Higiene pessoal no camping e na trilha

Higiene pessoal no camping e na trilha

Quando começamos no mundo das trilhas e acampamentos, somos como bebês gigantes. Precisamos reaprender e adaptar muito do que sabemos sobre higiene pessoal. E nem todo mundo se sente a vontade para pedir dicas sobre higiene pessoal para outros caminhantes. No entanto, é muito importante saber como cuidar dos seus “negócios” no meio na trilha. Então, vamos repassar todas as questões sobre higiene pessoal que você precisa conhecer para se virar bem e reduzir o seu impacto durante suas trilhas e acampamentos.

PREPARE-SE PARA NÃO DEIXAR RASTROS

Como caminhante é sua responsabilidade deixar as trilhas e locais de acampamento exatamente como você os encontrou, para isso basta seguir as sete regras básicas para não deixar rastros, os princípios da filosofia “Leave No Trace”:

  • Planeje com antecedência e prepare-se bem;
  • Caminhe e acampe em superfícies duráveis;
  • Descarte o lixo adequadamente;
  • Não leve lembranças (pedras, partes da flora, etc), deixe no local as coisas que você encontrou lá;
  • Minimize os impactos da fogueira (tenha cuidado muito com o fogo – evite fazer fogueiras);
  • Respeite a vida selvagem;
  • Seja atencioso com os proprietários de terras particulares e com outros visitantes.
  •  
    Ao seguir os princípios da filosofia “Não Deixe Rastros”, você está fazendo a sua parte para proteger a natureza selvagem, possibilitando que os futuros caminhantes também possam apreciar a mesma beleza que você teve a oportunidade de desfrutar.

    Higiene pessoal na Trilha e Camping

    COMO CUIDAR DA SUA HIGIENE PESSOAL E NÃO DEIXAR RASTROS

    A higiene pessoal é um dos aspectos mais desafiadores do acampamento e trilha, ainda mais para quem está começando. Manter a limpeza pessoal envolve usar alguns produtos químicos e gerenciar os resíduos. Nas cidades nós temos instalações como estações de tratamento de esgoto, centros de reciclagem e lixeiras para gerenciar essas coisas. Mas e na natureza? É por isso que você precisa se informar sobre os tipos de produtos de higiene pessoal que você leva na sua mochila, bem como a maneira correta para utilizar estes produtos.

    Lembro da minha primeira trilha longa, eu tinha acabado de escovar os dentes. Simplesmente não sabia onde cuspir a pasta de dente, então cuspi no chão. Eu sabia que tinha feito a coisa errada, mas não tinha ideia do que deveria fazer. Hoje em dia, eu cuspo a pasta de dente no meu saco de lixo e fico com ele até que seja possível descartá-lo corretamente.

    Muitas pessoas cometem erros quando começam, assim como eu. Mas quanto mais você se educa e faz perguntas básicas, mais rápido você aprende e menos impacto irá gerar no meio ambiente. Então vamos ver tudo que você precisa saber para se manter limpo e não deixar rastros nas suas próximas aventuras.

    Saco estanque Sea to Summit Outhouse
    Saco estanque Sea to Summit Outhouse – feito especialmente para proteger e facilitar o uso do papel higiênico.

    COCÔ, XIXI E PAPEL HIGIÊNICO

    Quando precisar fazer xixi, encontre um local distante pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, relaxe e deixe fluir. Esse não é tão complicado assim.

    Já o cocô é um terror pra muita gente. Quando a natureza chamar, você precisará cavar um buraco de 20 cm de profundidade a pelo menos 60 metros de distância do acampamento, da trilha ou de qualquer fonte de água. O melhor local é algum ponto ensolarado e com solo solto porque essas condições farão com que os resíduos se decomponham mais rápido.

    Não há nada pior do que tentar cavar um buraco com um pedaço de pau, especialmente se o solo estiver congelado ou se for duro. Leve uma pá compacta e dobrável, como a Pocket Trowel da Sea to Summit, e você terá um banheiro em um piscar de olhos.

    Para se limpar algumas pessoas podem sobreviver com folhas, mas eu simplesmente não estou pronta para desistir do meu papel higiênico. É uma boa ideia guardá-lo em um saco à prova d’água ou em um saco estanque feito especialmente para isso. O Outhouse da Sea to Summit é um saco estanque com suporte para o rolo de papel e que pode ser pendurado em um galho perto de seu buraco.

    Certifique-se de fechar todos os buracos completamente após o uso! Dependendo de onde você estiver, pode ser correto enterrar ou queimar o papel higiênico, mas a melhor prática é carregá-lo de volta com você em um saco bem fechado até um local onde ele possa ser descartado corretamente.

    Existem lugares onde o solo não permite que você cave um buraco. Isso é comum em regiões de montanha onde a camada de terra é quase inexistente ou não tem expessura suficiente para você cavar um buraco com as medidas adequadas. Em casos assim, a melhor solução é usar um “shit tube”, um tubo rígido com um fechamento seguro feito especialmente para você transportar os seus dejetos até encontrar um local para descartá-los corretamente. Existem parques e unidades de conservação onde o shit tube é um item obrigatório, então sempre pesquise sobre isso ao planejar a sua aventura.

    A TRILHA É CURTA? APENAS UM DIA DE CAMINHADA?

    Existe uma outra opção se você não quiser cavar, basta usar um bom saco plástico. Coloque o saco aberto no chão e faça o que tiver que fazer dentro dele, faça a sua higiene, embale tudo, feche bem e use um saco estanque para proteger tudo antes de colocar dentro da sua mochila. E cuidado para não espremer isso dentro da mochila, ou você terá mais trabalho para descartar depois!

    Ah! O shit tube também é uma boa opção para as caminhadas mais curtas.

    TOMAR BANHO, LAVAR O CABELO OU AS MÃOS

    Esteja atento ao tipo de sabonete e produtos de higiene pessoal que você levará. A maioria dos sabonetes comuns contém fosfatos e outros componentes nocivos ao ambiente. Procure por produtos que não deixam rastros, como os sabonetes biodegradáveis sem fosfato. Uma ótima opção são os sabões de coco 100% naturais.

    Sempre elimine a água com sabão no solo, a pelo menos de 60 metros de distância de qualquer curso de água.

    LAVAR AS MÃOS

    Não se esqueça de lavar bem as mãos depois de usar o banheiro e ao manusear alimentos. O sabão de coco natural pode ser usado nesta situação também, mas lembre-se de separar o sabão usado para lavar as mãos daquele que será usado na cozinha.

    Se você não tiver muita água sobrando, experimente usar um gel de limpeza para as mãos ou um álcool em gel.

    TOMAR BANHO

    Embora você possa ter que abrir mão de alguns luxos em um acampamento ou caminhada, o banho não precisa ser necessariamente um deles. Se você tiver acesso a um pouco de água, pode tomar um banho usando o sabão de coco natural ou um sabonete líquido biodegradável. E mesmo usando produtos biodegradáveis e naturais você não deve tomar banho diretamente em um lago, rio ou cachoeira.

    Se um chuveiro de acampamento não está nos planos ou se o clima está frio demais, opte por um “banho de trilha” usando lenços umedecidos biodegradáveis para limpar o corpo. Após o uso coloque os lenços no seu saco de lixo e leve-os de volta pra casa. Você também pode usar uma toalhinha ou pano reutilizável, isto é, algo que você possa lavar, guardar e levar em várias viagens diferentes.

    LAVAR O CABELO

    Cabelo oleoso não vai te matar, mas pode fazer você se sentir um pouco sujo. Para resolver isso use shampoos biodegradáveis em barra ou o sabão de coco natural.

    Toalhas compactas, leves e de secagem rápida Sea to Summit
    A Sea to Summit tem tolhas compactas, leves e de secagem rápida, perfeitas para o uso em viagens e aventuras.

    ENXUGAR

    Quando você está viajando ou trilhando, não é prático levar uma toalha que demora uma eternidade para secar. Se você colocar uma toalha úmida na mochila, tudo lá dentro vai cheirar mal. Então, certifique-se de levar uma toalha de secagem rápida, como a Tek Towel ou a toalha super compacta Airlite da Sea to Summit.

    ESCOVAR OS DENTES

    Escove os dentes normalmente, mas cuspa em um saco de lixo e leve ele para casa para ser descartado. Muitos caminhantes optam por cuspir a pasta de dente espalhando ela na área mais ampla possível – e sempre longe de fontes e cursos d’água. O objetivo neste caso é garantir que você não cuspa uma grande gota de pasta de dente concentrada em um mesmo local.

    Guia de higiene pessoal para trilha e camping

    LIDAR COM A MENSTRUAÇÃO

    Se você usa um coletor menstrual não se esqueça de levar ele. Você só precisa esvaziar o coletor duas vezes ao dia e pode limpá-lo com água. Esvazie-o em um buraco, limpe o coletor com água e sabão e despeje a água no buraco também. Como sempre, não se esqueça de fechar o buraco antes de voltar pra trilha.

    Se os coletores menstruais não funcionarem para você, leve absorventes e lembre-se de embalar bem todos os produtos higiênicos usados, levando eles com você e descarte no lixo após terminar a trilha.

    LAVAR E SECAR AS ROUPAS

    Se você fizer uma caminhada por apenas alguns dias, provavelmente não precisará lavar nenhuma roupa. No entanto, se você estiver caminhando por muitos dias o cheiro pode se tornar insuportável.
    Para lavar suas roupas use um saco estanque, água e um pouco de sabão líquido biodegradável ou sabão de coco natural. Lave suas roupas na pia ou no saco estanque com sabão, elimine a água suja espalhando ela longe de cursos e fontes de água e enxágue bem.

    Quando terminar, torça as roupas e pendure-as para secar, você pode usar um cordelete para improvisar um varal. Evite levar aquelas cordinhas de varal de nylon, pois elas podem soltar pedaços dos fios no ambiente durante o uso. Não lave suas roupas diretamente em riachos ou lagos. Os microplásticos dos tecidos sintéticos – e até mesmo sabonetes biodegradáveis ​​sem fosfato – podem afetar a saúde dos organismos presentes naquela água.

    Como cuidar da higiene pessoal no acampamento selvagem

    MANTER SEU SISTEMA DE DORMIR LIMPO

    Manter o seu saco de dormir limpo irá aumentar a vida útil e o desempenho térmico dele. Para isso use um liner para saco de dormir, desta maneira a sujeira ficará no liner. A grande vantagem disso é que muito mais fácil lavar o liner do que o saco de dormir, seja na máquina ou na mão.

    Eu particularmente adoro usá-los quando pego emprestado ou alugo um saco de dormir. As pessoas suam muito quando dormem e não há garantias de que aquele saco de dormir já foi lavado. Ninguém quer dormir em um saco de suor de outra pessoa, não é?

    Sabão líquido multiuso Sea to Summit
    Exemplo de sabão líquido multiuso para atividades outdoor. Observe a embalagem menor e com tampa de rosca.

    LAVAR SEUS PRATOS E ITENS DE COZINHA

    O processo de limpeza dos itens de cozinha pode começar no planejamento da viagem ou trilha, mesmo que você não note isso. Por exemplo: na etapa de planejamento você pode optar por alimentos que sujam menos as panelas e pratos. E esse processo se estende pelo momento de preparo da comida, quando você deve tomar cuidado para não deixar a comida grudar no fundo da panela; ou quando você calcula melhor a quantidade de comida que irá preparar para evitar sobras e desperdício.

    Preferencialmente lave seus itens de cozinha logo após o uso, isso simplifica o processo de limpeza, evitando que a comida grude mais nas panelas, pratos e talheres. Recolha os alimentos que sobraram nas panelas e nos pratos e descarte no seu saco de lixo.

    Para lavar seus pratos, panelas e talheres use o sabão líquido biodegradável ou o sabão natural. Se for possível deixe tudo secando ao Sol, se não for possível utilize um pano ou toalha para secar os utensílios. Prefira sempre os panos reutilizáveis, assim você evita descartar eles após cada uso. E com isso você reduz a geração de lixo e a compra de mais panos.

    Outra dica para reduzir o impacto ambiental na hora de lavar os itens de cozinha: substitua a esponja comum por uma bucha vegetal. A esponja solta pedaços de micro plástico no ambiente durante o uso, já a bucha vegetal é completamente orgânica.

    Não misture a água usada para lavar os itens de cozinha com aquela usada para lavar as mãos ou escovar os dentes, assim você evita algum tipo de contaminação cruzada.

    ELIMINAR RESÍDUOS

    Descarte qualquer resíduo sólido usando um saco estanque para lixo, como o Trash Dry Sack, da Sea to Summit – um saco estanque especial para o lixo. Forre o interior do Trash Dry Sack com um saco plástico biodegradável e prenda ele do lado de fora da sua mochila. Mantenha o saco de lixo bem fechado e longe dos seus alimentos para evitar contaminação cruzada.

    Algumas pessoas acham que é correto jogar cascas de frutas no meio ambiente durante uma trilha ou acampamento, afinal de contas elas são orgânicas e irão se decompor naturalmente. Sim, elas irão se decompor, mas essas cascas não fazem parte daquele ambiente e podem afetar os hábitos alimentares da fauna local. Além disso, elas não se decompõe instantaneamente, esse processo leva dias e durante este período todos os caminhantes que passarem por aquele local estarão vendo os restos jogados ali, o que não é agradável.

    Trekking

    O QUE NÃO LEVAR PARA TRILHA OU ACAMPAMENTO

    PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL EM EMBALAGENS GRANDES

    Ao fazer o checklist para uma caminhada, procure manter a sua mochila o mais leve e eficiente possível. Não leve grandes embalagens produtos de higiene pessoal. Em vez disso, procure produtos alternativos e ecológicos em frascos pequenos e fáceis de transportar. O Kit Travelling Light TPU da Sea to Summit é uma ótima opção para substituir as embalagens originais dos produtos por frascos menores. Sabão e shampoo em barra são boas opções, mas lembre-se sempre de olhar a composição dos produtos de higiene pessoal antes de escolher quais irá levar.

    DESODORANTES COM PERFUME

    Evite desodorantes com perfumes para não atrair os animais, dê preferência para os desodorantes sem cheiro, sem alumínio e sem parabenos.

    SABÃO OU PRODUTOS COM FOSFATOS E INGREDIENTES NÃO BIODEGRADÁVEIS

    Não use sabão com fosfatos e materiais sintéticos, ele pode causar estragos no equilíbrio biológico dos delicados ecossistemas selvagens. Mesmo que você despeje a água com sabão bem longe dos cursos d’água, pode ser que ela acabe chegando netas fontes de água de alguma maneira. Por isso é sempre melhor levar produtos ecologicamente mais corretos.

    Não importa se você está em sua primeira ou quinquagésima caminhada, todos nós podemos aprender mais sobre como podemos ser mais cuidadosos com a nossa higiene pessoal e com o meio ambiente durante as nossas atividades outdoor. Leve os produtos certos e não tenha medo de fazer perguntas aos caminhantes e campistas mais experientes.

    Texto adaptado do original escrito por CAT MCLEAN / Sea to Summit

    Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

    2 Replies to “Higiene pessoal no camping e na trilha”

      • Oi Fábio!
        Sim, o ideal, como vc disse, é trazer tudo de volta! Mas, no caso de uma expedição mais longa, para locais mais isolandos, onde trazer 100% de volta fica mais complicado, é fundamental entender como utilizar os princípios de mínimo impacto. Aliás, estamos preparando alguns posts sobre os 7 princípios da Leave no Trace!
        Abs!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *