Vem aí a III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Vem aí a III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Entre os dias 01 e 03 de abril de 2022 acontecerá a III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo, um evento presencial que conectará profissionais, pesquisadores, estudantes e praticantes de esportes outdoor através de palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos e um simpósio sobre saúde na montanha.

A Jornada Científica de Montanhismo surgiu em 2019 com a ideia de reunir, num único espaço, capacitação, conhecimento, interação, produção científica e cultural no seguimento do montanhismo em todas as suas diversas modalidades.

III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Na primeira edição do evento foram abordados temas básicos relacionados a todos os esportes de montanha como meteorologia, orientação e navegação, primeiros socorros, preparação física, entre outros. Na segunda Jornada Científica de Montanhismo, em 2020, o evento recebeu 110 participantes! A programação da segunda edição contou com workshops e temas específicos das modalidades de trekking, escalada, cicloturismo/bikepacking e alta montanha.

Em 2022 a Jornada será ainda maior e mais completa que as edições anteriores! A fusão do evento com o Gear Tips possibilitou um upgrade na estrutura, aumentando consideravelmente o número total de participantes. A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips, irá abranger as quatro principais modalidades de esportes de montanha – Trekking, Escalada, Bike e Corrida de Montanha – e se tornará não só o único, mas o maior evento de montanhismo brasileiro.

O local da III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

A III Jornada será realizada no Hotel Fazenda Villa Forte, em Engenheiro Passos (RJ), na Rodovia Presidente Dutra. Serão 3 dias intensos de atividades e interação que acontecerão de forma concomitante em quatro diferentes espaços, todos amplos e arejados, permitindo menor aglomeração de pessoas em um único espaço e também maior variedade na programação.

O local escolhido possibilita o recebimento de até 250 participantes, possui grande área ao ar livre e localização favorável aos participantes vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Teremos 3 pacotes, com opções diferentes de hospedagem: quartos duplos/triplos; quartos compartilhados e bivak. Todas as informações sobre os pacotes e inscrições estão disponíveis no site da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo.

Hotel Fazenda Villa-Forte
Hotel Fazenda Villa-Forte, local que receberá a III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo

Programação da III Jornada Cultural e Científica do Montanhismo

A terceira JCCM GearTips será uma imersão nos esportes de montanha, contendo palestras, workshops, exposição de fotos, simpósio de saúde do montanhista, festas e concursos culturais. Tudo relacionado aos esportes de montanha e ao estilo de vida dos praticantes.

O evento será dividido em 3 áreas principais de conteúdo:

– Palestras e Workshops;
– Simpósio de Saúde do Montanhista;
– Apresentação de Trabalhos Científicos.

Palestras e Workshops

Teremos 18 palestrantes neste segmento. Grandes nomes do montanhismo brasileiro farão apresentações sobre os mais diversos temas, como: resgate em montanha, geologia aplicada ao montanhismo, cobras, bikepacking, trekking na Patagônia, corrida de montanha, cicloturismo e escalada – entre outros.

Veja a relação de palestrantes e o conteúdo completo no site da Jornada Cultural e Científica de Montanhismo.

Os workshops serão eventos especiais, com vagas limitadas. As apresentações trarão assuntos como: auto-resgate, preparação física para corrida de montanha, bikepacking, orientação e navegação, animais peçonhentos, equipamentos para trekking e brigada de incêndio.

Guilherme Cavallari falando sobre bikepacking
Guilherme Cavallari falando sobre bikepacking

Simpósio de Saúde do Montanhista

O Simpósio de Saúde do Montanhista é um evento especial dentro da III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo. Ele terá a participação de 6 profissionais da área médica – todos com formação em medicina de áreas remotas. Esses profissionais realizarão palestras e workshops com o objetivo de apresentar conceitos básicos e capacitar os participantes para reconhecer e fazer o atendimento inicial de alguns problemas médicos que podem acontecer em áreas remotas.

Confira os tópicos que serão abordados durante o simpósio:

  • Avaliação pré-participação em esportes praticados em ambiente de montanha
  • Cuidados de feridas em áreas remotas
  • Hipotermia e hipertermia
  • Lesões ortopédicas mais comuns em esportes praticados em ambiente de montanha
  • Medicina de altitude
  • Montagem de um kit médico para a prática de esportes na montanha

O Simpósio será aberto ao público do evento, ou seja, não é um evento exclusivo para profissionais da área médica.

Acesse o site da Jornada e conheça todos os médicos que participarão do Simpósio de Saúde do Montanhista.

Palestra de medicina em áreas remotas na Jornada de Montanhismo
Fernanda May, médica e organizadora da Jornada, apresentando uma palestra em uma edição anterior da Jornada

Apresentação de Trabalhos Científicos

Os trabalhos científicos serão apresentados em 3 formatos diferentes, através de vídeos, posters ou presencialmente.

O prazo para envio dos trabalhos vai até 20/02/2022. Para submeter um trabalho basta acessar a página de submissão no site do evento. Lá você poderá ver o edital e o modelo proposto para envio dos trabalhos.

Programação Cultural da Jornada de Montanhismo

Além de tudo isso a III Jornada terá duas exposições fotográficas, onde serão exibidos os trabalhos dos fotógrafos Gabriel Tarso e Marco Terranova. Tarso apresentará as fotos feitas durante uma expedição ao Everest e Terranova exibirá seu trabalho sobre as Montanhas do Rio de Janeiro.

Para os apaixonados pela literatura outdoor teremos a presença de André Ilha, Guilherme Cavallari e Pedro Hauck. Montanhistas e autores que, além de ministrar palestras e workshops, também exibirão seus livros durante a Jornada. Uma oportunidade para adquirir as publicações e bater um papo com os autores.

Não esquecemos da hora do happy hour! Teremos festas, música e concursos culturais para fortalecer ainda mais a troca de ideias e a interação entre os participantes da III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips.

As inscrições já estão abertas e são limitadas

Então, não perca tempo! As inscrições já estão abertas no site da Jornada. Os sócios do Gear Tips Club têm 10% de desconto no valor da inscrição. Se você já é um Gear Member basta acessar o site do Club e aproveitar o seu desconto.

Sócios do Gear Tips Club têm descontos em eventos, equipamentos, lojas, atividades outdoor, cursos e muito mais. Associe-se ao Gear Tips Club!

Jornada Cultural e Científica de Montanhismo 2019
Jornada Cultural e Científica de Montanhismo em 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *