Por que o seu saco de dormir não está lhe mantendo aquecido?

Por que o seu saco de dormir não está lhe mantendo aquecido?

Dica: pode não ser culpa do saco de dormir

Um dos maiores medos de alguns aventureiros é dormir mal por causa do frio. Isso pode acabar com a sua diversão, vontade e energia para curtir no dia seguinte – sem contar que pode ser fatal em climas um pouco mais extremos.Então você investe em um bom saco de dormir para evitar este problema. Você compra um modelo de alta qualidade com materiais mais leves, plumas com tratamento hidrofóbico, capuz, etc. Você estuda as normas e escolhe a faixa de temperatura certa para a região e o clima onde você irá usar seu novo saco de dormir.Mas mesmo assim os seus sonhos de uma note bem dormida vão por água abaixo. Ao invés de dormir como uma pedra você passa a noite tremendo e se perguntando o que está errado.

Provavelmente não é culpa do saco de dormir

A definição da faixa de temperatura de um saco de dormir é uma coisa complicada. Os testes da norma EN 13537 determinam as temperaturas de conforto, limite e extrema, mas eles por si só são apenas um ponto de início, existem muitos outros fatores envolvidos nisso.Então, aqui estão as 10 principais razões que mais prováveis para as suas noites mal dormidas!

Saco de dormir Sea to Summit

1. Seu saco de dormir não possui isolamento suficiente

Os testes da norma EN foram uma virada de jogo para os sacos de dormir, eles permitiram que os campistas comparassem como diferentes sacos de dormir iriam se comportar em diferentes temperaturas. Pensando assim, comprar um saco de dormir é algo relativamente simples, basta escolher a faixa de temperatura certa para as condições de uso. Se a temperatura mais baixa do local onde você irá for 5º C então um saco de dormir com temperatura de conforto de 2º C e uma temperatura limite de -4º C deverá dar conta do recado com alguns graus de folga, certo?Quase isso. É importante saber que os testes EN que determinam a temperatura de um saco de dormir acontecem usando um isolante térmico em conjunto com o saco! Portanto, durante o teste o saco de dormir fica isolado da temperatura do solo, que pode ser muito mais fria do que a temperatura do ar.

Solução

Tenha certeza de que você está usando um isolante térmico adequado para o clima e local e entenda a nova norma ASTM F43340-18 que foi introduzida em 2019 e serve como padrão para indústria definir o Valor R dos isolantes. Lembre-se que um bom isolante térmico é a base de um sistema de dormir eficiente.

2. Seus dedos estão fora do isolante térmico

Falando de temperaturas geladas do solo, se o seus pés ou joelhos ficarem fora do isolante térmico no meio da noite você se transformará uma vítima dos pontos frios. Não subestime quão rápida é velocidade que o solo frio é capaz de roubar o seu calor corporal, deixar qualquer parte do seu corpo em contato com o solo frio durante a noite é quase a mesma coisa que mergulhar os seus dedos ou pés na água gelada.

Solução

Existem algumas coisas que você pode fazer para ter certeza de que não deixará nenhuma parte do seu corpo diretamente sobre o solo à noite. Escolha um isolante térmico que seja longo o suficiente para o seu tamanho ou coloque roupas e mochilas ao redor para evitar que você encoste alguma parte do corpo no chão. Você também pode optar por usar um isolante mais largo, como o nosso modelo retangular ou alguns dos isolantes térmicos feitos especificamente para as mulheres (link), que são mais largos na área que vai do quadril até os joelhos.

Durma seco, durma quente.
Se você estiver muito suado troque suas roupas por alguma coisa limpa e seca antes de deitar. O suor foi feito para resfriar o corpo – e isso é a última coisa que você quer que aconteça durante uma noite fria.

3. O fator vento

O vento congelante pode te fazer sentir aquele frio que dói nos ossos e rapidamente deixar claro a presença de qualquer ponto fraco nos equipamentos feitos para lhe aquecer.A classificação EN dos sacos de dormir é feita com testes de laboratório usando um manequim térmico vestindo um conjunto completo de roupas térmicas. Não existe vento ao redor (e o teste não leva em conta a sua movimentação a noite e a liberação de calor do saco de dormir que esta movimentação pode causar). Basta adicionar uma brisa fria ou uma ventania gelada nesta equação e você poderá ver a sua temperatura corporal cair significativamente.

Solução

Se você vai acampar em lugares onde o vento é um problema escolha um saco de dormir com características “anti-vento”, tais como: proteção para os zíperes, colar de aquecimento na região do pescoço e ao longo da borda do capuz, por exemplo. Outra possibilidade é escolher um saco de dormir para temperaturas ainda mais baixas do que as esperadas.

4. Você é friorento(a)?

Sua fisiologia, idade, tamanho, gênero, metabolismo, perfil corporal, genética e tolerância ao frio são grandes curingas no jogo da temperatura.Sem querer complicar muito as coisas, mas o modo com que você sente frio é diferente de como o frio realmente é. Se você pulasse na neve os receptores na sua pele sentiriam o frio bem antes da sua temperatura corporal cair realmente. E o quão rápido você sentirá esta sensação é uma questão pessoal entre você e o seu cérebro. Assim como a tolerância a dor, todos nós sentimos o frio de maneira diferente.Graças as conveniências modernas nós vivemos em um mundo que se adapta constantemente ao nosso padrão de temperatura ideal – indoor ou outdoor – então é provável que a gente sinta a diferença quando somos repentinamente expostos a temperaturas um pouco mais frias.

Solução

Experimente pegar emprestado algum equipamento de camping com um amigo e faça um teste para determinar o frio que você sente durante a noite. Siga as dicas deste artigo para ter certeza de que você fará o melhor possível para ter uma noite confortável durante os testes.Experimente trabalhar a sua tolerância ao frio. Exponha-se por períodos graduais a temperaturas mais baixas em situações controladas, aos poucos o seu corpo irá ajustando a sua tolerância ao frio.

Entenda o motivo paa o seu saco de dormir não te manter aquecido

5. Não durma sem comer nada

Se você não comer nada antes de dormir seu metabolismo irá desacelerar, e isso significa que você irá produzir menos calor.

Solução

Faça uma refeição decente mais ou menos uma hora antes de dormir e mantenha alguns snacks calóricos por perto durante a noite, uma barra de chocolate pode ser uma boa opção!

6. Não vá dormir sentindo frio

O enchimento do seu saco de dormir não gera calor – ele só consegue reter o calor gerado por você. Então quando você vai se deitar sentindo frio o seu saco de dormir não terá a mesma capacidade de reter o calor do seu corpo.

Solução

Aumente a sua temperatura antes de se deitar. Faça uma refeição, movimente-se um pouco e certifique-se de estar aquecido antes de entrar no seu saco de dormir. Não se esqueça de vestir um conjunto de segunda pele, luvas e gorro – se for necessário.

Você também pode encher uma garrafa com água quente e colocar ela dentro do seu saco de dormir antes de se deitar. O saco de dormir irá reter o calor da garrafa o que te ajudará a se manter aquecido. Mas atenção: não deixe a água ferver, cuidado para ela não vazar dentro do seu saco de dormir e lembre-se que garrafas plásticas podem derreter dependendo da temperatura da água.

7. Você precisa ir ao banheiro…

Quando a nossa bexiga está cheia o corpo gasta energia para manter o líquido dentro dela aquecido e, além desse gasto de energia, essa situação é desconfortável.

Solução

Faça xixi! Aquele desconforto momentâneo de sair do conforto da sua barraca será recompensado com uma noite de sono mais confortável. Se por algum motivo você não quiser sair da sua barraca de jeito nenhum experimente usar uma garrafa e um funil. E tome cuidado para não confundir essa garrafa com a sua garrafa de água, ou deixar ela vazar durante a noite…

Sea to Summit Sistema de Dormir

8. Para as mulheres

Geralmente as mulheres tendem a sentir um pouco mais de frio por causa de questões corporais como tamanho, relação entre massa muscular e gordura e diferenças hormonais. Uma mulher “típica” tende a ter um corpo mais largo na região entre o quadril e os joelhos, e isso acaba fazendo com que elas tenham mais facilidade para comprimir o saco de dormir contra o chão quando estão usando um isolante térmico com formato de sarcófago e se posicionam próximas da borda dele.

Solução

Existem algumas coisas que as mulheres podem fazer para ter uma noite mais confortável. Escolha modelos de sacos de dormir e isolantes térmicos específicos que tenham mais enchimento e um formato diferenciado – estreito na região dos ombros e mais largo do quadril até os joelhos. Outra dica importante é: escolha um saco de dormir levando em consideração a temperatura de conforto ao invés da temperatura limite.

Precisar melhorar ainda mais? Experimente um liner!
O liner certo pode ajudar muito a ampliar a faixa de temperatura do seu saco de dormir. E além disso eles adicionam duas vantagens extras: eles mantém o suor longe do corpo e assim você fica mais seco; e eles são muito mais fáceis para lavar do que um saco de dormir!

9. Seu saco de dormir está sujo

Deixou de lavar o saco de dormir algumas vezes? Este pode ser o motivo pelo qual o ele não está funcionando como deveria. Sujeira e a oleosidade da pele podem ultrapassar o tecido do forro e chegar até o enchimento. Se o saco de dormir ficar muito sujo o enchimento pode deixar de funcionar. Ele passa a não aprisionar mais o calor da mesma maneira que acontecia quando ele não estava sujo.

Solução

Resolva o problema: lave o seu saco de dormir, seja ele de plumas ou sintético. Sempre use um liner para saco de dormir, assim você prolonga o tempo entre uma lavagem e outra.

10. Seu saco de dormir tem o formato errado ou o tamanho errado para você

Se o seu saco de dormir for grande demais ou longo demais o seu corpo terá que aquecer uma área maior. Já se ele for apertado demais você começará a comprimir o enchimento e criará pontos frios mais facilmente.

Solução

Escolha um saco de dormir que tenha o tamanho, formato e comprimento corretos para você. Para algumas pessoas o ideal será um saco de dormir com formato de sarcófago, já para outras seria melhor um saco de dormir específico para mulheres.

Experimente o nosso “Sleep System Finder” e encontre o melhor conjunto para montar o sistema de dormir ideal para você.

Entenda mais sobre o Sistema de Dormir neste vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *