Igualdade de Gênero – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Igualdade de Gênero – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Aqui no Blog Gear Tips nós já apresentamos quais são os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados e assinados pelos países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos aprofundamos melhor no ODS 4 – Educação de qualidade.

Continuando o trabalho de mapeamento e identificação sobre quais desses ODS possuem uma influência clara e efetiva da prática de atividades ao ar livre, assim como a participação do Gear Tips Outdoor neste processo, hoje apresentaremos outro objetivo dessa série.

ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Igualdade de Gênero - 5º Objetivo Desenvolvimento Sustentável ONU

A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e a base necessária para a construção de um mundo melhor. A efetiva prática feminina nos esportes de aventura e a superação dos diversos desafios atrelados trazem consigo o desenvolvimento da autoconfiança, autossuficiência e de habilidades de liderança essenciais no processo de empoderamento.

A força feminina no segmento outdoor representa uma importante bandeira de luta, estimulando a representatividade e a conscientização entre as mulheres para efetivamente lutarem pelos seus direitos e contra toda e qualquer forma de discriminação. Temos o dever de contribuir neste processo.

Neste contexto, dentre as metas estabelecidas pela ONU destacamos as abaixo listadas:

• 5.1Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte.

• 5.5 – Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

• 5.bAumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.

• 5.c – Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

Proporcionamos uma capacitação técnica e de qualidade, seja através de eventos presenciais ou do uso de tecnologias e plataformas digitais. Isto pode ser encorajador e influenciar que cada vez mais mulheres venham a praticar os esportes de aventura.

Samanta Chu - Instrutora WMAI Brasil
Samanta Chu – Instrutora WMAI Brasil – Parceiros do Gear Tips

A participação plena feminina em posições de destaque em projetos ligados ao Gear Tips incentiva a superação de quaisquer tipos de barreiras ou obstáculos socialmente impostos.

Laila Galetti - Mantra Adventure
Laila Galetti – Sócia e Guia da agência Mantra Adventure – Parceira do Gear Tips

Além disso, o empoderamento de mulheres como atletas ou embaixadoras de marcas importantes do segmento é de suma importância no processo de consolidação de uma maior representatividade feminina na cultura outdoor nacional.

Hoje marcas parceiras do Gear Tips como a Deuter e a Sea to Summit contam com o total de 30 atletas/embaixadores das marcas.

Ana Ligia Fujiwara - Atleta Deuter
Ana Ligia Fujiwara – Atleta Deuter (Foto: Rafa Rodrigues)

Fique ligado aqui no Gear Tips, no próximo artigo sobre o tema falaremos sobre o ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

AuthorBruno Negreiros

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *