Conjunto de Cozinha X-Series Sea To Summit

Conjunto de Cozinha X-Series Sea To Summit

O conjunto de cozinha X-Series Sea to Summit me acompanha a mais de 5 anos e são os equipamentos que uso a mais tempo. Continua atual e em perfeito funcionamento. Durável, compacto e leve, são as principais características da linha X-Series. Anterior ao X-Series, levar o os utensílios de cozinha na mochila era um problema, além de pesado, um “trambolho” grande e difícil de acomodar.

Quando a linha X-Series chegou no Brasil, lá por 2016, sabia que tinha a solução para meu objetivo de reduzir peso e volume dos equipamentos. Lembrando, os alvos eram o sistema de dormir, que já falei aqui sobre o Saco de Dormir SPARK SP III da Sea To Summit e o conjunto de cozinha.

O atual conjunto está composto de: Panela X-Pot, Caneca X-Mug, Tigela X-Bowl, Frigideira X-Pan, Chaleira X-Kettle, Coador de café X-Brew, Talher Delta Spork e Saco Estanque.

X-Series conjunto de cozinha com itens colapsáveis da Sea to Summit

X-Series conjunto de cozinha com itens colapsáveis da Sea to Summit

A grande surpresa da linha X-Series, na minha opinião, é o silicone dobrável (colapsável), que traz uma grande praticidade sem perder a eficiência. Aliás, vale um registro importante: o silicone usado na linha X-Series é de grau alimentar e livre de BPA.

Panela X-Pot X-Series

Uso uma panela de 2,8 litros, ideal para cozinhar para duas pessoas, até três pessoas, se não forem muito comilões. Para uma pessoa, a linha X-Series tem uma panela de 1,4 litros e, para grupos, a gigante de 4 litros. Eu escolhi a intermediária.

Panelas X-Pot Sea to Summit
Panelas X-Pot, da esquerda para direita: 1.4L, 2.8L e 4L.

De toda a linha X-Series, a panela X-Pot é quem traz o maior número de detalhes que agregam praticidade ao uso. Além de sua base feita de alumínio anodizado, que mostra o limite de onde a chama do fogareiro pode ir (se passar disso pode danificar as borda de silicone), traz marcações internas de litragem e xícaras, que ajuda na hora de cozinhar e evita aquela gororoba tipo concreto. As alças de silicone ajudam no manuseio e também para travar a tampa. A tampa, por sua vez, de material translúcido, tem furinhos para usar como escorredor de água. Prático, né?

Chaleira X-Kettle X-Series

Em algumas atividades, quando não estou priorizando o peso, me dou o luxo de tomar um chimarrão no final da tarde, e a chaleira X-Kettle passa a ser item essencial. A X-Kettle, assim como a X-Pot, tem base em alumínio anodizado, marcações do limite da chama e marcações internas.

Chaleira Sea to Summit X-Kettle

Chaleira X-Series Sea to Summit
Chaleira X-Series Sea to Summit – aberta e colapsada.

Caneca X-Mug e Coador X-Brew

Na hora de passar aquele café, o trio chaleira X-Kettle + caneca X-Mug + coador X-Brew, é matador. Muito prático e fácil de usar, um complementa o outro. A caneca possui uma borda rígida, para facilitar a empunhadura. Eu prefiro usar dentro do coador um filtro de papel biodegradável e reutilizável, ao invés do filtro de aço inox.

X-Brew coador de café
X-Brew Sea to Summit, o cador de café colapsável da linha X-Series com filtro de aço inox
X-Mug Sea to Summit
Caneca colapsável de silicone X-Mug Sea to Summit

Tigela X-Bowl

A tigela X-Bowl é minha opção para prato, apesar da linha X-Series ter o X-Plate. Considero a tigela mais versátil, servindo também para sopas ou mesmo, dar aquela batida nos ovos antes do omelete. Tem uma coisa que poucos sabem, a base de nylon da tigela, e também do prato, além de dar firmeza ao silicone, pode servir de “tábua” para cortar temperos e carnes.

X-Bowl Sea to Summit

Frigideira X-Pan

Por último, mas não menos útil e prático, está a frigideira X-Pan, toda em alumínio anodizado. Não é anti-aderente, então precisa cuidar para não grudar no fundo. Minha dica é colocar um pouco mais de azeite que o normal e usar o fogo baixo, assim gruda menos. A frigideira tem alças retráteis, para facilitar o transporte, e revestidas em silicone.

Frigideira X-Pan da linha X-Series da Sea to Summit

Na foto, com certeza absoluta, a Pampa, essa cãompanheira de trekking pelos campos de altitude em São José dos Ausentes, ganhou um bom café da manhã, com direito a bacon, ovos e pão.

X-Pan Frigideira Sea to Summit

A panela X-Pot de 2,8 litros se encaixa perfeitamente dentro da frigideira, este também foi um ponto importante na minha opção por este tamanho de panela. Todo o conjunto de cozinha se encaixa, outra grande surpresa da linha X-Series, o que confere muita praticidade na hora de acomodar dentro da mochila.

Itens do Conjunto de cozinha X-Series
Os itens da linha X-Series encaixados uns dentro dos outros.

Quando fechado, com as peças dobradas, o conjunto fica com 5 cm de altura, muito fácil de acomodar na mochila.

O peso total não passa de 1,1 kg e, dependendo da atividade, se a prioridade é ir ainda mais leve, adapto, não levando a chaleira e frigideira, por exemplo.

Peso do conjunto X-Series

Resumo das características e especificações dos itens:

Panela X-Pot: capacidade de 2,8 litros, peso 360 g, corpo em silicone e base de alumínio anodizado;
Caneca X-Mug: peso 60 g em silicone de grau alimentar e livre de BPA;
Tigela X-Bowl: 80 g em silicone e base rígida de nylon;
Frigideira X-Pan: 250 g em alumínio e alças retráteis e revestidas em silicone;
Chaleira X-Kettle: capacidade de 1 litro, pesa 190 g, tem tampa translúcida, corpo em silicone e base de alumínio;
Coador de café X-Brew: em silicone colapsável, tem um filtro removível em aço inox e pesa 90 g;
Talher Delta Spork: 10 g de pura versatilidade;
Saco Estanque: 40 g.

Pontos positivos:
• Leve e adaptável
• Compacto e de fácil acomodação na mochila
• Versátil e eficiente

Pontos negativos:
• A caneca não é térmica, por isso, mantém o calor por pouco tempo
• O coador de café deixa passar um pouco do pó

Antes de colocar o conjunto de cozinha na mochila, faço meu planejamento prévio de cardápios, e isso vai definir o que eu devo levar. Se optar pela comida liofilizada, não levo a panela, pois a chaleira basta. Se for de comida termoprocessada, que falaremos num próximo review, levo a panela, visto que preciso de um volume maior de água para preparar em banho-maria. Se o café da manhã vai ter ovos mexidos com bacon, e frequentemente tem, preciso da frigideira. Assim, vou encontrando o formato adequado do conjunto. Sempre tenho junto toalhas de papel e um mini kit de limpeza, com esponja e detergente biodegradável.

Vídeo da linha de utensílios de cozinha X-Series da Sea to Summit

Gear Members têm até 25% de desconto nos produtos da SEA TO SUMMIT!

Os membros do Gear Tips Club têm desconto exclusivo nos equipamqntos da Sea to Summit, para resgatar este benefício basta acessar a página da Sea to Summit no Gear Tips Club. Além disso, os membros do Club têm descontos especiais em cursos outdoor, equipamentos, lojas, eventos e acesso aos conteúdos exclusivos do Gear Tips. Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

AuthorAlexandre Janner

@arjanner é gaúcho de Três Passos, pai da Aurora, entusiasta da vivência ao ar livre, apaixonado pelos cânions da serra gaúcha e catarinense, embaixador @geartipsoutdoor e idealizador @trilhasul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *