: a Deuter Trail Pro 36 se torna uma ótima escolha para aquelas vias com longas caminhadas de aproximação. Seu conforto, resistência, estabilidade garantem uma caminhada tranquila. Além disso, seu espaço interno permite que todos os equipamentos necessários possam ir no interior da mochila, até mesmo a corda de escalada. Isso também se aplica às trilhas com passagens técnicas que exigem o mínimo de equipamentos de escalada. O modelo também possui racks nas alças onde podem ser pendurados mosquetões em atividades técnicas, como vias ferratas.

Deuter Trail Pro 36
Mochila Deuter Trail Pro 36 em uso durante escaladas e trilhas (Foto do centro: Danielle Hepner)

Boa para travessias: apesar de ter sido desenvolvida, prioritariamente, para escaladas e caminhadas curtas, se você tem equipamentos de pouco volume ou pode carregar poucas coisas em sua aventura, a Deuter Trail Pro 36l pode ser uma ótima escolha também para travessias e caminhadas mais longas. Com ela, por exemplo, percorri dois dias da clássica Travessia Petrópolis x Teresópolis e também os quatro dias da Travessia da Juatinga, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Avaliação da Mochila Deuter Trail Pro 36
Deuter Trail Pro 36l (com capa de chuva) na Travessia da Juatinga.

Pontos Negativos da Deuter Trail Pro 36

Fita de compressão lateral superior: a fita de compressão do bolso expansível frontal é a mesma que promove a compressão do volume interno. Acredito que elas poderiam ser individuais, para que a compressão de uma das partes fosse mantida quando fosse necessário o acesso à outra.

Bolsos laterais diferentes: os bolsos laterais têm desenhos diferentes. Um deles é expansível de elástico (modelo clássico visto em muitas mochilas da Deuter), com capacidade para garrafas de hidratação ou outros equipamentos de menor porte, já o outro é maior e tem fechamento por zíper. O bolso com fechamento em zíper, por não ser projetado para fora da mochila, quando cheio, acaba por usar parte do seu volume interno. Eu, particularmente, preferia dois bolsos elásticos.

Melhor para pessoas altas: Se o seu objetivo é usar o modelo em escaladas longas ou com demorados acessos à via, experimente bem o modelo e verifique se a parte superior da mochila (cabeça) baterá no capacete. Como relatado anteriormente, a Deuter Trail Pro 36L tem ótimas dimensões e parece maior do que sua descrição, fazendo com que seja um modelo ideal para pessoas mais altas. Se você tiver menor estatura, procure por um modelo menor, como a Deuter Trail Pro 34SL ou a Deuter Trail Pro 32l.

Conclusão

A Deuter Trail Pro 36 é uma mochila confortável, resistente e muito versátil, já que pode ser utilizada em diversas atividades no montanhismo. Eu fico realmente muito feliz em poder usar o modelo em muitas das minhas aventuras para o qual ela foi projetada, como caminhadas e escaladas, mas também por saber que posso contar com ela em trekkings mais curtos ou que não serão necessários levar muitos equipamentos. Se tornou um dos meus equipamentos favoritos e tenho certeza de que ainda viverei muitos momentos incríveis com ela.

Gear Members têm até 25% de desconto em equipamentos Deuter

Os membros do Gear Tips Club têm descontos exclusivos em produtos da Deuter, para resgatar este benefício basta acessar a página da Deuter no Gear Tips Club. Além de descontos especiais em cursos outdoor, equipamentos, lojas, eventos e acesso aos conteúdos exclusivos do Gear Tips. Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

 

AuthorBruno Negreiros

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.