Consumo e Produção Responsáveis – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Consumo e Produção Responsáveis – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Aqui no blog do Gear Tips, você já pôde entender um pouco melhor sobre o que são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma geral e do que se tratam os ODS 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 8 – Empreendedorismo, 9 – Indústria Sustentável e 10 – Redução de desigualdades. Hoje daremos continuidade ao nosso trabalho apresentando o ODS 12 – Consumo Sustentável.

ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Consumo e Produção Responsáveis - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ONU

O ODS 12 visa a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais. A mudança nos padrões de consumo e de produção se configuram como medidas indispensáveis para atingirmos uma sociedade sustentável. Dentre as metas estabelecidas, podemos destacar:

  • Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
  • Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.
  • Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
  •  
    Admirando a natureza

    Faz-se necessária a implementação de modelos de produção não agressivos ao ambiente. Paralelamente, da adequada gestão do ciclo de vida de produtos. Como indivíduos, um estilo de vida em harmonia com a natureza traz consigo uma maior consciência sobre como podemos amenizar os nossos impactos negativos, seja em nossa vida cotidiana ou durante a pratica dos esportes que tanto amamos.

    O mercado outdoor nacional deve priorizar um consumo consciente promovendo informações qualificadas acerca dos equipamentos mais adequados para cada tipo de consumidor e/ou atividade. Também sobre os cuidados e manutenções que contribuem para o aumento da vida útil de todos os produtos. O reparo, a reutilização e a reciclagem devem ampliar o seu espaço no segmento.

    Consumo Consciente

    Um dos nossos principais objetivos é disseminar conhecimento técnico relacionado aos melhores equipamentos para a prática de esportes de aventura como hiking, trekking, camping ou trail running, promovendo um consumo consciente e as habilidades necessárias para o cuidado e manutenção dos mesmos.

    Gear Tips - Dicas de Manutenção de Equipamentos

    As marcas parceiras do Gear Tips são reconhecidas pela sua qualidade e durabilidade. Trata-se de um consumo qualificado e gerador de menos resíduos durante o passar dos anos, já que as mesmas não são descartadas com pouco tempo de uso. Temos registros de mochilas com mais de 12 anos de uso, por exemplo.

    Reparo de Equipamentos - Garantia Deuter

    Por fim, as marcas também promovem estabelecidos procedimentos de assistência técnica para produtos comprados no Brasil, incluindo o serviço de reparo, que dura por toda vida útil do mesmo. Assim, também contribuem com a redução de descarte de resíduos, já que produtos reparados significam menos lixo.

    O Consumo sustentável pode ser o começo de tudo. Fique ligado pois no próximo artigo sobre o tema falaremos do ODS 15 – Preservação da Vida Terrestre.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *