Isolantes Térmicos: Valor R para Mulheres e a nova Norma ASTM F3340

Isolantes Térmicos: Valor R para Mulheres e a nova Norma ASTM F3340

Será que os Isolantes Térmicos devem ser iguais para Homens e Mulheres?

Se pensarmos que os sacos de dormir possuem faixas de temperaturas diferentes para mulheres (Temperatura de Conforto) e homens (Temperatura Limite), é fácil concluir que sim, os isolantes térmicos deveriam ser diferentes!

Na prática, isso acaba não acontecendo, até porque não são todas as marcas que fazem esta diferenciação. Aqui no Brasil, só a Sea to Summit traz isolantes térmicos femininos, e apenas em uma de suas linhas, a Ether Lite XT.

Só para compararmos:
Ether Light XT Insulated – Valor R = 3,8
Ether Light XT Insulated Womens – Valor R = 4,2

Vale lembrar que sempre temos que pensar em Sistema de Dormir. Ou seja, o saco de dormir não atua sozinho. Precisamos que o isolante térmico seja adequado à faixa de temperatura que vamos enfrentar. Por isso, foram criados os isolantes térmicos femininos.

Uma boa maneira de escolher seu Sistema de Dormir é usar a ferramenta desenvolvida pela Sea to Summit, o Sleep System Finder: https://seatosummit.com/sleepsystemfinder/

Inclusive, temos um vídeo sobre esta ferramenta. Confira nesse link

Agora que você já tem conhecimento suficiente para fazer a escolha do seu Sistema de Dormir adequado, deixa eu contar uma coisa:

Valor R dos isolantes térmicos

Até o início de 2020, era muito difícil fazer uma comparação precisa entre o Valor R dos isolantes térmicos de diferentes marcas. Isso porque ainda não existia uma norma para padronizar os testes de laboratório. Portanto, os resultados acabavam sendo diferentes e as comparações inacuradas.

A partir de Janeiro/2020, as marcas passam a apresentar o Valor R em seus isolantes com testes feitos em laboratórios, seguindo a mesma norma: ASTM F3340-18.

Por este motivo, alguns isolantes térmicos no mercado vão ter alterações em seus Valores R, mesmo sem nenhuma mudança no isolante térmico.


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *