Entenda o Sistema de Camadas em Vestuário

Entenda o Sistema de Camadas em Vestuário

Você sabe como funciona o Sistema de Camadas em Vestuário para Hiking e Trekking?

Quando falamos em vestuário para atividades outdoor como Hiking e Trekking, sempre nos referimos como um Sistema de Camadas, com 3 camadas diferentes, cada uma com sua função.

1ª Camada ou Base Layer

Esta camada é a que fica em contato com nosso corpo. Em linhas gerais, até mesmo uma camisa de algodão seria uma 1ª camada (mas nunca use camisa de algodão em atividades esportivas!). A função desta camada é o gerenciamento de umidade. A ideia é que esta camada absorva a umidade e a leve para longe da pele. A diferença é que os tecidos para situações no frio e no calor são ligeiramente diferentes. Quando estamos em um clima frio, precisamos tirar o suor do contato com nossa pele para minimizar a perda de calor por condução. Além disso, o tecido da camisa ou calça deve propiciar a retenção de calor, pois precisamos nos manter aquecidos. Este tipo de vestuário, específico para frio, é conhecido como 2a Pele e pode ser feita de fios sintéticos (como o Polartec) ou fios naturais (como a lã de merino). Se estamos num clima quente, precisamos fazer com que o suor evapore para carregar consigo o calor e diminuir a temperatura da pele. Portanto, queremos maximizar a perda de calor por evaporação. Falei acima sobre não usarmos algodão pois ele é uma fibra natural hidrófoba que dificulta a evaporação do suor, diminuindo assim a perda de calor por evaporação.
Sistema de Camadas em Vestuário - 1a Camada (Calor)
Sistema de Camadas em Vestuário - 1a Camada (Frio)

2ª Camada ou Mid Layer

Esta é a camada de “aquecimento”. Na verdade ela não aquece, mas sim, retém calor.

A retenção de calor é similar ao que acontece em um saco de dormir: o ar fica aprisionado nesta camada e nosso corpo aquece este ar, criando um micro-clima à nossa volta. Quanto mais ar aprisionado, maior o isolamento térmico.

Existem 2as Camadas com enchimento e sem enchimento. Uma casaco de fleece, por exemplo, é sem enchimento. Uma jaqueta de Pluma ou de Primaloft são com enchimento.

Um modelo que pode assumir o papel de 2a ou 3a Camada é o Soft Shell. Por ter proteção contra o vento e repelência a água, em situações menos adversas, pode ser usado como uma 3a camada.

É importante lembrar que, apesar da função da 2a Camada ser de isolamento térmico, é importante que ela permita a passagem de vapor d’água (suor evaporando).

Sistema de Camadas em Vestuário - 2a Camada (Soft Shell)

3ª Camada ou Outer Layer ou Shell

Esta é a camada de proteção contra chuva, vento e neve. é muito importante que esta camada seja, além de impermeável, respirável, para que o vapor d’água (suor) possa passar para o lado de fora. Do contrário, vai existir condensação por dentro e o suor que passou pelas camadas anteriores acaba ficando preso. É claro que, fazendo atividades físicas, vamos ficar suados de qualquer forma. A questão neste caso é fazer com que uma parte do suor consiga sair. Atualmente, já existem jaquetas com enchimento que são um híbrido de 2ª e 3ª camada, como por exemplo a Jaqueta OutDry™ Ex Eco Down, que tem enchimento com pluma de ganso e é impermeável.
3a Camada_

Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *