Conheça a nova barraca Azteq Viento

Conheça a nova barraca Azteq Viento

Em julho de 2022, a Azteq lançou três novas barracas: Gobi, Viento e Cumbre – modelos com capacidade para 1, 2 ou 3 pessoas, respectivamente. Neste texto iremos mostrar todos os detalhes da Azteq Viento, uma barraca para 2 pessoas que pode ser usada nos seus trekkings, viagens de bicicleta ou no camping estruturado.

Barraca Azteq Viento

A Azteq Viento é ótima opção de barraca para trekking. Muitas barracas projetadas para trekking são apertadas e não oferecem um bom conforto interno. O aproveitamento inteligente do espaço interno é uma das características mais interessantes da Azteq Viento. No topo desta barraca existe uma vareta transversal que serve para levantar as paredes dela, isso cria um espaço interno muito maior, permitindo que você fique sentado e se movimente com mais conforto e praticidade. Essa característica também facilita a organização do espaço interno, com as paredes mais verticais você pode distribuir melhor seus equipamentos na barraca e a probabilidade de que algum objeto, ou mesmo seu corpo, pressione o quarto contra o sobreteto é muito menor.

Barraca Azteq Viento - detalhe do quarto e varetas
Observe a vareta transversal no topo da estrutura da barraca. Veja como ela afasta as paredes, aumentando o espaço interno da barraca

A Viento é autoportante, isto é, ela fica em pé mesmo sem usar os espeques. Essa funcionalidade é fundamental em lugares onde o solo não tem profundidade suficiente para permitir o uso dos espeques. No cicloturismo isso é um cenário comum, muitas vezes o ciclista acampa dentro de igrejas, escolas ou outras instalações onde não existe possibilidade de fixar os espeques. Em situações assim uma barraca autoportante facilita muito a tarefa de montagem do abrigo.

A Azteq Viento também atenderá os cicloturistas que desejam uma barraca um pouco mais espaçosa ou que estão pedalando em dupla. Quando dobrada ela fica compacta o suficiente para ser transportada sobre o rack traseiro, dentro de um alforje ou numa bolsa de guidão (dependendo da largura e do tipo de guidão da sua bike).

O comprimento da barraca embalada junto com as varetas é de, aproximadamente, 42,5cm. Ela não se encaixará tão bem no meio dos guidões drop menores. Uma solução para isso seria retirar as varetas e o espeque da embalagem e usar um saco de compressão para reduzir as medidas, permitindo que ela encaixe no guidão sem atrapalhar o movimento dos passadores do câmbio. Na foto abaixo ela está em um saco de compressão da Sea to Summit, o guidão da bicicleta tem 400mm e a barraca saiu dos 42cm de largura para cerca de 28cm.

Barraca Azteq Viento comprimida em um saco de compressão
Barraca Azteq Viento compactada dentro de um saco de compressão

A Azteq Viento também é uma boa opção para quem gosta de usar barracas menores no camping estruturado. A relação peso x volume de uma barraca não é um problema quando você vai de carro até o camping, mas se você curte viajar de mochilão e acampar ao longo do caminho essa barraca pode ser uma escolha interessante. Você terá uma barraca fácil de transportar e com espaço confortável para duas pessoas. E você ainda pode dividir as partes da barraca entre a sua mochila e a mochila do seu amigo. Confira duas opções para esta divisão:

Campista 1 levaria: quarto, sobreteto e saco de transporte da barraca (peso total: 1270g)
Campista 2 levaria: varetas, espeques, cordeletes e footprint (peso total: 930g)

E aí, está curtindo esse conteúdo?

Você sabia que o Gear Tips Club é a maior comunidade de praticantes de esporte montanha do Brasil, com descontos e conteúdos exclusivos? Clique aqui para fazer a sua assinatura.
 

Outra possibilidade, essa é um pouco mais justa na divisão da carga:

Campista 1 levaria: sobreteto e varetas (peso total: 1143g)
Campista 2 levaria: quarto, espeques, cordeletes, footprint e saco de transporte da barraca (peso total: 1057g)

Sobreteto, piso, ventilação e coluna d’água

O sobreteto da Viento é feito em Nylon 20D e possui uma coluna d’água de 6000mm. O piso é feito em poliéster 150D, sendo um pouco mais grosso que o sobreteto. Estes materiais mais finos passaram a ser usados nas barracas como uma forma de diminuir o peso final delas, isso é ótimo para reduzir o peso na sua mochila, mas também exige um pouco mais de cuidado com o manuseio, escolha do local para montar a barraca, etc. Aliás, a Viento vem com um footprint incluso, recomendamos o uso dele para ajudar na proteção do piso.

O quarto é todo feito em tela de poliéster, isso melhora muito a ventilação no interior da Azteq Viento, e reduz a possibilidade de condensação no interior da barraca. As duas aberturas de ventilação, e o sobreteto ligeiramente afastado do chão, também auxiliam no fluxo de ar entre o ambiente externo e o interior da barraca.

Detalhe lateral da Azteq Viento
Vista lateral da Azteq Viento. Note a abertura para ventilação, do outro lado da barraca existe outra abertura igual a esta.

Peso e medidas da barraca Azteq Viento

Para deixarmos este texto ainda mais completo nós pesamos as partes que compõe esta barraca usando uma balança digital (os valores podem apresentar pequenas variações, para cima ou para baixo).

  • Peso sem o footprint: 1,971g
  • Peso com o footprint: 2,200g
  • Peso do sobreteto: 550g
  • Peso do quarto: 650g
  • Peso do footprint: 229g
  • Peso do saco de transporte da barraca: 70g
  • Peso das varetas com saco de transporte delas: 593g
  • Peso dos espeques e cordeletes com saco de transporte deles: 108g
  • Comprimento das varetas dobradas: 42,5cm (aproximadamente)
  • Medidas da barraca embalada: 42cm (c) x 16cm (l) x 14cm (a) (aproximadamente)
  • Medidas da barraca montada: 210cm (c) x 135cm (l) x 105cm (a)

Conforto e espaço interno na Azteq Viento

Como dissemos antes, a vareta transversal melhora o espaço e o conforto interno para os usuários da Azteq Viento. Ela possui duas portas, uma de cada lado, ambas com avanços de cerca de 60cm no ponto mais largo. Esses avanços fornecem espaço suficiente para acomodar calçados sujos, utensílios de cozinha ou mesmo uma mochila (foto abaixo).

Barraca Azteq Viento - medida do avanço

O porta-objetos localizado no teto da barraca é espaçoso e facilita a organização de itens pequenos como telefone, lanterna de cabeça, luvas, gorros, etc. Ela também possui dois bolsos laterais que oferecem mais espaço para você organizar seus objetos menores.

Porta-objetos no teto da Azteq Viento
Detalhe da rede porta-objetos no teto do quarto
Detalhe do bolso interno da barraca
A Viento possui dois bolsos como este.

É importante destacarmos que a Azteq Viento é uma barraca 3 estações, ou seja, ela não foi feita para ser usada em climas mais frios. O quarto 100% telado não irá ajudar na manutenção da temperatura interna em lugares com temperaturas muito baixas, isso não é um problema para o uso no Brasil, mas em lugares como a Patagônia pode ser uma desvantagem.

Detalhes gerais da estrutura da Azteq Viento

Essa barraca tem alguns detalhes diferentes para quem está acostumado com modelos mais comuns. Uma das diferenças é o conector usado para prender o quarto nas varetas, a Viento conta com um tipo de conector plástico que entra na vareta e faz um pequeno giro para travar. Observando a foto abaixo você entenderá melhor o funcionamento dele.

Detalhe conector do quarto da barraca Azteq Viento
O conector que liga o quarto às varetas é um pouco diferente nesta barraca. Você irá encaixar o conector no meio da vareta e depois faz um pequeno giro para prender ele.

Outra característica diferente é vareta transversal no topo da barraca. Esse tipo de vareta não é uma novidade, mas normalmente não vemos essa vareta na maioria das barracas disponíveis no Brasil. Alguns usuários podem se atrapalhar um pouco nas primeiras montagens, mas não se preocupe, nada que um pouco de prática não resolva. Tanto o quarto quanto o sobreteto possuem conectores metálicos que serão encaixados nesta vareta transversal (foto abaixo).

Barraca Azteq Viento - Detalhes
Conector metálico que liga o quarto na vareta transversal

Pequenos conectores metálicos, similares ao da foto anterior, também são usados para interligar o footprint e o quarto nas pontas das varetas. O sobreteto e o quarto se conectam através de fivelas plásticas que podem ser ajustadas para aumentar ou reduzir a tensão no sobreteto (foto abaixo).

Barraca Azteq Viento
Detalhes das conexões do footprint, quarto, sobreteto e a ponta das varetas

Falando nisso, uma funcionalidade que a Azteq Viento não possui é a possibilidade de montar o sobreteto usando apenas as varetas e o footprint, ou seja, não é possível montar a barraca sem o quarto. Para que isso pudesse ser feito seria necessário adicionar fivelas plásticas no footprint para permitir a conexão dele com o sobreteto. Inclusive nós entramos em contato com a Azteq e comentamos esse detalhe, eles disseram que irão incluir essa mudança nas próximas versões da Viento. Vale ressaltar que esse recurso não costuma ser tão importante, a menos que você seja um usuário que costuma fazer bivaques usando esse tipo de montagem, porém ele seria um ponto a mais na lista de qualidades da Viento para os usuários mais técnicos.

Outras fotos da Azteq Viento

Detalhes técnicos da barraca Azteq Viento

  • Indicada para: trekking, cicloturismo e camping estruturado;
  • Capacidade: 2 pessoas;
  • Sobreteto: Nylon 20D com costuras seladas e duas aberturas de ventilação;
  • Coluna d’água: 6000mm (no piso e sobreteto);
  • Portas: 2 portas com avanços;
  • Sobreteto: Nylon 20D;
  • Dormitório: Poliéster;
  • Piso: Poliéster 150D;
  • Varetas: Alumínio;
  • Espeques em alumínio com formato triangular, pesando apenas 9g cada (aproximadamente);
  • Paredes laterais mais verticais (mais conforto e espaço interno);
  • Quarto feito 100% em tela para melhorar a ventilação e reduzir a condensação;
  • Rede Porta-objetos (removível) na parte superior do quarto;
  • Dois bolsos internos para organizar objetos pequenos;
  • Detalhes refletivos em todos os lados da barraca para melhorar a visibilidade dela;
  • Acompanha footprint;
  • Cor: amarelo alaranjado (disponível somente nesta cor).

Conclusão

A Azteq Viento chega para atender os praticantes do trekking, cicloturismo e campismo com a mesma qualidade e acabamento que já são tradicionais nas barracas técnicas da Azteq. Uma barraca espaçosa, bem acabada e multifuncional que atenderá quem busca conforto, espaço interno, impermeabilidade e ventilação.

Em breve publicaremos um texto sobre a Azteq Gobi, outra barraca lançada recentemente pela marca. Um modelo compacto e leve para 1 pessoa, com peso abaixo de 1.5Kg e indicada para trekking e cicloturismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.