Conheça a Barraca Mykra 1/2, da Azteq

Conheça a Barraca Mykra 1/2, da Azteq

A Azteq, marca conhecida principalmente pelas barracas Minipack e Nepal, agora também vai ser conhecida por barracas ultra-leves e auto-portantes! A Conheça a Barraca Mykra acaba de ser lançada!

Com apenas 1,8 kg (incluindo o footprint), a Mykra 1/2 é uma das únicas em sua categoria que é, de fato, auto-portante. Isso porque em vez de suas varetas formarem um “Y”, como acontece em outras barracas, elas formam um “Y Duplo”. Para não complicar na descrição, basta olhar o vídeo. Mas, basicamente, a vareta bifurca dos dois lados, fazendo com que o “quarto” da barraca fique completamente esticado tanto de um lado quanto do outro.

Só para deixar mais claro, estruturas em “Y” esticam apenas um dos lados da barraca. O outro é preciso usar specs. Na Barraca Mykra, isso não é necessário.

Seu espaço interno é bem confortável para 1 pessoa + equipamento. Mas, também comporta 2 pessoas (não muito grandes) com equipamento do lado de fora.

O “quarto” da barraca é todo em tela (menos o piso, obviamente). Isso faz com que ela seja bem ventilada e a condensação, quando ocorrer, vai ser apenas no sobreteto. Por ser bem ventilada, é importante compreender que menos calor vai ficar retido dentro dela.

O sobreteto é fino o suficiente para aturar uma coluna d’água de 6.000 mm. É feito com nylon de 20 Denier e possui retardante de chama.

As varetas e specs são feitos de duralimínio.

Um ponto importante é o detalhamento do peso da Barraca Mykra. Veja abaixo:

  • Sobreteto (com cordeletes): 563 g
  • Quarto: 497 g
  • Varetas: 405 g
  • Specs: 177 g
  • Footprint: 183 g
  • Bolsa de Transporte: 67 g
  • Saco dos Specs: 8 g
  • Peso Total: 1.840 g

Antes que alguém diga que existe uma diferença entre o que medimos e o que está na embalagem, vale dizer que qualquer peso na embalagem de um produto é feito com base em uma amostragem relativamente grande (diversos produtos) e que de uma forma geral são a média desta amostragem. Porém, também existe um desvio padrão (para mais ou para menos desta média). No nosso caso, ficou em menos do que 2,5%, o que é muito aceitável. Além disso, também existe precisão da balança utilizada.

Bom, voltando ao que interessa: A barraca Mykra 1/2, da Azteq, com todos os seus acessórios, pesa 1.840 g. Porém, se tirarmos os “excessos” (bolsa de transporte, saco dos specs e footprint), temos uma barraca pesando apenas 1.582 g! Uma excelente pedida para uma barraca auto-portante de 3 estações!

Ah! Esqueci de dizer que o sobreteto da Mykra possui saia. Alguns vão considerar um peso a mais, mas este atributo é muito funcional em climas mais frios onde o vento entrando por baixo vai deixar as coisas mais frias!

Veja algumas fotos da Mykra!

Veja abaixo as outras características da barraca:

  • Dimensões: 2,15 x 1,25 x 1,00 m
  • Material das varetas: Duralumínio
  • Material do piso: Poliéster 75D/195T
  • Material do teto: Poliamida Siliconado Ripstop 20D/380T PU
  • Peso: 1,8 kg
  • Capacidade: 1/2 pessoas
  • Tela mosquiteiro: Sim
  • Coluna d’água: 6.000 mm

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorKiko Araujo

Escalador desde 1992, tem trabalhado com o mercado outdoor desde 1998, quando fundou a escola de escalada Parede, com seu amigo e sócio Pedro Lacaz Amaral. Posteriormente, em 2001 fundou a empresa Proativa, que faz a gestão das marcas Deuter, Sea to Summit, Azteq e CamelBak no Brasil. Formado em marketing é especializado em marketing de relacionamento.

12 Replies to “Conheça a Barraca Mykra 1/2, da Azteq”

  1. Olá,
    Vcs indicariam essa barraca pra uma viagem longa na Patagônia? Incluindo Torres del Paine com bastante vento no verão?

    • Oi Laz!
      Olha, depende um pouco do peso que você quer levar. Eu uso a Himalaya 2/3 da Azteq, pois ela é geodésica e super estruturada. Ou seja, aguenta ventos fortes. Eu uso mesmo em situações mais simples (a não ser que esteja sozinho). Obviamente, não é uma barraca leve, mas a segurança dela, para mim, compensa!
      Abs!

      • Eu vou precisar de pouco peso mesmo. Estou com uma mochila de 50 litros, e vou ficar mais de 60 dias acampando.
        Eu estava indo pra Minipack, mas ela não ser autoportante me tira muito da segurança de poder acampar em qualquer lugar, e essa Mykra pareceu uma opção boa.

        • E vou sozinho também. O meu receio é sobre o vento, e que nas especificações de outras barracas, elas dizem coluna d’água de 6.000mm no sobreteto e no piso, mas nesta barraca só diz “coluna d’agua de 6.000mm. Não especifica se é no sobreteto, no piso, ou nos dois. nem no site da propria Azteq. Mas estou inclinado a comprar ela nos proximos dias.

          • Laz, descobri aqui sobre a coluna d’água do piso: São 3.000 mm. É bem resistente também!
            Abs!
            Pedro

        • Laz, com certeza, a Mykra é uma excelente opção. Mas, é fundamental você saber que o tecido dela é mais fino (super resistente também, mas é mais fino) e o corpo da barraca é todo telado. Excelente para minimizar condensação, mas tem gente que pode achar muito ventilado. Eu tenho usado ela na Serra dos Órgãos e tenho adorado!
          Abs!
          Pedro

  2. Olá! Muito boa a avaliação! Estou pensando em Comprar a Mykra para fazer o trekking Dentes de Navarino! Eu já usei a Minipack para fazer Torres del Paine e a Nepal de um amigo dividimos fazendo o circuito da Cordilheira Huayhuash no Perú… Tenho confiança nessas duas. No entanto, o fato da Mykra ser autoportante me chamou a atenção, pois Navarino tem terreno rochoso na maior parte. Pela sua impressão a Mycra tem boa resistência a ventos fortes?

    • Oi Victor! Tudo bem?

      Em termos de estrutura, acredito que ela vai suportar bem sim! Eu tenho usado muito a Mykra, mas não peguei ventos muito fortes ainda. Ela se portou muito bem em todas as situações até o momento. A grande questão dela é que é bem ventilada. Não acho que vá ser um problema também, mas é bom avisar sobre isso.

      Se achar melhor conversar mais sobre isso, mande um e-mail para nós (info@geartips.com.br) que passo meu telefone e conversamos!

      Abs!

      Pedro

  3. Boa tarde comprei barraca mykra exatamente pelo baixo peso, anunciado pelo fabricante, pesquisei bastante.O que determinou a compra foi o fato de abrigar duas pessoas com peso baixo.Quando a barraca chegou fui pesar com dois tipo de balança digital,na duas, o peso passou de 2 kg . Até entendo que possa ter lotes diferenciados material de produção com tecido com peso diferente,agora o que não entendo por nunca se preocupar em pesar para se certificar do material que esta recebendo.ainda mais por ser um produto feito em outro País.e pior ainda correr o risco de responder uma ação por um cliente se sentindo engando,(não será meu caso) não por divergêncía de peso mas por propaganda enganosa.Quem se responsabiliza pela informações passada para lojas ? Outra pergunta que já fiz a empresa Nautika.e a resposta não foi satisfatória.O tecido do assoalho da barraca é tão resistente como outra que não precisa usar o footprint ? Não devolvi a barraca,minha intenção é só compartilhar informação.Bom dia

    • Oi Arnaldo! Tudo bem?

      Eu pesei todos os itens separadamente e cheguei aos números abaixo (não foram dados do fabricante, mas da minha balança):

      Sobreteto (com cordeletes): 563 g
      Quarto: 497 g
      Varetas: 405 g
      Specs: 177 g
      Footprint: 183 g
      Bolsa de Transporte: 67 g
      Saco dos Specs: 8 g
      Peso Total: 1.840 g

      Obviamente, existe sempre uma margem de erro e, na minha medição, estaria dentro desta margem de erro. Uma coisa importante é que, na hora de pesar, se for em balanças pequenas, todo o produto deve estar em cima da balança, pois se partes ficam para fora, pode dar alteração no peso registrado.

      Minha sugestão: mande um e-mail para nós no info@geartips.com.br para podermos conversar melhor e ai vermos o que pode ter acontecido. O que acha?

      Sobre o tecido do assoalho, ele é mais fino do que o de uma barraca tipo a Himalaya, da Azteq também. O footprint é para uma proteção maior.

      Abs!

      Pedro

  4. Vcs tem loja fisica no rio de janeiro?

    • Oi Marcos! Tudo bem?
      Nós não temos loja, mas existem algumas no Rio! Mande um e-mail para nós no info@geartips.com.br que podemos indicar as lojas mais próximas de você!
      Um abraço!
      Pedro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *