Dicas para acampar no frio extremo com neve

Dicas para acampar no frio extremo com neve

Acampar em locais com neve requer alguns conhecimentos básicos para evitar os riscos do frio. Neste texto, originalmente publicado no site WeLeaf, você verá dicas importantes para não entrar numa gelada quando for acampar no frio extremo.

Antes de começar nossa aventura de inverno, não tínhamos experiência com esqui em áreas remotas ou acampamentos em climas frios. Não estávamos preocupados com o esqui, mas acampar a -40 graus Celsius nos fazia tremer antes mesmo de sentirmos o frio.

Nós nos lembramos das noites geladas que passamos nas planícies da Bolívia, onde “mal” fazia -10 graus Celsius. Como poderíamos sobreviver a -40 graus por semanas?

Meses depois, passamos inúmeras noites no frio e estamos nos acostumando ​​com o acampamento de inverno. Aliás, com o equipamento certo, é até muito divertido!

Aqui estão nossas melhores dicas para acampar no frio extremo em ambientes com neve. Desde a escolha de um sistema de dormir adequado até a criação de uma rotina diária antes da hora de dormir.

Acampar no frio com neve

O SISTEMA DE DORMIR PARA ACAMPAR NO INVERNO

SACOS DE DORMIR PARA FRIO

Uma boa noite de sono é importante em qualquer aventura, não seria diferente ao acampar no frio. Dormimos quase 12 horas por dia – muito tempo gasto dentro dos sacos de dormir.

Usamos sacos de dormir Sea to Summit Alpine ApIII para as noites frias de inverno durante nossas aventuras. Na primeira noite na barraca, a temperatura caiu para -29 graus Celsius e mesmo assim ficamos felizes e quentes dentro dos nossos sacos de dormir durante a noite toda.

NORMA EN PARA FAIXAS DE TEMPERATURA

Lembre-se, um bom saco de dormir sempre tem uma classificação EN que indica as temperaturas de conforto, limite e extrema.

Conforto: a temperatura em que uma pessoa mais friorenta dorme confortavelmente com aquele saco de dormir. Essa temperatura é determinada levando em conta as mulheres, já que elas costumam sentir mais frio do que os homens.

Limite: a temperatura mínima na qual uma pessoa dorme confortavelmente com aquele saco de dormir. Essa temperatura é determinada levando em conta um perfil masculino.

Extrema: a temperatura na qual uma mulher pode sobreviver por seis horas com aquele saco de dormir, correndo riscos por causa da temperatura baixa – como hipotermia, por exemplo. Nunca leve em consideração a temperatura extrema ao escolher um saco de dormir.

O saco de dormir Alpine ApIII da Sea to Summit tem uma temperatura de conforto de -30 graus Celsius e uma temperatura limite de -40 graus. À noite, colocamos nossas roupas de esqui nos sacos de dormir para mantê-las aquecidas. Isso também fornece isolamento extra e ajuda a secar qualquer possível suor que exista nessas roupas.

Sistema de dormir para acampar no frio

ISOLANTES TÉRMICOS PARA ACAMPAR NO FRIO COM NEVE

Você precisa de mais do que um bom saco de dormir para acampar no frio. Um saco de dormir com enchimento adequado e com a faixa de temperatura correta para o local irá protegê-lo contra a temperatura baixa do ar, mas por melhor que ele seja não irá lhe proteger da temperatura do solo.

O saco de dormir precisa trabalhar em conjunto com um isolante térmico adequado para o clima onde você está. Em nossos acampamentos na neve, usamos duas camadas de isolantes térmicos: uma apenas para isolamento, e outra para conforto e isolamento adicional. O primeiro é simplesmente um isolante térmico de célula fechada (EVA) com cerca de 1 cm de espessura. Esse tipo de isolante pode ter um lado reflexivo aluminizado que ajuda na redução da perda de calor. Por cima dele nós usamos o isolante térmico inflável Comfort Plus Insulated da Sea to Summit, que é perfeito para acampar no frio extremo.

O isolante térmico de EVA que usamos tem um valor R de 2.8, enquanto o isolante inflável da Sea to Summit tem um valor R de 4.0 – o que nos dá um Valor R total de 6.8. Para uso em condições climáticas extremas, particularmente com solo congelado, o valor R do isolante térmico deve ser no mínimo 4.5, ou maior.

Nossos isolantes térmicos infláveis Comfort Plus são compostos por centenas de Air Sprung Cells, uma construção especial de células de ar presente nos isolantes infláveis da Sea to Summit. O trabalho para inflar esses isolantes fica mais fácil e rápido com o uso do inflador Airstream, que vem integrado na bolsa de transporte deles. Isso é realmente prático após um longo dia de atividade, além de evitar que a umidade da respiração acabe indo parar dentro do isolante inflável, o que aconteceria ao encher o isolante soprando com a boca.

Saco de dormir para acampar no frio

LINERS PARA SACOS DE DORMIR

Durante nossos acampamentos de inverno, usamos dois liners para sacos de dormir, o Sea to Summit Thermolite Reactor e o Sea to Summit Reactor Compact Plus. Com eles conseguimos alguns benefícios extras para o nosso sistema de dormir.

Ampliamos a faixa de temperatura

Um liner pode aumentar a temperatura do seu saco de dormir em alguns graus, dependendo do tipo de liner. No nosso caso, a temperatura aumentou entre 8 e 12 graus Celsius.

Melhoramos o conforto

O liner é mais confortável em contato com o corpo do que o material do saco de dormir. Adicionar um liner ao seu sistema de dormir lhe dará esse conforto extra que é importante para uma boa noite de sono e a recuperação do seu corpo.

Melhoramos a higiene

O liner evita que o suor e a sujeira do corpo entrem em contato com o saco de dormir, mantendo ele limpo por mais tempo e impedindo que a sujeira chegue até o enchimento e prejudique o isolamento. Além disso, o liner é muito mais simples para lavar do que um saco de dormir de plumas.

Substituimos o saco de dormir em ambientes mais quentes

O liner também pode ser usado como substituto para o saco de dormir quando você estiver dentro de um abrigo aquecido, na casa de alguém ou em atividades outdoor em climas mais quentes.

ESCOLHENDO UMA BARRACA PARA ACAMPAR NO FRIO

Nos nossos acampamentos de inverno usamos uma barraca 4 estações bem isolada, projetada para resistir a ventos fortes e ao peso da neve, com um quarto contruído inteiramente em nylon para evitar ao máximo a perda de calor.

No verão uma barraca com o quarto fechado, como esta que escolhemos, iria parecer uma sauna. Em climas quentes uma barraca com um quarto telado forneceria mais ventilação e circulação de ar. Entretanto, no clima frio essa tela permitiria a perda de calor e nos deixaria expostos ao vento frio.

Escolhemos uma barraca com capacidade para três pessoas, isso nos deu mais espaço interno, comforto e também evitou que os equipamentos ficassem pressionando o interior da barraca contra o sobreteto. Isso evita que a água infiltre para dentro do quarto da barraca por causa do contato dele com o sobreteto. Também gostamos de ter um quarto maior para guardamos todos os nossos equipamentos e para cozinharmos, se por acaso estiver frio demais do lado de fora ou ventando muito.

PREPARANDO O LOCAL DO ACAMPAMENTO

Antes de montarmos a barraca nós caminhamos ao redor da área para marcarmos o local. Então começamos a aplainar a neve. Isso pode ser feito com os sapatos para neve, com os esquis ou com uma pá. Feito isso esperarmos cerca de 15 minutos para que a neve fique bem firme, só então montamos a nossa barraca. Se não houver nenhuma proteção natural contra o vento você pode contruir um pequeno muro com a neve para proteger a barraca, ou se a camada de neve estiver mais espessa você pode cavar um buraco e montar a barraca dentro dele, mais ou menos como na foto abaixo.

Preparando o local para acampar no frio

TARP

Quando o clima permite, nós dormimos com um tarp ao invés da barraca – o toldo é muito mais fácil para montar e para guardar no dia seguinte. Além disso, usar o tarp realmente nos dá a sensação de que estamos dormindo ao ar livre. A principal consideração para escolher o tarp não é a temperatura, mas sim o vento e a neve. Na primeira noite em que dormimos com ele, ​​fazia apenas -7 graus Celsius, mas sentimos a neve caindo em nossos rostos durante a noite toda. Em outra noite, dormimos com o tarp a -25 graus, e ficamos aquecidos e confortáveis ​​dentro dos nossos sacos de dormir o tempo todo.

O QUE VESTIR (OU NÃO VESTIR)

Dormir pelado ou vestido? Ainda há muita discussão sobre esse assunto e muitos pensam que uma camada de roupa ajuda seu corpo a reter mais calor. Nossa própria experiência mostrou que ficamos mais quentes em nosso sistema de dormir sem roupas. O liner funciona de forma semelhante a uma camada de roupa, e a parte de baixo do saco de dormir retém o calor do corpo sem que precisemos de camadas extras. No entanto, é uma preferência pessoal, por isso pode ser bom experimentar as duas opções e definir o que é melhor para você.

O que vestir para acampar na neve

SEIS DICAS EXTRAS ACAMPAR NO FRIO EXTREMO

1. EXERCÍCIO ANTES DE DORMIR

Quanto mais quente você estiver ao entrar no saco de dormir, melhor dormirá. Parece bastante óbvio, certo? É importante lembrar que um saco de dormir não aquece seu corpo – ele retém o calor do corpo. Antes de dormir, fazemos alguns exercícios – como agachamentos, polichinelos ou uma simulação de boxe. O truque é fazer exercícios suficientes para aquecer o corpo, mas sem chegar ao ponto de começar a suar – porque a umidade irá congelar e isso o deixará com frio rapidamente. É tudo uma questão de atingir o nível certo de calor corporal, sem exagerar nos exercícios.

2. UMA REFEIÇÃO QUENTE E GOSTOSA AJUDA MUITO

Deitar com a barriga cheia depois de um dia cansativo de caminhada ou esqui é muito importante, uma refeição nutritiva e quente é sempre bem vinda antes de uma noite num clima de frio extremo. Isso fará muita diferença no seu conforto, no sono e na recuperação do seu corpo.

3. USE UMA GARRAFA COM ÁGUA AQUENTE

Depois do jantar, derretemos a neve até ferver. Em seguida, colocamos a água quente em garrafas resistentes ao calor e as colocamos dentro dos nossos sacos de dormir. As garrafas emitem uma quantidade enorme de calor e aquecem o saco de dormir das 18h até as 04h da manhã. Também colocamos as roupas que estão levemente úmidas, como meias ou camisas, no fundo do saco de dormir, para que elas possam secar perto da garrafa com água quente. E com isso também temos algo que não está congelado para beber quando acordamos.

4. PROTEJA SUA CABEÇA

Perdemos a maior parte do calor pela cabeça – por isso sempre dormimos com um gorro quente e fechamos o capuz do saco de dormir reduzindo ao máximo as partes da cabeça que ficam expostas ao frio. Certifique-se de que o gorro não esteja muito apertado para evitar dor de cabeça. De manhã, pode ser que a parte do saco de dormir em volta da boca tenha uma camada de gelo, remova esse gelo antes de colocar seu saco de dormir na bolsa de transporte dele.

5. SEQUE O SEU SACO DE DORMIR

À noite, nosso corpo produz calor e expiramos ar quente – ambos causam condensação e podem afetar o desempenho do seu saco de dormir. Em alguns dias acordamos de manhã com uma camada de gelo no exterior do saco de dormir. Nossos sacos de dormir Sea to Summit Alpine têm uma camada externa Nanoshell™ que é altamente repelente à água e ajuda a proteger o enchimento de plumas com tratamento Ultra-Dry™ resistente à água, mas ainda assim secamos nossos sacos de dormir sempre que podemos. Um dia de sol ou uma noite em um abrigo são a oportunidade perfeita para isso. Mesmo que seu saco de dormir pareça seco por fora, é importante dar a ele a maior chance possível de secar completamente por dentro.

6. CAVE UM BURACO NA ENTRADA DA BARRACA

O ar quente sobe, o ar frio desce. Aproveitamos isso cavando um buraco na neve em frente à entrada da barraca. Em vez de se acomodar ao redor de nossos corpos, o ar frio desce para o buraco. O buraco tem outras vantagens: funcionará como um banco, tornando mais fácil entrar e sair da barraca e evita que a neve seja chutada para dentro da barraca.

Acampamento na neve

Quando você chegar ao final de um dia aventuras no frio, é importante se manter em movimento ou se agasalhar adequadamente à noite, e certifique-se de não entrar em seu saco de dormir frio. Cozinhar, e especialmente derreter a neve, consome tempo e o corpo esfria rapidamente, então lembre-se disso para dar a seu corpo a melhor chance de permanecer aquecido durante a noite.

Texto por WE LEAF / Blog da Sea to Summit

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