Leave no Trace – Respeite as outras pessoas

Leave no Trace – Respeite as outras pessoas

O sétimo, e último, princípio do Leave no Trace fala sobre o respeito que devemos ter com as outras pessoas quando compartilharmos as trilhas, locais de acampamento, cumes de montanha, etc. A maioria das pessoas deseja curtir o contato com a natureza e a quietude de um ambiente natural. A última coisa que elas gostariam de encontrar seriam pessoas gritando, ouvindo música alta ou desrespeitando os outros.

E se você chegou aqui mas não sabe o que é o “Leave No Trace” (ou “Não Deixe Rastros“) vale a pena dar uma olhada no texto que explica a filosofia e os 7 princípios do Leave No Trace.

Princípio 7 – Respeite as outras pessoas

Um dos componentes mais importantes da ética ao ar livre é manter a cortesia com as outras pessoas. Isso permite que todos desfrutem da mesma experiência ao longo de uma trilha, no acampamento, em uma cachoeira ou no alto de uma montanha. Muitas pessoas querem curtir a natureza, ouvir o canto dos pássaros ou o barulho da água de um rio. Mas o ruído excessivo, animais de estimação descontrolados, lixo ou pichações acabam com o apelo natural do ar livre para essas pessoas.

Alguns até mesmo optam por caminhar em áreas mais remotas e em grupos pequenos para minimizar o contato com outras pessoas. Evitar os finais de semana, feriados e a alta temporada é uma prática comum entre muitos caminhantes que procuram esse contato mais isolado com a natureza.

Leave no Trace - Respeite as outras pessoas

A tecnologia também interfere na nossa experiência ao ar livre, e as preferências pessoais variam muito. Temos os caminhantes de “alta tecnologia”, que gostam de ouvir música ao longo do caminho e fotografar tudo com seus smartphones ou câmeras; e temos aqueles que defendem o uso mínimo de dispositivos eletrônicos para ampliar a conexão do caminhante com a natureza. Visões diferentes para pessoas diferentes, entretanto você deve considerar cuidadosamente como sua experiência afetará às pessoas ao seu redor. Por exemplo, os fones de ouvido são uma forma menos invasiva de ouvir música do que as caixas de som portáteis, mas se você deixar o volume tão alto ao ponto de não conseguir ouvir alguém atrás de você que quer passar, sua música já estará afetando negativamente a experiência da outra pessoa.

A regra geral em uma trilha estreita é que os caminhantes que estão descendo devem dar um passo para o lado para dar passagem para quem está subindo. Em muitos lugares, há uma expectativa de que os caminhantes cedam essa passagem aos cavaleiros; e que os ciclistas cedam passagem tanto para os caminhantes quanto para cavaleiros. Por isso é importante que você mantenha o controle ao praticar mountain bike. Sempre observe se a trilha onde você está é, ou não, uma trilha dedicada para mountain bike – alguns lugares possuem trilhas específicas para os ciclistas. Antes de passar por outras pessoas, anuncie educadamente sua presença e proceda com cautela ao longo do caminho.

Grupos guiados ou animais transportando cargas têm preferência de passagem nas trilhas – os caminhantes e ciclistas devem sair da trilha para que eles passem. Ao falar com alguém montado em um cavalo procure manter o volume baixo da voz, pois alguns cavalos podem se assustar facilmente.

Leave no Trace - Princípio 7 - Respeite as outras pessoas
Dê passagem para pessoas montadas ou animais transportando cargas

Faça as pausas para descanso em superfícies duráveis ​​e fora da trilha. Lembre-se que se você estiver em uma área remota e pouco visitada deve manter o compromisso de caminhar da maneira mais silenciosa possível e minimizar os seus impactos no ambiente. Ao selecionar uma área de acampamento, escolha um local onde as rochas ou árvores o protegerão da visão das outras pessoas. Mantenha os ruídos baixos no acampamento para não incomodar os outros campistas ou quem estiver passando por perto.

Acampamento Leave no trace

Roupas e equipamentos com cores fortes podem ser vistos a longas distâncias e por isso não são as melhores escolhas para os ambientes naturais – especialmente em áreas abertas. Considere usar equipamentos com cores em tons de terra (ou seja, marrons e verdes) para diminuir os impactos visuais. Mantenha os animais de estimação sob controle o tempo todo. Colete as fezes do seu cachorro nos acampamentos e trilhas. Algumas áreas proíbem os cães ou exigem que eles usem uma coleira o tempo todo, portanto informe-se sobre as regras do local antes de levar seu cachorro para um passeio outdoor.

Cuidado com seu animal de estimação no ambientes naturais

© 1999 by the Leave No Trace Center for Outdoor Ethics: www.LNT.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *