Redução das Desigualdades – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Redução das Desigualdades – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Continuamos aqui o nosso trabalho de apresentação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), no texto de hoje iremos apresentar um pouco mais sobre o 10º Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável: a Redução das Desigualdades.

Seguindo nessa linha, já publicamos no nosso blog textos que elaboram os ODS 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 8 – Empreendedorismo e 9 – Indústria Sustentável.

ODS 10 – Redução das Desigualdades

Redução das Desigualdades - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Em complementação aos outros Objetivos já trabalhados por aqui, um dos focos do ODS 10 está no desenvolvimento de ações que promovam a igualdade de acesso e a inclusividade.

A prática de esportes de aventura pode ser um importante marco nessa causa, já que remete diretamente ao sentimento de superação de todos os limites físicos e psicológicos que possam parecer insuperáveis. Com o comum trabalho em equipe, há o desenvolvimento do sentimento de coletividade, puxado por toda a compaixão e o companheirismo que consolidam as práticas ao ar livre.

Neste contexto, dentre as metas estabelecidas pela ONU destacamos as abaixo listadas:

• 10.2 – Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

• 10.3Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

Vencer desafios em esportes técnicos são ótimos exemplos de como podemos superar qualquer barreira de discriminação na vida cotidiana. Uma vida digna, feliz e próxima à natureza é direito de todos.

Desde 2016 o Gear Tips vem gerando, de forma indireta, uma série de conteúdos que incentivam a capacidade de todos. Assim, possam quebrar as barreiras existentes e se inserir na prática de esportes ao ar livre.

Workshop Deuter - Educação Outdoor
Educação sobre equipamentos outdoor

Uma das principais iniciativas desenvolvidas pelo Gear Tips está no apoio às escolas de aventura mencionadas no ODS 4. Além desses, às operadoras e guias presentes no Gear Tips Club. Em suas práticas, programas e roteiros, todos esses atores contribuem, de certa maneira, para o desenvolvimento socioemocional de seus participantes, o ganho de confiança e o aprendizado sobre convivência em comunidade.

Curso de orientação e Navegação - Parceria do Gear Tips com a Outward Bound Brasil
Educação outdoor – Curso de orientação e Navegação – Parceria do Gear Tips com a Outward Bound Brasil

Todos os Congressos Online Gear Tips já realizados abordam o desenvolvimento social em seus temas apresentados, seja ao falar de algum local, ética no esporte ou sobre a capacidade interna que todos nós temos de superar os desafios que enfrentarmos.

Foi com muito orgulho que, em 2020, o Gear Tips passou a incorporar intérpretes de libras em seus conteúdos gerados ao vivo, como palestras e bate-papos com especialistas dos mais diversos assuntos do meio outdoor. Em todas essas ocasiões, operamos com a participação de dois intérpretes que se revezavam durante o período de 20 minutos cada.

Papo Outdoor Gear Tips
Intérpretes Diana e Taíza ao vivo durante Bate-papo com a Outward Bound Brasil sobre a Transformação na Natureza

Através de marcas parceiras, o Gear Tips também apoia o projeto Montanha Para Todos. Segundo seu site oficial, a iniciativa tem o objetivo de permitir e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora, através do desenvolvimento de equipamentos adaptados com design e inovação tecnológica, incentivando o uso compartilhado dos equipamentos e criando um grande banco de voluntários para auxiliar as pessoas que queiram utilizá-los.

Projeto Montanha Para Todos
Projeto Montanha Para Todos

Muito bacana, né? Fique ligado pois no próximo artigo sobre o tema falaremos sobre o ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

AuthorBruno Negreiros

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *