Como escolher um isolante térmico de acordo com o novo Valor R – ASTM F3340-18

Como escolher um isolante térmico de acordo com o novo Valor R – ASTM F3340-18

Seu isolante térmico é a base para uma boa noite de sono e um componente crítico do seu sistema de dormir. Mesmo o melhor saco de dormir não vai te manter aquecido durante a noite se você estiver usando um isolante térmico como Valor R inferior ao necessário para aquele ambiente.

Para garantir uma noite de sono confortável você precisa saber o quanto o seu isolante térmico resiste a perda de calor ao ter contato com o solo, e essa resistência é conhecida como Valor R (valor de resistência).

Um Valor R testado em laboratório seguindo um padrão controlado é a única maneira de saber a eficiência real com que o seu isolante térmico impedirá que o seu calor corporal seja perdido. Qualquer “classificação de temperatura” dada a um isolante térmico sem que ele seja testado em laboratório é puramente um palpite do fabricante – e esse palpite não é nada confiável!

A Sea to Summit, bem como outras empresas líderes de mercado, costumava testar seus isolantes térmicos em laboratórios independentes para obter um Valor R preciso. Porém atualmente a indústria instituiu um novo padrão internacional para a definição do Valor R de um isolante térmico, o padrão ASTM F3340-18.

E esta é uma ótima notícia para os consumidores! Isso significa que você poderá contar com produtos testados dentro de um padrão único, igual para todos os fabricantes, e isso irá facilitar a sua escolha entre isolantes térmicos de marcas diferentes – já que os valores R serão obtidos usando os mesmos testes para todos eles.

A partir de 1º de janeiro de 2020 os isolantes térmicos da Sea to Summit terão seus Valores R determinados seguindo o novo padrão ASTM F3340-18. A ideia é que este novo padrão da indústria estabeleça duas coisas:

  • Um sistema universal de comparação dos Valores R entre isolantes térmicos de diferentes marcas;
  • Informações mais claras e transparentes para a decisão de compra dos consumidores.
  •  
    Por causa deste novo padrão você verá algumas alterações nos Valores R dos isolantes térmicos da Sea to Summit. É importante notar que a variação nos valores não significa uma queda ou um aumento da eficiência do isolante – mas significa que eles foram testados usando uma escala diferente da antiga, por isso a variação nos números.

    Dito isso, confira a seguir o que você deve levar em conta para escolher um novo isolante térmico.

    Não importa se você é um trilheiro, campista ou um montanhista ultralight, existem 3 critérios básicos para a escolha do seu isolante térmico.

    O isolante térmico é a peça mais importante dos seus equipamentos de camping. Até mesmo o montanhista mais ultralight já aprendeu que não vale a pena sofrer com o frio durante a noite para retirar algumas gramas da mochila.

    Noites mal dormidas acabam com toda a diversão que você tem quando está na natureza, e isto pode até mesmo se tornar um risco quando acontece em expedições em regiões remotas.

    Um bom isolante térmico irá lhe oferecer conforto para dormir melhor e irá lhe isolar da temperatura mais baixa do solo – que pode ser muito mais baixa do que a temperatura do ar. Essa é a base fundamental de qualquer sistema de dormir eficiente.

    Existem muitos pontos que você deve considerar ao comprar um isolante térmico – desde a construção e formato até os materiais usados ou mesmo o barulho. Para lhe ajudar nesta escolha vamos focar nos três itens mais importantes: conforto, calor e peso + tamanho.

    Valor R dos Isolantes térmicos

    O conforto do isolante térmico

    Conforto é uma das coisas que você não pode medir e faz muita diferença quando você quer dormir bem durante sua aventura. Um isolante pode ser leve e compacto, mas se ele for desconfortável você não terá uma boa noite de sono e recuperação.

    Quando estamos em um ambiente desconhecido o sono nem sempre acontece facilmente, então é bom considerar o conforto como um item de escolha para ter um bom descanso.

    Claro que é tudo muito relativo, para alguns o conforto é apenas um isolante bem inflado, já para outros a diferença pode estar no toque do material o qual o isolante é feito ou na espessura dele quando está inflado.

    Na nossa opinião um isolante térmico deve oferecer um bom suporte e ser macio – duas características que estão presentes em todos os nossos modelos de isolantes, sejam eles infláveis ou auto-infláveis.

    Isolantes térmicos infláveis – Air Sprung Cells

    Os nossos isolantes infláveis com Air Sprung Cells foram desenvolvidos para oferecer mais suporte e amortecimento do que a maioria dos isolantes – dentro do menor peso possível.

    Áreas que recebem maior pressão no isolante térmico inflável

    Diferentemente do padrão de construção típica, que oferece menos estabilidade, nossos isolantes infláveis são construídos usando um padrão de pontos de solda que criam uma superfície de câmaras interconectadas. Cada uma dessas células se molda ao corpo do usuário equalizando a pressão do corpo sobre o isolante térmico, e isso faz com que o isolante não fique desbalanceado quando você se mexer durante a noite.

    Enchimento fácil

    Quando você passa um dia inteiro na trilha a última coisa que você quer é gastar ainda mais fôlego para encher seu isolante inflável. Assoprar para inflar o seu isolante é uma maneira de enchê-lo com umidade e bactérias! Nós pensamos nisso e adicionamos um tratamento antimicrobiano aos nossos isolantes infláveis como uma segunda linha de defesa, mas o ideal é que você evite encher seu isolante desta maneira.

    Por isso, todos os nossos isolantes térmicos infláveis com células Air Sprung possuem a Airstream Pumpsack integrada ao saco de transporte. Ela é uma bomba de mão que infla o seu isolante rapidamente, com um mínimo de esforço e sem o efeito nocivo da condensação interna.

    Isolantes térmicos auto infláveis

    Estes isolantes combinam ar e espuma para criar uma superfície muito confortável e com ótimo suporte. O acolchoamento de um isolante térmico auto inflável é difícil de ser vencido e eles costumam ter um acabamento macio que lembra o nosso colchão de casa, aliás nosso isolante auto inflável Confort Deluxe poderia té substituir o seu colchão de tão confortável que ele é.

    Os isolantes auto infláveis sempre foram a principal escolha das pessoas que buscam o conforto sem se preocupar com redução de peso, mas graças ao nosso Delta Core™ – que remove 40% do peso do isolante – eles também passaram a ser uma opção para quem procura um isolante auto inflável mais leve e muito confortável.

    Firmeza x maciez

    O que você prefere para dormir, uma superfície mais firme ou uma mais macia? Independente do seu gosto a válvula multi-função presente nos nossos isolantes lhe permite ajustar a pressão até que eles fiquem na medida exata para o seu conforto!

    Isolante térmico Sea to Summit

    Calor

    Até mesmo usando o melhor saco de dormir e o melhor liner você pode ser surpreendido pelo frio se o seu isolante não possuir um Valor R adequado para o ambiente em que você está. A temperatura baixa do solo pode provocar a perda de calor corporal e acabar com seu sono – e até mesmo causar um quadro perigoso de hipotermia.

    Uma vez que a temperatura do corpo cai muito é difícil recupera-la. O enchimento do seu saco de dormir retem o calor, mas ele não gera calor. Por isso é importante manter o calor corporal utilizando um isolante térmico adequado para evitar a ação da temperatura mais baixa do solo no nosso corpo.

    Como dissemos anteriormente todos os nossos isolantes térmicos são testados no novo padrão ASTM F3340-18 adotado recentemente. Aliás, falando em testes, todos os nossos isolantes passam por vários testes e controles de qualidade, dentre eles:

    – Padrão ASTM F3340-18;
    – Teste de integridade estrutural (o isolante fica inflado ao limite por 24 horas);
    – Teste de destruição;
    – Identificação dos lotes – para fins de controle de qualidade.

    Diferentemente do que acontece com os sacos de dormir, não é tão fácil definir as faixas de temperatura para um isolante térmico. Isso acontece porque nosso isolamento e aquecimento são afetados por muitos fatores, tais como: temperatura do ar, vento, temperatura do solo, nível de umidade, o saco de dormir em uso, gênero (mulheres costumam sentir mais frio do que os homens), uso ou não de um liner, calorias ingeridas, etc!

    Dito isso, nós desenvolvemos um guia para o Valor R que lhe ajudará a escolher um isolante compatível com as condições de uso e a sua predisposição ao frio. Lembrando que para pessoas mais friorentas nós recomendamos a escolha de um isolante com Valor R mais alto do que aquele indicado pelo gráfico abaixo.

    Guia do Valor R Isolante Térmico - Sea to Summit

    Peso + Tamanho

    Seu isolante precisa ser leve e compacto o bastante para permitir que você o transporte para onde for. Essas características não são um grande problema se você estiver viajando de carro, mas são fundamentais quando você está carregando todos os seus equipamentos na mochila, por exemplo.

    Isolante térmico

    Outro detalhe importante é a largura do isolante térmico quando ele está inflado. Se ele for pequeno demais provavelmente aparecerão “pontos frios” quando você estiver deitado perto das bordas do isolante, e esses pontos frios irão fazer com que você perca calor corporal.

    Vale a pena carregar algumas gramas mais quando isso faz a diferença entre ter uma boa noite de sono ou ficar o tempo inteiro acordado tremendo.

    Por esta razão os nossos isolantes infláveis são mais largos do que a maioria, eles possuem 55 cm de largura, já os modelos de outras marcas costumam ter 51 cm. Além disso, nós também temos diferentes formatos e tamanhos, tanto na nossa linha de isolantes infláveis quanto nos auto-infláveis, para acomodar perfis diferentes de pessoas. Nossos isolantes específicos para mulheres, por exemplo, são mais estreitos na linha dos ombros e mais largos na parte inferior, da linha do quadril ao joelho – isso foi feito para acomodar melhor o corpo típico da mulher levando em conta a tendência que elas tem de dormir de lado.

    Mas cada um tem um gosto e talvez para você um isolante térmico com formato sarcófago funcione melhor nas suas viagens minimalistas ou quem sabe você goste mais de um formato retangular, mais espaçoso.

    No passado era comum que os isolantes mais confortáveis fossem também os mais pesados. Mas isso mudou muito com a chegada de novos modelos, como o nosso Ether Light XT que oferece 10 cm de espessura quando inflado e mesmo assim é mais leve e menor do que outros isolantes. E a nossa tecnologia Delta Coring também teve um papel importante nesta evolução.

    Delta Coring™

    Até algum tempo atrás os isolantes auto infláveis eram associados automaticamente com os campings e viagens de carro, mas novos processos como o Delta Coring vem reduzindo o peso e volume dos isolantes térmicos deste tipo, tornando-os uma boa opção para hikers que desejam aliar conforto e um peso menor.

    Corte mostrando o Delta Core em um dos isolantes femininos da Sea to Summit
    Corte mostrando o Delta Core em um dos isolantes femininos da Sea to Summit

    O Delta Core e o Delta Core-V™ removem 40 e 20% (respectivamente) da espuma de PU existente no interior dos nossos isolantes auto infláveis para minimizar o peso e o volume deles. E esta redução acontece sem abrir mão do suporte e do isolamento das áreas mais importantes do corpo do usuário. Um mapeamento corporal determina qual o processo funciona melhor para cada modelo de isolante, levando em conta usuários com características diferentes.

    Isolante térmico Inflável feminino Sea to Summit

    Conclusão

    Existem muitas opções para considerarmos quando estamos falando de isolantes térmicos, mas se a sua escolha levar em conta estes três critérios você já estará no caminho certo para ter ótimas noites de sono na natureza.

    É claro, que quando falamos de um sistema de dormir existem outros equipamentos além do isolante térmico, e por isso você verá por aqui outros textos relacionados com esse assunto, por exemplo: como seu saco de dormir, liner, isolante térmico e travesseiro trabalham em conjunto para determinar a retenção de calor e o nível de conforto durante o uso.

    Nós criamos uma solução para facilitar o seu trabalho ao escolher o sistema de dormir perfeito. O nosso Sleep System Finder lhe orienta na escolha do melhor sistema de dormir para o seu uso levando em consideração fatores como padrões físicos, condições da viagem, preferências pessoais, etc. Experimente!

    *Fotos: foto em destaque, primeira foto e última foto por Marc Daviet.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *