Quem bebe cerveja sabe que ela deve ficar gelada até o último gole. E, para isso acontecer, nada melhor do que utilizarmos copos térmicos para cerveja (que também funcionam para as demais bebidas, frias ou quentes).
Mas, qual é a real eficiência de um copo térmico feito de aço inoxidável 18/8, com parede dupla e isolamento a vácuo?
Para responder a esta pergunta (e a muitas outras que virão pela frente), criamos o Gear Tips Lab, nosso laboratório para testes de equipamentos para a prática de Camping, Hiking e Trekking (e neste caso, para beber cerveja gelada!).
Um dos grandes desafios ao fazer um comparativo entre equipamentos e conseguir manter as condições as quais os equipamentos são submetidos estáveis ao longo de todo o teste.
Além disso, precisamos definir alguns parâmetros a serem seguidos nos testes, para que eles possam ser replicados a fim de que os resultados sejam validados.
– Temperatura Média Ambiente: 20 ºC
– Temperatura Inicial da Cerveja: 2,9 ºC
O teste foi feito utilizando o copo de vidro e o copo térmico de forma simultânea, para que qualquer variação nas condições acima fossem evitadas, uma vez que ambos os copos estavam em uma mesma sala, com uma mesma temperatura e a mesma cerveja foi utilizada. Cabe ressaltar que foram utilizadas duas garrafas de Cerveja Patagonia colocadas 24 horas no congelador de um frigobar.
– Copo de Vidro para Cerveja Weiss 500 ml
– Copo de Aço Inox 18/8 com Parede Dupla e Isolamento a Vácuo 360º 475 ml (sem a tampa)
– Cerveja Patagonia Weisse
Além disso, utilizamos os seguintes equipamentos do Gear Tips Lab:
– Estação Meteorológica Portátil Kestrel 4500
– Termômetro Digital de 4 Canais com DataLogger Extech SDL200
– Termopar Tipo K
Na imagem abaixo, mostro o gráfico com a evolução de temperatura ao longo do tempo. A temperatura inicial em ambos os copos foi de 2,9 ºC e o experimento aconteceu até atingirmos a temperatura de 20 ºC no copo de vidro.
Cabe ressaltar que, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o tempo que a cerveja vai levar para atingir a temperatura de 20 ºC é bem menor. Mas, a comparação neste caso foi referente ao desempenho de um copo térmico para cerveja e um copo de vidro.
Na imagem abaixo, vemos claramente a eficiência do copo térmico para cerveja da marca 360 Degrees quando comparamos com um copo de vidro para cerveja:
O copo térmico para cerveja 360 Degrees manteve a temperatura da cerveja abaixo dos 5 ºC por 02h 29min enquanto no copo de vidro a cerveja levou apenas 8 min para chegar à mesma temperatura.
Mesmo sabendo que não é a temperatura adequada para beber cerveja, o teste continuou. A cerveja no copo térmico levou 6h 40min para atingir os 10 ºC enquanto no copo térmico, bastaram 37 min para que esta temperatura fosse atingida.
A conclusão é clara: copos térmicos de fato funcionam. Neste caso, testamos apenas o copo térmico da marca 360 Degrees (que, para quem não sabe, é uma marca da Sea to Summit). Em breve, faremos comparativos entre outros copos térmicos similares! Quer sugerir algum? Deixe nos comentários!
Assista ao vídeo sobre este experimento em nosso canal no YouTube!
Muito bom! Pedro, a tampa ajuda na manutenção da temperatura ou é somente proteção a sujeira e contra vazamentos?
Oi Vitor! Se usarmos a tampa, o desempenho vai ser melhor, pois apesar de não serem tampas térmicas, ela diminui um pouco a troca de calor.
Abs!
O teste foi feito com ou sem tampa?
Oi Daniel!
O copo térmico, com tampa. Mas, temos um vídeo no canal onde faço um experimento com um copo COM tampa e um copo SEM tampa. Para líquidos frios, a influência da tampa é mínima.
Abs!