Entenda o que é o Valor R (Resistência Térmica) em Isolantes Térmicos para Camping e Trekking

Entenda o que é o Valor R (Resistência Térmica) em Isolantes Térmicos para Camping e Trekking

Se você acha que todo isolante térmico para trekking e camping é igual, você está enganado!

Existem várias diferenças entre os isolantes térmicos, que podem ser Infláveis, Auto-Infláveis e de Espuma de Célula Fechada (EVA, por exemplo). Porém, independente do tipo de isolante térmico, o que é fundamental entendermos é o quão isolante ele é.

Muitas pessoas acabam investindo em um saco de dormir top, mas esquecem de investir em um isolante térmico. O saco de dormir não trabalha sozinho. Ele faz parte do que chamamos de Sistema de Dormir que, de forma simplificada, é formado pelo Saco de Dormir e pelo Isolante Térmico. Podemos adicionar a estes 2 equipamentos, o Liner e um Travesseiro, para maior conforto.

O Saco de Dormir minimiza a Perda de Calor por Convecção, enquanto o Isolante Térmico minimiza a Perda de Calor por Condução. E, nos casos em que o isolante térmico tem uma superfície metalizada, ele também minimiza a Perda de Calor por Irradiação.

Quando acampamos em um clima frio, se não usamos um isolante térmico adequado, mesmo com o saco de dormir correto acabamos passando frio. Isso porque o vamos acabar perdendo calor por condução. Isso acontece porque cada isolante térmico possui uma Resistência Térmica diferente (Valor R), e se ela não está adequada à temperatura do local em que estamos, o isolamento térmico não vai ser suficiente.

O cálculo da Resistência Térmica veio da indústria de construção civil para o mercado outdoor. Lá eles precisam saber quanto um determinado material isola para que seja colocado nas casas e edifícios. No nosso caso, precisamos saber esta informação para podermos dormir melhor e não perdermos calor por condução.

Mas, porque Resistência Térmica? A idéia é entender quanto um determinado material resiste à troca de temperatura de um lado para o outro. Falando especificamente de um isolante térmico para camping, precisamos saber quanto o isolante em questão resiste à passagem do frio do chão para o lado de cima, onde estamos. Ou ainda, o quanto nós vamos perder de calor para o chão.

Até 2018, não existia ainda uma padronização do método de teste de resistência térmica. Apenas o cálculo do Valor R era definido, conforme fórmula abaixo.

Cálculo da Resistência Térmica (Valor R)

As principais marcas mundiais que desenvolvem Isolantes Térmicos para Camping e Trekking usavam seus próprios laboratórios ou laboratórios independentes para testar e calcular o Valor R de seus produtos. Mas, a comparação era difícil justamente pela falta de um padrão.

Para resolver esta questão, a indústria outdoor vai passar a usar, a partir de 2020, a norma ASTM F3340-18 (Standard Test Method for Thermal Resistance of Camping Mattresses Using a Guarded Hot Plate Apparatus), o que vai facilitar nossa vida, pois vamos poder comparar os isolantes térmicos de diferentes marcas.

O teste definido na norma mede a resistência térmica dos isolantes térmicos utilizando um equipamento com duas placas. O isolante é colocado entre as duas placas, como um sanduíche. Uma das placas é aquecida e a outra é resfriada e o equipamento mede o fluxo de temperatura de um lado para o outro, em três locais diferentes do isolante térmico. Este teste é conduzido em três produtos idênticos para que uma média dos resultados possa ser feita. Desta forma, o Valor R do Isolante Térmico é definido.

A questão ainda é o entender para qual faixa de temperatura cada Valor R deve ser usado. Infelizmente, não existe esta definição, como acontece com os sacos de dormir. Isso se deve ao fato de que, diversas variáveis vão influenciar o seu conforto na hora de dormir. Se você é homem ou mulher (metabolismos diferentes), se você dorme de lado ou não, e assim por diante. A única informação que de fato temos é o quão eficiente termicamente um isolante é.

Para tentar ajudar, a Sea to Summit montou uma tabela que é usada internamente, como um parâmetro. Isso serve para termos uma idéia da relação Valor R x Temperatura (ºC). Mas, como disse, não existe nenhuma norma ou padrão, portanto esta informação deve ser usada com cuidado, levando em conta a sua experiência em atividades ao ar livre.

Tabela de Valor R x ºC

Vale lembrar novamente que não basta ter um bom saco de dormir. É fundamental que você use um isolante térmico apropriado para a faixa de temperatura que você vai enfrentar. Eu usava o Isolante Térmico Inflável UltraLight Insulated, da Sea to Summit, que tem um Valor R de 3,3. Recentemente, passei a usar o novo modelo, também inflável, Ether Lite XT Insulated, também da Sea to Summit, que possui Valor R de 3,8, o que me garante um conforto teórico em temperaturas de aproximadamente -5 ºC.

Para saber mais:

Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

2 Replies to “Entenda o que é o Valor R (Resistência Térmica) em Isolantes Térmicos para Camping e Trekking”

  1. Ola boa noite
    Como se faz essa conta pra achar o valor R
    E no caso de isolantes de celulas fechadas, funciona da mesma forma
    Obrigado
    Leandro

    • Oi Leandro! Para descobrir o Valor R, é preciso fazer um teste em laboratório, o que é muito caro. Por isso alguns fabricantes não colocam o Valor R.
      A idéia é a mesma, para qualquer tipo de isolante, seja ele Inflável, Auto-Inflável ou de Espuma de Célula Fechada. Existe uma norma recém-criada (ASTM F3340 – 18 – Standard Test Method for Thermal Resistance of Camping Mattresses Using a Guarded Hot Plate Apparatus) que define como fazer esta medição.
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *