Por que a mochila Deuter Aircontact PRO é mais pesada que outras mochilas?

Por que a mochila Deuter Aircontact PRO é mais pesada que outras mochilas?

 

É muito comum me perguntarem por que a mochila Deuter Aircontact PRO é mais pesada que outras mochilas para Trekking. Isso porque muito se fala sobre mochilas e equipamentos leves.

Será que todo equipamento leve atende suas necessidades? Vamos entender aqui porque mochilas como a Aircontact PRO da Deuter são mais pesadas do que outros modelos. E, para mostrar que uma mesma marca pode ter mochilas com mesmo volume mas com projetos desenvolvidos para usos diferentes, vou comparar aqui 3 mochilas Deuter:

  • Aircontact Lite 65+10
  • Aircontact 65+10
  • Aircontact PRO 60+15

 

As 3 mochilas possuem exatamente o mesmo volume, porém, seus pesos são diferentes, sendo a Aircontact PRO a mais pesada delas:

  • Aircontact Lite 65+10 – Peso = 1990 g
  • Aircontact 65+10 – Peso = 2450 g
  • Aircontact PRO 60+15 – Peso = 3390 g

Capacidade de Carga

Quem já viu estas mochilas de perto deve ter notado que, além da diferença do tecido, as estruturas do sistema de transferência de carga (alças + costado + barrigueira) são completamente diferentes. Isso porque cada um destes modelos é projetado para uma Capacidade de Carga diferente. E aí que está toda a diferença!

A Aircontact Lite é projetada para transportar com conforto até 15 kg de carga. Não que não seja possível transportar mais carga. A questão é que o projeto da mochila foi feito para uma Capacidade de Carga de 15 kg. Acima deste peso, a distribuição de carga fica comprometida, fazendo com que menos peso seja transferido para a cintura e, consequentemente, aumente o Peso Percebido (o peso que fica nos ombros).

Já a Aircontact é projetada para uma Capacidade de Carga de 20 kg, enquanto uma Aircontact PRO é projetada para transportar 30 kg com conforto.

  • Aircontact Lite 65+10 – Capacidade de Carga = 15 kg
  • Aircontact 65+10 – Capacidade de Carga = 20 kg
  • Aircontact PRO 60+15 – Capacidade de Carga = 30 kg

Comparando Mochilas para Trekking

Na imagem abaixo, vemos os 3 modelos descritos acima. A linha azul no gráfico mostra o peso de cada uma das mochilas. A linha vermelha mostra a capacidade de carga delas.

Portanto, fica claro que existe uma relação direta entre a Capacidade de Carga e o Peso da Mochila. Ou seja, quanto maior o peso da mochila (em função de um sistema de transferência de carga mais robusto, além do próprio tecido), maior sua capacidade de carga.

Comparativo de Mochilas para Trekking

O ponto importante de se levar em consideração na hora da escolha da mochila é: quanto de carga você vai carregar? Não adianta escolher uma mochila leve e sem estrutura de transferência de carga adequada se você vai transportar cargas pesadas.

Guias de montanha, por exemplo, como Maximo Kausch, Freddy Duclerc dentre outros escolhem mochilas Aircontact PRO justamente por serem robustas e serem projetadas para transportar muita carga.

E você? Quanto peso transporta?


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato.
Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

2 Replies to “Por que a mochila Deuter Aircontact PRO é mais pesada que outras mochilas?”

  1. A mochila Aether 70 da Osprey transfere 30 kilos de carga e pesa menos 1.200 kg a menos que a Aicontact pro 65+ 15 então tudo isso que vc diz que a mochila é mais pesada porque transfere mais carga não confere todo esse conceito cai por terra. Ao meu ver vai depender da tecnologia envolvida e um tecido mais leve a Osprey neste conceito está bem mais a frente que a Deuter

    • Oi Renato! Tudo bem?

      A comparação foi feita entre os 3 modelos Deuter: Aircontact Lite, Aircontact e Aircontact PRO. Neste caso existe toda esta diferença em termos de sistema de transferência de carga que são projetados para capacidades de carga diferentes (15, 20 e 35 kg respectivamente).

      Um outro detalhe importante é o quanto cada mochila transfere de carga para a cintura (a Aircontact PRO hoje é a que mais transfere no mundo – chega a 80% de transferência quando bem ajustada) e as demais transferem 70%.

      Obviamente, outro ponto importante é o tecido com que as mochilas são feitas. Claro que, como disse, o que mais pesa é o sistema de transferência de carga (alças, costado e barrigueira) mas quanto mais leve os tecidos e demais materiais como fivelas e etc, mais leve a mochila fica. Porém, os projetos de mochilas da Deuter são feitos de acordo com suas capacidades de cargas, para que justamente a vida útil da mochia seja maior. Os tecidos de uma Aircontact PRO, por exemplo, são mais grosso e resistentes (e pesados) do que uma Aircontact Lite.

      Comparando com a Osprey, que é uma excelente marca (mundialmente falando, Deuter e Osprey são as principais marcas de mochilas), a Aether tem uma capacidade de carga que varia entre 15 e 27 kg. O que ocorre é que quanto mais ela se aproxima dos 27 kg, menos peso ela transfere para a cintura (mais peso fica nos ombros). Mas, esta é a proposta da Osprey! Eles projetam mochilas mais leves e a Deuter projeta mochilas que transferem mais carga para a cintura (menor peso percebido).

      Falando de tecido (que obviamente conta no que diz respeito ao peso), a Osprey Aether usa tecidos com 210 e 500 denier. Já a Deuter Aircontact PRO usa tecidos com 330 e 600 denier. Note que obviamente a Osprey, só de tecido, vai ser mais leve. Porém, a Deuter usa tecidos mais resistentes! Se uma pessoa quer mais leveza, escolhe a Osprey. Se quer mais resistência, escolhe a Deuter.

      Falando de ventilação, a Osprey Aether usa um costado cuja ventilação é menos eficiente do que a Deuter Aircontact PRO, cujo costado permite uma redução na transpiração de 15%.

      Renato, estou colocando estes pontos de comparação, mas as duas marcas são incríveis, principais concorrentes mundiais entre si, mas com características, projetos e públicos diferentes! Por isso há quem escolha Deuter, há quem escolha Osprey e, obviamente há quem escolha Thule, Curtlo e etc!

      Como disse, a idéia era mostrar a diferença entre os projetos de mochila de uma mesma marca, para que as pessoas entendam que não é só uma mochila ser mais leve… precisamos entender o que realmente precisamos de uma mochila para então escolhermos os atributos que mais vão nos atender! Se fosse só leveza, todos as pessoas que compram uma cargueira Deuter comprariam uma Aircontact Lite e não uma Aircontact PRO.

      Abs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *