Leave no Trace – Minimizando o impacto da fogueira

Leave no Trace – Minimizando o impacto da fogueira

O Quinto Princípio do Leave No Trace fala sobre o uso de fogareiros e fogueiras, e mostra as técnicas para você minimizar o impacto de uma fogueira quando for necessário construir uma no acampamento.

E se você chegou aqui mas não sabe o que é o “Leave No Trace” (ou “Não Deixe Rastros“) vale a pena dar uma olhada no texto que explica a filosofia e os 7 princípios do Leave No Trace.

Princípio 5 – Minimize o impacto da fogueira

Fogueiras vs. Fogareiros, um assunto que sempre aparece nas conversas sobre técnicas outdoor.

O uso de fogueiras, uma prática antiga fundamental para humanidade, está repleto de história e tradição. Algumas pessoas não pensariam em acampar sem uma fogueira. E a construção de fogueiras também é uma habilidade importante para todos os campistas. No entanto, a aparência natural de muitas áreas foi degradada pelo uso excessivo de fogueiras e por causa da demanda dos campistas por lenha. E muitos incêndios florestais devastadores já tiveram como ponto de início uma fogueira ilegal ou mal feita.

O desenvolvimento dos fogareiros de acampamento incentivou uma migração da fogueira tradicional para o fogareiro na hora de preparar as refeições no camping. Os fogareiros tornaram-se equipamentos essenciais para os acampamentos de impacto mínimo. Eles são rápidos, práticos, não fazem fumaça e dispensam a busca por lenha. Os fogareiros operam em quase todas as condições climáticas – e o mais importante: eles não deixam rastros no ambiente.

Pensando assim sempre dê preferência ao uso de fogareiros. E observe as regras do local onde você está acampando, em algumas áreas protegidas até o uso dos fogareiros pode ser proibido. Portanto sempre se informe sobre as práticas adotadas naquela área e respeite as regras.

Local para fogueira em um camping estruturado
Local para fogueira em um camping estruturado

Você deveria fazer uma fogueira?

A questão mais importante que você deve ter em mente ao pensar em fazer uma fogueira é o risco de causar um incêndio.

  • Qual é o perigo de incêndio para a época do ano e o local que você selecionou para acampar?
  • Existem proibições sobre o uso de fogueiras nesta área?
  • Há lenha suficiente na área para que a remoção não seja perceptível?
  • As condições do ambiente em que você está permitem que as fontes de madeira se recuperem diante da demanda dos campistas por lenha?
  • Os membros do grupo possuem as habilidades para construir uma fogueira que não deixe rastros e que não represente um risco de segurança?
  •  
    Fazer uma fogueira corretamente requer conhecimento dos procedimentos de Leave no Trace e segurança, bem como o respeito às regras impostas pela administração da área natural onde você está acampando. Por isso, e para evitar acidentes, o ideal é sempre fazer uso dos fogareiros de acampamento (onde eles são permitidos).

    Se for imprescindível fazer uma fogueira procure seguir as regras que indicaremos abaixo para minimizar o impacto da sua fogueira no ambiente.

    Diminuindo o impacto das fogueiras

    Acampe em áreas onde a lenha seja abundante. Evite fazer fogo em áreas onde há pouca lenha, em áreas muito usadas ou em ambientes desérticos. Lembre-se que uma fogueira feita seguindo os princípios do Leave No Trace não deixa nenhuma evidência de ter sido construída naquele local após a sua saída.

    Use os anéis de fogo existentes no local

    O melhor lugar para acender uma fogueira é dentro de um “anel de fogo” já existente em uma área de acampamento. Ou seja, em um ponto que já foi pensado e usado anteriormente como local para uma fogueira.

    Mantenha o fogo baixo e aceso apenas durante o tempo de uso. Deixe a madeira queimar completamente até virar cinzas. Sempre apague o fogo com água – o uso de terra ou areia não garante que o fogo seja apagado por completo. Evite fazer fogueiras perto de rochas, pois as marcas pretas deixadas pelas chamas permanecerão visíveis por muito tempo.

    Fogueira de monte

    A construção de uma “fogueira de monte” é feita com o uso de ferramentas simples: uma pá pequena de jardim, um saco para transportar o solo coletado e uma cobertura para o solo, como um pedaço de pano, manta de alumínio ou um saco de lixo grosso.

    Passo a passo para construir fogueira de monte:

    Colete um pouco de terra, areia ou cascalho de uma área já perturbada. O buraco deixado pela raiz de uma árvore derrubada é um exemplo deste tipo de área. Coloque o pano ou o saco de lixo no chão, no local onde a fogueira será feita e, em seguida, espalhe sobre ele o solo coletado formando um monte circular com um topo plano com pelo menos 7 a 12 cm de altura. A altura do monte é crítica para isolar o solo abaixo dele do calor do fogo. O pano, alumínio ou o saco de lixo são importantes porque tornam a limpeza da fogueira muito mais fácil. A circunferência do montinho deve ser maior do que o tamanho da fogueira para permitir o espalhamento das brasas. A vantagem da “fogueira de monte” é que ela pode ser construída em cima de uma rocha plana exposta ou diretamente sobre em uma superfície com cobertura orgânica, como folhas ou grama.

    Fogueira de Monte - Leave no Trace
    Exemplo de uma fogueira de monte isolada com papel alumínio por baixo. Foto: Leave no Trace Centre for Outdoor Ethics

    “Fogueira de Panela”

    Uma “fogueira de panela” é outra alternativa para fazer fogo com um impacto menor no ambiente. Algumas churrasqueiras de quintal são opções eficazes e econômicas para atuar como uma fogueira de panela. A panela deve ter lados de pelo menos sete centímetros de altura. Deve ser elevado sobre pedras ou forrado com solo mineral para que o calor não queime o solo sob a fogueira.

    Fogueira de panela
    Exemplo de uma fogueira de Panela

    Sobre a lenha e limpeza da fogueira

  • Árvores mortas ou vivas, são o lar de pássaros e insetos, portanto, deixe-as intactas. As árvores caídas também fornecem abrigo para pássaros e animais, aumentam a capacidade de retenção de água do solo e reciclam nutrientes de volta para o meio ambiente por meio da decomposição.
  • Retirar galhos de árvores vivas ou caídas prejudica a aparência natural de uma área. Evite cortar ou quebrar galhos de árvores em pé ou caídas. Procure por pequenos galhos caídos no terreno. Madeira seca que já está morta queima mais facilmente, é mais prática para coletar e resulta em menos impacto ambiental.
  • Use pequenos pedaços de madeira, não maiores que o diâmetro de um pulso de adulto, e que possam ser quebrados com as mãos.
  • Colete a lenha em uma área ampla, longe do acampamento.
  • Não leve lenha de casa para o acampamento. Compre-a de uma fonte local ou reúna-a com responsabilidade nas áreas ao redor do seu acampamento – onde for permitido.
  • Queime toda a lenha da fogueira até que ela vire cinza, triture as pequenas brasas até virarem cinzas, molhe bem com água e espalhe os restos por uma área ampla longe do acampamento. Em algumas situações, como em áreas de rios, as cinzas podem ser embaladas e levadas embora.
  • Se você fez uma “fogueira de monte” ou usou solo coletado embaixo da sua fogueira de panela coloque este solo de volta no lugar onde você o encontrou ao limpar a sua fogueira.
  • Espalhe a lenha não utilizada pela área ao redor, mantendo a aparência da área o mais natural possível.
  • Empacote e leve de volta com você qualquer tipo de material usado como isolamento embaixo da fogueira. Itens de plástico, embalagens ou papel alumínio nunca devem ser queimados em uma fogueira.
  •  

    Aviso para comprar lenha local
    Aviso na California para comprar lenha local e não mover a lenha de um lugar para o outro

    Segurança

  • Forneça supervisão adequada para os jovens ao usar fogareiros ou fogueiras – e fale com eles sobre os princípios de mínimo impacto.
  • Siga as instruções e procedimentos de segurança indicados pelos fabricantes do seu fogareiro.
  • Use somente os combustíveis que são adequados para o seu tipo de fogareiro.
  • Nunca deixe uma fogueira sem vigilância.
  • Mantenha a madeira e outras fontes de combustível longe do fogo.
  • Apague completamente a fogueira antes de ir embora – verifique com cuidado se sobraram brasas acessas.
  • © 1999 by the Leave No Trace Center for Outdoor Ethics: www.LNT.org.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *