Os 3 Erros Mais Comuns na Hora de Escolher um Saco de Dormir

Os 3 Erros Mais Comuns na Hora de Escolher um Saco de Dormir

A redução de peso tornou-se um tema comum dentre os praticantes de atividades ao ar livre. Porém, é preciso ser muito criterioso para que esta redução não cause problemas. Principalmente na hora de escolher o Saco de Dormir.

  • ERRO 1:

O primeiro erro está relacionado justamente com a ideia de comprar o menor e mais compacto equipamento. Por esta razão, muitas pessoas ainda desconsideram a faixa de temperatura do saco de dormir e acabam escolhendo simplesmente um modelo leve e compacto.

Isso faz com que relatos de pessoas que passaram muito frio sejam comuns. E, quando perguntamos qual saco de dormir a pessoa usou e em qual faixa de temperatura, vimos que ambos são incompatíveis. Por exemplo, um saco de dormir de verão, com Temperatura de Conforto de +15 ºC sendo usado em um local com temperaturas de 0 ºC.

O problema é ainda maior pois as pessoas não escolhem adequadamente seus isolantes térmicos, que devem ser diferentes para faixas de temperaturas diferentes. Mas, isso é assunto para uma outra ocasião.

Além disso, você deve levar em consideração sua sensibilidade ao frio na hora de escolher um saco de dormir. E isso, só com a experiência.

  • ERRO 2

O segundo erro é considerar a faixa de temperatura errada na hora da escolha do saco de dormir. Os principais fabricantes utilizam a norma EN 13537 (que recentemente passou ser a ISO 23537) que define 3 faixas de temperatura:

Temperatura de Conforto: Temperatura na qual uma mulher padrão dormirá confortavelmente.

Temperatura Limite: Temperatura mais baixa na qual um homem padrão dormirá confortavelmente. Também referida como Temperatura de Transição.

Temperatura Extrema: A partir desta faixa de temperatura (faixa de risco), uma forte sensação de frio deve ser esperada. Existe risco de danos à saúde por hipotermia. A norma define como sendo a “temperatura onde uma mulher padrão, em condições de frio extremo, vai resistir apenas por um período de 6 horas. Para minimizar perda de calor no saco de dormir, ela está em posição fetal. A temperatura da pele está em 29 °C e o metabolismo basal ligeiramente aumentado por ela estar tremendo. Existe grande risco de hipotermia.”

O grande erro é que muitas pessoas ainda compram seus sacos de dormir levando em consideração a Temperatura Extrema, enquanto o correto é escolher um modelo de acordo com o sexo: Mulheres devem usar a Temperatura de Conforto e homens a Temperatura Limite.

  • ERRO 3

O terceiro erro acontece quando um casal vai comprar sacos de dormir e escolhem exatamente o mesmo modelo, com a mesma faixa de temperatura. Porém, como coloquei acima, as temperaturas para mulheres e homens devem ser diferentes, pois o metabolismo dos dois também é diferente.

Um exemplo prático é o meu caso: eu uso um Astro PRO 400, cuja Temperatura de Conforto é de +2 ºC e a Temperatura Limite é de -4 ºC. Ora, se eu vou acampar com minha esposa e ambos usarmos o mesmo modelo, ela pode passar frio pois para ela a temperatura é de +2 ºC e para mim é -4 ºC.

Por isso, ela usa um Astro PRO 600 SL, cuja Temperatura de Conforto é de -5 ºC, muito próxima à Temperatura Limite do modelo que eu uso.

RESUMINDO
Descubra a temperatura do local para onde você vai (na época do ano em que você vai), escolha seu saco de dormir pela faixa de temperatura adequada ao seu sexto (Temperatura de Conforto ou Temperatura Limite) e, se for comprar em casal, os sacos devem ser diferentes, adequados às respectivas faixas de temperatura.


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *