Conheça o Alicate Multitool Signal Leatherman

Conheça o Alicate Multitool Signal Leatherman

A Leatherman é uma marca mundialmente famosa por suas ferramentas multifuncionais e facas produzidas em Portland, Oregon, nos Estados Unidos.

São tantos itens que fica até difícil escolher qual o melhor, pois cada um tem funções específicas que vão atender a diferentes necessidades.

Hoje eu escolhi falar sobre o Signal pois ele foi pensado para suprir algumas necessidades em atividades ao ar livre e sobrevivência.

Para começar, vale dizer que são 19 funções em apenas 212,6 gramas. O tamanho também é compacto: fechado, o signal tem apenas 11,43 cm de comprimento.

Vamos então ver quais são estas funcionalidades, que fazem do Signal o meu mais novo companheiro nas atividades ao ar livre (antes eu usada o Wingman, que gosto muito, e que também vou fazer um vídeo).

Vou começar com as funções externas, e depois vou falar das funções internas.

  • Para começar, temos a Lâmina Semi-Serrilhada em Aço Inoxidável 420HC com 6,93 cm de comprimento. Para maior segurança, a lâmina possui uma trava, para que não feche durante o uso.
  • Próximo à lâmina, temos um afiador diamantado removível. Ele é abaulado justamente para conseguirmos afiar tanto a parte lisa quanto a parte serrilhada da lâmina.
  • Do outro lado, temos a serra, que é super afiada e é feita de uma forma que a madeira não fique prendendo nos dentes. Muito fácil de usar. Assim como a lâmina, também possui sistema de trava.
  • Ao lado da serra temos a pederneira integrada ao apito. Mas, estes itens são acessados por dentro, então vou falar deles mais abaixo.
  • Na parte inferior do Signal, temos o Martelo, que serve para fincar estacas de barraca no chão, quebrar nozes ou qualquer outra coisa onde precisamos de algo duro para bater. Integrado a ele, temos um mosquetão, para prendermos o Signal na mochila, por exemplo, mas que é muito útil para tirar do chão as estacas da barraca. E, para finalizar esta parte, temos uma Chave de Boca de 1/4″.
  • Como na grande maioria das ferramentas da Leatherman, o Signal tem um Alicate de Precisão e um Alicate Comum. Basicamente, o primeiro é o bico da ferramenta, e o segundo a parte logo abaixo, que permite pegar objetos maiores com mais força. Em seguida, ainda na parte do Alicate, temos os cortadores de Fio e de Arame. Estes cortadores são muito resistentes e são substituíveis. Ou seja, se eles gastarem ao longo do tempo, é possível comprar novas lâminas e trocar.
  • Já que estamos falando de fios, o Signal também conta com um Descascador de Fios, que fica localizado na base do Abridor de Latas e de Garrafas.
  • O alicate Signal possui um Adaptador de Bits para Chave Phílips e Chave de Fenda e uma Agulha Escariadora. Ela funciona bem para abrir furos em lona e couro, e até fazer furos em madeira.

 

Por fim, vamos às 2 funções que fazem do alicate Signal uma ferramenta ideal para atividades ao ar livre e sobrevivência: Apito e Pederneira.

  • O apito é algo fundamental para quem faz atividades ao ar livre, pois é uma maneira muito eficiente de chamarmos a atenção de outras pessoas. Claro que sempre levo comigo um Spot GEN3 ou um Spot X, mas o apito funciona muito bem para chamarmos a atenção de quem está por perto.
  • Integrado ao Apito, temos a pederneira em ferrocério, muito macia e que faz faísca muito facilmente. Ela é pequena e projetada para situações de emergência, ou seja, eu não recomendo ficar usando toda hora.

 

Aliás, vale aqui um alerta: Fogo é algo muito perigoso e o uso inconsequente é responsável por inúmeros incêndios florestais todos os anos, em diversos lugares do mundo. E, no Brasil, é proibido fazer fogueiras dentro de Parques Nacionais e Unidades de Conservação. Portanto, tenha cuidado!


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *