Os Sacos de Dormir são Impermeáveis?

Os Sacos de Dormir são Impermeáveis?

Sacos de Dormir para Camping e Trekking são Impermeáveis?

Esta é uma pergunta frequente em todos os workshops que fazemos sobre Sistema de Dormir. A resposta rápida é: Não, os sacos de dormir não são impermeáveis. Mas, vamos entender o motivo:

De uma forma geral, os sacos de dormir são utilizados dentro de um abrigo, como uma barraca, saco de bivak, rede ou sistema de tarp (assista ao vídeo sobre Abrigos). E o abrigo é que precisa ser impermeável.

Mas, não é só isso: mesmo durante a noite, no frio, nossa pele está liberando vapor d’água, e este vapor precisa sair do saco de dormir.

Se o saco de dormir tivesse que ser impermeável, o custo do equipamento seria ainda maior pois, como explicado acima, ele teria que ser feito com algum tipo de membrana impermeável/respirável, como o Gore-tex ou eVent.

O que acontece é que as marcas técnicas que desenvolvem sacos de dormir aplicam um DWR (Durable Water Repellent – assista ao vídeo explicativo) do lado de fora do tecido para repelir a água. O DWR não é um impermeabilizante, mas sim um repelente de água. Desta forma, o vapor d’água pode sair e a água da condensação do lado de fora não entra. Vale reforçar que, no caso de chuva, a água acabaria entrando, se o saco de dormir estivesse exposto diretamente a ela.

Os sacos de dormir da Deuter, das linhas Exosphere e Astro PRO possuem um tratamento reforçado de DWR nos pés e na cabeça chamado Dry Zone, pois estes pontos acabam encostando na barraca (principalmente com pessoas maiores) e a condensação que se acumula pode acabar molhando o saco de dormir.


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato.
Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *