Dicas para organizar melhor seus equipamentos

Dicas para organizar melhor seus equipamentos

Como alguns dizem, a aventura começa no momento em que planejamos tudo e separamos os nossos equipamentos para embarcarmos rumo a um novo destino.

Duas coisas são fundamentais para você evitar os prejuízos e a chateação ao arrumar sua mochila: organização e limpeza. Manter seus equipamentos bem organizados e guardados da melhor maneira possível facilita bastante a sua vida quando você precisa separar os materiais para a sua próxima aventura. Já a limpeza é fundamental para que você não tenha prejuízos com umidade, mofo ou até mesmo insetos.

A manutenção e a organização são complementares e devem funcionar em um ciclo constante, isto é: você chega de uma aventura, revisa e limpa seus equipamentos, guarda tudo de forma organizada e faz a manutenção periódica deles e dos espaços de armazenamento. E esse ciclo se repete quando você retorna de cada trilha, viagem ou camping.

Limpe seus equipamentos antes de guardar

1. Limpe tudo antes de guardar

NUNCA guarde seu equipamento sujo ou molhado. Antes mesmo de pensar em colocar qualquer coisa no armário, limpe bem os seus equipamentos de acampamento e caminhada. Retire a lama, terra, areia, restos de alimentos, lave e seque tudo muito bem.

2. Começe a organizar – separe os equipamentos por categorias

Agora que tudo está impecável, limpo e seco, começe a organizar todo o seu equipamento. Você pode classificar eles em duas categorias:

– Equipamentos principais (itens que se encaixam em mais de um esporte diferente – barracas ou mochilas, por exemplo);
– Equipamentos para atividades específicas (bike, escalada, mergulho, etc).

A partir daí, divida tudo em pilhas menores:

Uma pilha de equipamentos principais: sistema de dormir, barraca, cozinha, hidratação, itens essenciais do acampamento (kits de primeiros socorros, lanternas, produtos de higiene, redes, etc.), mochilas, bolsas, sacos estanques e sacos de armazenamento.

E outra pilha para cada atividade: separe os itens específicos de cada esporte (bikepacking, escalada, esqui, esportes aquáticos, corrida em trilha e acampamento de carro – por exemplo).

3. Desapegue

Durante a separação você achou alguns equipamentos que estão sem uso, esquecidos num canto?

Muitas pessoas compram alguns equipamentos e depois eles acabam jogados em uma prateleira. Se você tem equipamentos sem uso tente vendê-los ou doá-los. Fazendo isso você desentulhará o seu armário e facilitará a organização.

4. Encontre o espaço certo para seus equipamentos

A maioria de nós não tem o espaço de armazenamento ideal ou até mesmo suficiente, mas muitos não otimizam o espaço que possuem da melhor maneira possível.

Se você não tem o luxo de uma garagem gigante ou um quarto só para os equipamentos, solte a sua criatividade e otimize os espaços menores. Verifique algumas partes do seu guarda-roupa, seu escritório ou os armários da área de serviço. Nunca subestime o potencial de armazenamento do espaço embaixo da sua cama – principalmente se ela for do tipo “box”. Uma estante com prateleiras também pode ser uma boa opção para guardar seus equipamentos, principalmente os maiores como barracas ou isolantes térmicos.

Nunca escolha um lugar quente ou úmido demais. Tanto a temperatura alta quanto a umidade afetam os seus equipamentos, então evite estantes ou armários expostos diretamente ao Sol ou que fiquem em ambientes úmidos.

Organizar equipamentos outdoor

5. Mantenha seu espaço de armazenamento limpo

Você passou todo esse tempo lavando seu saco de dormir, limpando suas botas de caminhada e criando espaço. Agora você não vai colocar aquele equipamento limpinho em algum lugar sujo, né?

Limpe todo o espaço que você vai usar e não se esqueça das prateleiras, caixas e gavetas. Dessa forma, você também pode se certificar de que não há sinais de umidade ou mofo – bem como qualquer tipo de inseto. Faça uma grande limpeza do espaço de armazenamento de tempos em tempos, e no período entre essas limpezas maiores você pode fazer uma manutenção mais rápida do espaço. Desta maneira você evita que a situação fique crítica demais ou que algum inseto indesejado tenha tempo para se instalar e danificar seus equipamentos.

Um detalhe importante: após limpar suas prateleiras, gavetas ou caixas deixe elas abertas para que qualquer umidade seque completamente antes de você guardar tudo.

6. Escolha os acessórios certos para organizar seus equipamentos

Caixas transparentes

Alguns equipamentos menores ficam perfeitos em caixas plásticas transparentes. Você pode usar caixas de tamanhos diferentes para armazenar itens em espaços menores ou maiores, além disso, as caixas podem ser etiquetadas facilitando a identificação do conteúdo. Escolha preferencialmente as caixas com tampas.

Separe os equipamentos de cada esporte em caixas diferentes. Aí quando você precisar dos acessórios de trekking basta pegar aquela caixa e todos os itens estarão reunidos lá dentro. Meça os seus espaços e anote tudo antes de sair para comprar as caixas, assim você não comprará caixas que não cabem no seu espaço.

As caixas têm outra vantagem: com elas você pode colocar os equipamentos no seu carro de forma muito mais rápida e organizada. Isso é ótimo para aquelas viagens onde você estaciona próximo do local de acampamento, ou para as “road trips”.

ARMAZENANDO LÃ DE MERINO, SACOS DE DORMIR E JAQUETAS

Se você estiver armazenando qualquer coisa de lã de merino por um longo período de tempo, considere usar um saco a vácuo. O mesmo pode ser feito com as mochilas menos usadas, por exemplo. Já os sacos de dormir (sintéticos ou de plumas) e as jaquetas devem ficar pendurados na vertical ou deitados sobre uma prateleira grande. Nunca guarde este tipo de equipamento em sacos de compressão, esse tipo de saco danifica as fibras e plumas. Use os sacos de compressão somente quando for levar seus equipamentos para uma atividade outdoor, nunca para armazenamento.

Gostou da ideia dos sacos? Então assista este vídeo onde explicamos o uso do saco a vácuo para guardar as mochilas que você usa menos.

Use cestos para os itens compridos

Se você tiver bastões de caminhada, remos, esquis, tripés ou qualquer outro item comprido, guarde-os em um canto dentro de um cesto alto. Isso minimiza a necessidade de espaço e deixa esses equipamentos acessíveis.

Mochilas

As mochilas são versáteis, elas podem ser penduradas na parede, guardadas dentro do armário, encostadas em um cantinho, colocadas em cima do armário ou embaixo da cama. Escolha a solução que melhor se encaixar no seu tipo de espaço.

Cuidado com os eletrônicos

Certifique-se de retirar as baterias de todos os itens eletrônicos antes de armazená-los. As pilhas e baterias podem apresentar problemas se ficarem muito tempo dentro dos equipamentos. Isso pode danificar os aparelhos ou lhe deixar na mão no meio da trilha caso você não tenha verificado o estado delas antes de sair de casa. Aliás, acostume-se com isso: antes de sair para uma atividade sempre verifique o estado das pilhas, a carga delas e leve pilhas extras para todos os equipamentos que você irá usar.

Os equipamentos eletrônicos também podem ficar separados em caixas plásticas e você pode usar aqueles sachês de sílica gel para ajudar no controle da umidade dentro dessas caixas, se achar necessário.

Garrafas e sistemas de hidratação

Não guarde suas garrafas ou sistemas de hidratação se eles estiverem com qualquer vestígio de umidade. E mesmo que eles estejam 100% secos sempre faça uma verificação periódica para evitar o surgimento de algum tipo de mofo. Se você usa frequentemente esses itens pode até guardá-los com água dentro da geladeira. Essa é uma ótima opção para corredores ou ciclistas que treinam regularmente.

E já que estamos falando isso, no vídeo abaixo você verá como limpar corretamente um reservatório de hidratação da CamelBak. As dicas servem para reservatórios de outras marcas também.

Roupas em geral

As roupas ficam melhores em cabides e prateleiras, mas podem ir para as caixas também. Se possível mantenha os casacos e blusas pendurados, assim fica mais fácil para você acessá-los ou verificar como estão. Já calças e bermudas podem ficar em prateleiras ou gavetas. As meias ficam melhores em gavetas, bem como luvas, gorros, bandanas e outros itens menores. Se o local onde você mora tem muita umidade experimente usar aqueles produtos desumidificadores que existem nos supermercados, eles funcionam muito bem em conjunto com uma verificação periódica dos espaços de armazenamento. Aliás, esses desumidificadores podem ser usados em qualquer armário ou gaveta onde você guarda outros tipos de equipamentos.

CUIDADO AO PENDURAR OS CASACOS MAIS PESADOS

Alguns os casacos mais pesados não ficam bem quando são pendurados em cabides finos, esses cabides podem causar com marcas ou deformações nas roupas por causa do peso delas. Se você for pendurar roupas mais pesadas procure usar cabides com ombros mais largos, como aqueles especiais para ternos.

Equipamentos de escalada

Equipamentos de escalada como costuras, mosquetões, freios, cordas, cadeirinhas, fitas, piolets e peças para escalada móvel podem ficar pendurados. Isso facilita a localização dos itens, a separação deles antes de uma saída e a organização após o uso. Você pode seguir as mesmas regras básicas: evite lugares úmidos, quentes demais ou expostos diretamente ao Sol.

Calçados em geral

Os calçados podem ficar em um canto do quarto ou em sapateiras abertas para que possam ventilar melhor. Lembre-se de limpar bem os seus calçados após chegar em casa. Remova os cadarços, as palmilhas, limpe a lama ou areia e deixe eles secarem bem antes de guardar.

7. Separe por temporada

Se você achar necessário pode organizar as caixas e as roupas de acordo com as estações do ano. Assim você manterá as caixas com atividades de verão mais acessíveis durante o período mais quente do ano, deixando as caixas de inverno nas prateleiras mais altas ou atrás das caixas com os equipamentos de verão. E vice-versa quando o inverno chegar.

Ao organizar os itens em prateleiras pense no peso de cada caixa

Mantenha as caixas mais pesadas ​​no chão ou nas prateleiras mais baixas, evitando que você precise usar uma escada para pegar essas caixas mais pesadas. Nas prateleiras do meio, guarde os equipamentos mais leves e tudo o que você irá usar naquela época do ano, assim eles ficarão mais acessíveis.

Coloque nas prateleiras altas os equipamentos leves, os que estão fora de temporada ou os que são usados com menor frequência.

8. Atenção aos prazos de validade

Atenção com os prazos de validade dos itens do kit de primeiros socorros e das comidas liofilizadas ou termoprocessadas. Coloque na frente tudo que estiver com o prazo de validade mais curto e atrás tudo que possuir um prazo maior. Se acostume a pegar as embalagens sempre da frente para trás e preste atenção ao adicionar pacotes novos no seu estoque.

9. Acostume-se a verificar os itens guardados

De tempos em tempos coloque suas botas, roupas e equipamentos para pegar um ar. Pode ser dentro ou fora de casa, mas sempre na sombra e num local seco. Verifique todas as roupas, sacos de dormir, barracas, isolantes, mochilas, zíperes e outros itens que podem sofrer danos no armazenamento. Faça manutenção no que for necessário e aproveite para verificar as condições das suas caixas, armários, prateleiras e gavetas.

10. Fique de olho na umidade

A umidade é péssima para o seu equipamento outdoor. Ela danificará os equipamentos eletrônicos e trará mofo e bolor aos tecidos. A umidade pode até fazer com que o revestimento de PU da sua barraca ou mochila se quebre e fique pegajoso.

Por isso verifique com cuidado se tudo está 100% seco antes ser guardado. Use os sachês e produtos desumidificadores/antimofo dentro das caixas e dos armários de for necessário. E nunca fique tempo demais sem revisar seus equipamentos, quanto mais úmido for o local onde você mora mais atenção você deve ter com isso.

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *