Longe dos PFCs – por uma opção mais amiga do meio ambiente

Longe dos PFCs – por uma opção mais amiga do meio ambiente

  • O que exatamente são os PFCs?

PFCs (compostos perfluorados e polifluorados) são um grupo de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e a nossa saúde. Estes compostos são encontrados em uma larga faixa de itens de uso diário, como utensílios de cozinha, caixas de pizza, papéis e também em produtos têxteis, como jaquetas impermeáveis. Uma vez que eles são liberados no meio ambiente eles se dispersam extensivamente. Cientistas encontraram traços de PFCs na água potável, no ar, no sangue, em ursos polares e até mesmo no leite materno. Alguns PFCs podem até mesmo ter um efeito prejudicial na reprodução e causar câncer. Fluorocarbonos perigosos se degradam de maneira extremamente lenta – ao longo de várias centenas de anos – ou até mais.

  • Para que os PFCs são usados?

PFCs são usados por causa da capacidade deles em repelir água, sujeira ou graxas. Além disso eles também são usados em membranas respiráveis. Os PFCs são particularmente populares na indústria outdoor para impregnar tecidos. Já que sem uma camada repelente de água os tecidos iriam absorvê-la e ficariam pesados e encharcados.

  • Os PFCs estavam presentes nos tratamentos DWR dos tecidos

O DWR, ou Durable Water Repellent, é um assunto que já falamos anteriormente aqui no Gear Tips. E os PFCs costumavam fazer parte deste tratamento usado para impermeabilizar os tecidos.

Se você quiser saber mais sobre o DWR basta acessar o texto: o que é o DWR?

Compostos perfluorados e polifluorados perigosos – PFCs para simplificarmos – não se degradam ou se degradam com grande dificuldade, mas antes eles se acumulam nos humanos, animais e plantas.

Os PFCs são usados em:

  • Revestimentos anti-aderentes
  • Roupas com limpeza mais fácil
  • Como proteção contra manchas em carpetes
  • Embalagens de pizza – como camada resistente à gordura
  • Jaquetas impermeáveis

 

A Deuter utiliza uma alternativa ambientalmente correta

A Deuter se comprometeu a tornar todos os seus produtos totalmente livres de fluorocarbonetos (PFCs) prejudiciais às pessoas e ao planeta, mas sem prejudicar a funcionalidade. Isso representa um enorme desafio para a Deuter. Há muito tempo, não há alternativa comparável a esses produtos químicos nocivos.

Deuter Livre de PFC

Foi somente quando o Greenpeace lançou sua campanha “Detox My Fashion” em 2012 que fornecedores e a indústria química como um todo começaram a trabalhar em maneiras alternativas e ambientalmente amigáveis ​​para tornar os tecidos impermeáveis. Para garantir um desempenho repelente à água e à sujeira, a Deuter agora usa apenas tratamentos DWR (Durable Water Repellent – Repelente à Água Durável) totalmente livres de PFCs e não prejudiciais à saúde das pessoas ou ao meio ambiente. Esse tipo especial de revestimento faz com que a água escorra na superfície externa dos tecidos mantendo o tecido do produto seco. Usando esse método, a Deuter está fazendo um bom progresso em direção ao seu objetivo:

Garantir que todos os produtos da marca estejam livres de PFCs até 2020.

Evolução do processo de eliminação dos PFCs


Anna Steffen - Deuter

Na Deuter, a pessoa responsável por este trabalho é Anna Steffen. Ela cresceu na natureza e se comprometeu a proteger o meio ambiente por toda a vida. Ela participou de sua primeira manifestação contra um aterro com apenas três anos de idade. Ao longo de sua graduação em Tecnologia e Gerenciamento de Vestuário, ela descobriu que estava cada vez mais interessada em sustentabilidade na indústria têxtil e, desde fevereiro de 2019, trabalha no departamento de Qualidade e CSR (Responsabilidade Social Corporativa) da Deuter.

“Adoro passar um tempo na natureza e sou apaixonada pelo meio ambiente desde pequena. Estou emocionada por ter um emprego na Deuter que me permite combinar minha paixão e amor pela natureza com minha carreira. Na Deuter, trabalho para melhorar as condições de trabalho, encontrar soluções sustentáveis ​​e apoiar a equipe de desenvolvimento de produtos e nossos parceiros de fabricação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *