Isolantes Térmicos Infláveis são Confortáveis?

Isolantes Térmicos Infláveis são Confortáveis?

Isolantes Térmicos Infláveis são Confortáveis?

A resposta que acabo dando para a maioria das perguntas é: depende.

Isso porque é fundamental entendermos melhor o que cada pergunta realmente quer dizer e aprofundar ao máximo na resposta, pois existem diversas variáveis que impactam na resposta adequada.

No caso dos Isolantes Térmicos Infláveis, a variedade de modelos que a Sea to Summit tem em sua linha já mostra que existem muitas diferenças. E isso falando apenas de uma marca! Imagine se colocarmos nesta avaliação todas as marcas existentes no mundo.

Mas, vamos à resposta:

Precisamos levar em consideração que o conforto, no caso de isolantes térmicos, pode ser dividido de duas maneiras:

1- Conforto do Contato com o Solo: É o que sentimos ao deitar sobre o isolante térmico. Quanto mais fino, mais vamos sentir o chão sobre nós. Pedrinhas, irregularidades… tudo isso fica aparente quando estamos usando um isolante de célula fechada (os EVAs, por exemplo), justamente por sua espessura. Geralmente, estes isolantes possuem entre 0,6 e 0,8 cm de espessura. Já os isolantes infláveis, vão até 10 cm de espessura. No caso da Sea to Summit, o mais fino tem 5 cm de espessura.

Portanto, se considerarmos este tipo de conforto, sim, os isolantes térmicos infláveis são muito confortáveis!

2- Conforto Térmico: Ai é que mora o perigo. O conforto térmico de um isolante é dado pelo Valor R (veja vídeo sobre isso abaixo). E, para cada situação diferente, precisamos de um Valor R diferente.

A escolha do Saco de Dormir já é algo facilmente entendido: Escolhemos um modelo cuja faixa de temperatura seja adequada ao ambiente e temperatura esperada onde vamos acampar.

O mesmo deve acontecer com os Isolantes Térmicos! O Valor R deve estar adequado ao saco de dormir, e, consequentemente, ao local em que vamos acampar.

Por exemplo: se vamos acampar em um local cuja temperatura esperada é de 0 ºC, precisamos de um saco de dormir compatível (lembrando que existem as faixas de Temperatura de Conforto para a Mulher e Temperatura Limite para o Homem) e um isolante térmico com um Valor R de pelo menos 3.

O erro mais comum acontece quando as pessoas usam para esta situação um isolante com Valor R = 1. Desta forma, o Sistema de Dormir acaba não funcionando adequadamente.

Veja mais vídeos sobre Isolantes Térmicos:


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *