Novidades da Feira ISPO Outdoor 2019 – Alemanha

Novidades da Feira ISPO Outdoor 2019 – Alemanha

Você já ouviu falar da Feira ISPO Outdoor? É a maior feira de negócios do mercado de esportes de aventura do mundo e acontece todos os anos na Alemanha.

Até 2018, a feira acontecia na cidade de Friedrichshafen, mas a partir de 2019 foi transferida para Munique, onde ocupou este ano 9 pavilhões da Messe München.

Viajamos para a Alemanha para visitar a feira e ver as novidades das marcas e tendências do mercado. O que as marcas apresentam são as coleções para o ano seguinte, ou seja, 2020, e os produtos começam a estar disponíveis a partir de fevereiro de 2020.

Das marcas mostradas neste vídeo, apenas CamelBak, Deuter e Sea to Summit estão presentes no Brasil, mas sempre torcemos (e trabalhamos!) para que outras marcas fossam fazer parte do mix de produtos das lojas brasileiras.

Vou começar pela BioLite, uma marca americana cuja missão é levar energia para todos os locais, com produtos revolucionários que mudam a nossa forma de cozinhar, carregar equipamentos eletrônicos e iluminar.

A marca em si não é uma novidade, pois lançou seu primeiro produto, o BioLite CampStove, em 2012. Porém, o que vou mostrar aqui são 2 equipamentos que tem mudado a vida de muitas pessoas que estão longe de linhas de transmissão e, portanto, não tem acesso a energia.

O primeiro deles é o BioLite HomeStove. Este equipamento foi desenvolvido para melhorar a eficiência de fogões e fogareiros a lenha em comunidades na África e na Índia. Ele reduz pela metade a necessidade de combustível (no caso, madeira), reduz as emissões tóxicas em 90% e ainda gera energia.

Um outro produto, o SolarHome 620, gera energia através de um painel solar de 6 watts. O sistema possui, além do painel solar, 3 luminárias de teto com sistema de acionamento individual, um sensor de movimento, ideal para a entrada da casa e uma unidade central de controle, que possui um rádio AM, leitor de cartão de MP3 e uma luz regulável. Alem disso, esta unidade possui 2 portas USB e um local seguro para carregar 2 aparelhos de celular. Este sistema já está sendo usado em mais de 5.000 casas no Quênia Ocidental.

Na CamelBak, tivemos a oportunidade de ver algo que é uma forte tendência no mercado outdoor mundial: sustentabilidade. A marca californiana está lançando para 2020 a linha Pivot, com garrafas e mochilas que vem com o slogan de Repurposed, indicando que estão dando um novo propósito aos produtos. A grande diferença é que as garrafas são feitas com 10% de matéria-prima renovável, a base de milho. As garrafas possuem a nova tampa Carry Cap, que facilita a maneira de segurar e carregar as garrafas, e têm duas capacidades: 750 ml e 1 l.

A novidade das mochilas Pivot, que na verdade são uma bolsa, uma mochila e uma pochete, é que seus tecidos possuem pelo menos 50% de matéria-prima reciclada. Além disso, não possuem sistema de hidratação integrado, como a maioria das mochilas CamelBak. Porém, possuem espaço para colocação de garrafa.

Na Deuter foram 3 grandes lançamentos. Vou falar aqui da nova linha Guide, mas não deixe de assistir aos próximos vídeos sobre a ISPO Outdoor 2019, onde vou mostrar, além da Guide, as linhas Aircontact PRO e Trans Alpine 2020, que também sofreram modificações.

A linha Guide é muito importante para a Deuter na Europa pois são mochilas usadas por guias de montanha. Além de ter sido remodelada, a linha ganhou dois tamanhos menores: Guide Lite 22 Sl e Guide Lite 24. Estes modelos são bem minimalistas porém super confortáveis. Segundo os guias alpinos que já testaram estas mochilas, “e como escalar sem nada nas costas!”. Apesar de extremamente leves, possuem todos os recursos que um guia de montanha precisa em um dia de atividade, como compatibilidade com sistema de hidratação, possibilidade de fixação de capacete e sistema de fixação de piolet.

Também visitamos o estande da Leatherman, para ver em primeira mão a nova Linha FREE. Não sei se você já viu, mas postamos em nosso site artigos sobre os modelos P2 e P4. Na feira pudemos ver toda a linha, composta pelos modelos P2 e P4, T2 e T4 e K2 e K4. A linha FREE possui este nome, que significa LIVRE em Inglês pois você consegue abrir todas as ferramentas com apenas uma mão!

Se você está se perguntando o que significam as letras, explico: P é de Pliers, que significa Alicate em inglês; T é de Tools, que são Ferramentas e K é de Knife, que significa Faca. Estas são as aplicações principais de cada uma destas ferramentas multifuncionais.

No estande da Sea to Summit, vimos diversos equipamentos. Os principais lançamentos vou mostrar no próximo vídeo. Aqui, vou mostrar a expansão da linha Delta Light. Se você conhece os equipamentos da marca, deve ter notado que as tigelas Delta Light só podiam ser compradas junto com os kits de panela da linha Alpha ou no conjunto Delta Camp Set 4.4, um kit para 4 pessoas, com tigelas e caneca. As canecas também podem ser compradas separadamente. Mas a novidade é que em 2020 vão estar disponíveis os kits SoloSet e CampSet 2.2. O Kit SoloSet é para 1 pessoa e é composto por 1 tigela, 1 caneca e um kit de talheres Delta, além do saquinho de transporte. A linha CampSet 2.2 vem com 2 tigelas, 2 canecas e 2 kits de talher, além do saco de transporte.

Linha Delta - STS

Falando agora de calçados, a Teva foi uma novidade para mim. Não pela marca, que já conheço e uso faz anos, mas por vê-la de novo na ISPO Outdoor, com o foco nas papetes. A Teva teve uma passagem rápida pelo Brasil entre 2002 e 2004. Depois, começou a sumir das lojas nos EUA. Fiquei muito feliz com a retomada da marca! O modelo que mais gosto é este que estou mostrando no vídeo, o Terra Fi 5, que já está em sua 5a geração, e existe nas versões masculina e feminina. Para quem tem crianças, recomendo o modelo modelo Hurricane XLT2.

Papetes Teva na ISPO Outdoor 2019

Por fim, também na área dos calçados, queria mostrar para vocês a marca americana Xero Shoes. Esta é para quem gosta de andar ou correr descalço, pois usa o conceito conhecido como “barefoot”. Fundada em 2009, a empresa desenvolve tênis, papetes e sandálias minimalistas.

Durante a ISPO Outdoor tive uma rápida conversa com Steven Sachen, criados da marca, e ele me explicou que o conceito da Xero Shoes é permitir que os pés fiquem em sua forma natural, que envolve 3 pontos principais: os calçados tem formato arredondado na frente, o que é mais natural, são mais largos para que os dedos fiquem numa posição mais relaxada e são zero drop, ou seja, possuem uma sola plana.

A Xero Shoes dá uma garantia de 8.000 km, o que é algo absurdamente acima de qualquer outra marca de calçados. Além da qualidade da sola, eles garantem isso justamente por não terem uma entressola acolchoada, com sistemas de absorção de impacto, como acontece com os tênis normais. Neste caso, quem absorve o impacto são nossos pés, de maneira natural, segundo Steven.

Steven Xero Shoe na ISPO Outdoor 2019

Espero que tenham gostado de todas essas novidades que trouxemos da ISPO Outdoor 2019! Teremos mais detalhes de alguns produtos nos próximos vídeos e posts, fique acompanhando!


Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *