Leave no Trace – Deixe tudo que encontrar no lugar

Leave no Trace – Deixe tudo que encontrar no lugar

O Quarto Princípio do Leave No Trace aborda, entre outras coisas, dois tipos de impacto que são vistos com frequência nas trilhas: caminhantes que gostam de levar para casa uma pedra ou item da flora como uma lembrança do lugar; e as frases e iniciais rabiscadas em rochas ou árvores para “marcar” a passagem de alguém por ali.

“Deixe tudo que encontrar no lugar” significa que você deve deixar no ambiente qualquer tipo de item natural que encontrar durante um acampamento ou caminhada, ou seja, não leve para casa as rochas, gravetos ou flores. Porém, ao encontrar uma garrafa plástica jogada na trilha ou “esquecida” na área de camping você pode recolher ela e descartar na lixeira mais próxima.

E se você chegou aqui mas não sabe o que é o “Leave No Trace” (ou “Não Deixe Rastros“) vale a pena dar uma olhada no texto que explica a filosofia e os 7 princípios do Leave No Trace.

Princípio 4 – Deixe no lugar tudo aquilo que você encontrar

Minimize qualquer alteração no ambiente

Não cave valas para as barracas ou construa mesas, bancos ou outras estruturas improvisadas. Caso você precise limpar uma área para montar a sua barraca lembre-se de recolocar as rochas superficiais, galhos ou gravetos removidos de volta no lugar original deles antes de ir embora. Tenha uma coisa em mente: bons lugares para acampamentos são encontrados, e não feitos.

Ao acampar em uma área que já possui alguma estrutura, como pontos pré-definidos para as barracas ou para fogueiras, utilize esses locais. Não desmonte uma estrutura que já existe ou crie uma nova estrutura, isso só irá gerar mais impacto naquela área.

Leave no Trace - Princípio 4 - deixe no lugar o que encontrar

Não danifique árvores ou plantas vivas

Não coloque pregos em árvores para pendurar coisas, bem como não corte chanfros ou anéis nas árvores para ajudar na fixação de equipamentos. Gravar iniciais em árvores ou rochas é uma prática inaceitável, mas que infelizmente vemos muito por aí.

Colher algumas flores ou folhas não parece ter grande impacto e, se apenas algumas fossem colhidas, realmente não teria. Mas, se cada visitante pensasse “vou levar apenas essas aqui”, um impacto muito mais significativo aconteceria naquela área. Prefira tirar uma foto ou fazer um desenho da flor em vez de colhê-la.

Leave no Trace - não marque árvores ou rochas
Não marque árvores ou rochas

Caso você tenha conhecimento pode até desfrutar de uma planta comestível que encontrar pelo caminho, mas tenha sempre o cuidado para não coletar todas as plantas comestíveis da área ou perturbar quaisquer outras plantas. Colete apenas o necessário e tenha cuidado com a vegetação ao redor. O que parece um simples arbusto, pode ser na verdade uma pequena árvore de uma espécie rara em pleno desenvolvimento.

Não leve objetos naturais e artefatos culturais como lembranças

Objetos naturais como chifres, madeira petrificada ou pedras contribuem para o ambiente e devem ser deixados no local para que outros possam experimentar a sensação de descoberta deles. Em áreas protegidas, como parques e unidades de conservação, é ilegal remover qualquer tipo de objeto natural.

A mesma regra se aplica aos artefatos culturais encontrados em terras públicas. Artefatos culturais são protegidos por lei. É ilegal remover ou perturbar sítios arqueológicos, sítios históricos ou artefatos como fragmentos de cerâmica, fósseis, pontas de flechas, estruturas e até mesmo garrafas antigas encontradas em terras públicas.

Leave no Trace - Não colete itens de flora ou minerais
Não colete pedras, flores, folhas ou galhos. Na foto um alerta avisando que as folhas são uma fonte importante de vitamina C para os cervos em gestação.

© 1999 by the Leave No Trace Center for Outdoor Ethics: www.LNT.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *