O que é Denier, D, Den?

O que é Denier, D, Den?

Se você é daquelas pessoas que gostam de ler catálogos, etiquetas de produtos e especificações técnicas de equipamentos outdoor, já deve ter se deparado com diversos termos ou conceitos desconhecidos, pelo menos por grande parte das pessoas.

Aqui no Gear Tips sempre recebemos perguntas sobre estas questões técnicas, definições e conceitos, e algumas vezes recebemos perguntas sobre termos relacionados a tecidos.

Um destes termos é o Denier, cuja abreviação é Den ou, simplesmente, D.

Mas, o que é Denier?

Denier é a resistência de uma determinada linha, que é o peso da linha especificada sobre o comprimento de 9.000 metros de linha. Isto significa que 9.000 metros de uma linha especificada como 600 DEN, por exemplo, pesaria 600 gramas. Ou seja: quanto mais grossa é a linha, maior o número de DEN, mais robusto é o tecido e maior é o peso por m2.

Mas, não basta compararmos o número de Denier para sabermos se um tecido é mais resistente do que outro. Obviamente, se estamos falando do mesmo fio e do mesmo tecido, quando maior o número de Denier, maior a resistência.

Porém, quando falamos de fios diferentes, a coisa mudo. Por exemplo, Poliamidas são mais resistentes que Poliésteres. Mas, mesmo dentro de uma Poliamida, existem tipos diferentes. O Nylon 6.6, por exemplo, é mais resistente que o Nylon.

Você já ouviu falar de Thread?

Talvez não, mas você já deve ter visto, principalmente em algumas marcas mais técnicas de barraca, um “T” ao lado de um número. Por exemplo, 330T. Não… eles não erraram e usaram T em vez de D. Este T é de Thread, que na tradução direta do inglês, seria Fio. Mas, a história vai um pouco além. Thread é a contagem dos fios horizontais (trama) e verticais (urdume) em 1 polegada quadrada de tecido. Significa que, quanto maior o número, maior a quantidade de fios por polegada quadrada e, consequentemente, mais juntos eles estão. Teoricamente, quanto maior o T, maior a resistência do tecido mas, de novo, depende sempre do tipo de fio.


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *