Os Copos Térmicos para Cerveja realmente funcionam?

Os Copos Térmicos para Cerveja realmente funcionam?

Quem bebe cerveja sabe que ela deve ficar gelada até o último gole. E, para isso acontecer, nada melhor do que utilizarmos copos térmicos para cerveja (que também funcionam para as demais bebidas, frias ou quentes).

Mas, qual é a real eficiência de um copo térmico feito de aço inoxidável 18/8, com parede dupla e isolamento a vácuo?

Para responder a esta pergunta (e a muitas outras que virão pela frente), criamos o Gear Tips Lab, nosso laboratório para testes de equipamentos para a prática de Camping, Hiking e Trekking (e neste caso, para beber cerveja gelada!).

Gear Tips Lab

Um dos grandes desafios ao fazer um comparativo entre equipamentos e conseguir manter as condições as quais os equipamentos são submetidos estáveis ao longo de todo o teste.

Além disso, precisamos definir alguns parâmetros a serem seguidos nos testes, para que eles possam ser replicados a fim de que os resultados sejam validados.

CONDIÇÕES DO TESTE:
– Temperatura Média Ambiente: 20 ºC
– Temperatura Inicial da Cerveja: 2,9 ºC

 

O teste foi feito utilizando o copo de vidro e o copo térmico de forma simultânea, para que qualquer variação nas condições acima fossem evitadas, uma vez que ambos os copos estavam em uma mesma sala, com uma mesma temperatura e a mesma cerveja foi utilizada. Cabe ressaltar que foram utilizadas duas garrafas de Cerveja Patagonia colocadas 24 horas no congelador de um frigobar.

EQUIPAMENTOS TESTADOS:
– Copo de Vidro para Cerveja Weiss 500 ml
– Copo de Aço Inox 18/8 com Parede Dupla e Isolamento a Vácuo 360º 475 ml (sem a tampa)
– Cerveja Patagonia Weisse

 

Gear Tips Lab - Comparação entre Copos para Cerveja
O Gear Tips Lab montado para fazer a avaliação do Copo Térmico 360 Degrees e do Copo de Vidro, utilizando a Cerveja Patagonia

Além disso, utilizamos os seguintes equipamentos do Gear Tips Lab:

EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO UTILIZADOS:
– Estação Meteorológica Portátil Kestrel 4500
– Termômetro Digital de 4 Canais com DataLogger Extech SDL200
– Termopar Tipo K

 

Na imagem abaixo, mostro o gráfico com a evolução de temperatura ao longo do tempo. A temperatura inicial em ambos os copos foi de 2,9 ºC e o experimento aconteceu até atingirmos a temperatura de 20 ºC no copo de vidro.

Gráfico daComparativo entre Copos para Cerveja - Evolução de Temperatura

Cabe ressaltar que, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o tempo que a cerveja vai levar para atingir a temperatura de 20 ºC é bem menor. Mas, a comparação neste caso foi referente ao desempenho de um copo térmico para cerveja e um copo de vidro.

Na imagem abaixo, vemos claramente a eficiência do copo térmico para cerveja da marca 360 Degrees quando comparamos com um copo de vidro para cerveja:

Gráfico Comparativo entre Copos para Cerveja - Dados Comparativos

O copo térmico para cerveja 360 Degrees manteve a temperatura da cerveja abaixo dos 5 ºC por 02h 29min enquanto no copo de vidro a cerveja levou apenas 8 min para chegar à mesma temperatura.

Mesmo sabendo que não é a temperatura adequada para beber cerveja, o teste continuou. A cerveja no copo térmico levou 6h 40min para atingir os 10 ºC enquanto no copo térmico, bastaram 37 min para que esta temperatura fosse atingida.

A conclusão é clara: copos térmicos de fato funcionam. Neste caso, testamos apenas o copo térmico da marca 360 Degrees (que, para quem não sabe, é uma marca da Sea to Summit). Em breve, faremos comparativos entre outros copos térmicos similares! Quer sugerir algum? Deixe nos comentários!

Gear Tips Lab - Copo Térmico 360 Degrees

Assista ao vídeo sobre este experimento em nosso canal no YouTube!

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

2 Replies to “Os Copos Térmicos para Cerveja realmente funcionam?”

  1. Muito bom! Pedro, a tampa ajuda na manutenção da temperatura ou é somente proteção a sujeira e contra vazamentos?

    • Oi Vitor! Se usarmos a tampa, o desempenho vai ser melhor, pois apesar de não serem tampas térmicas, ela diminui um pouco a troca de calor.
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *