Composteira Doméstica: Uma forma de Reduzir os Resíduos

Composteira Doméstica: Uma forma de Reduzir os Resíduos

Hoje vou contar para você sobre como eu ajudo a reduzir a geração de resíduo orgânico aqui em casa, usando uma Composteira Doméstica.

Mais de 50% dos resíduos gerados no Brasil são resíduos orgânicos, e apenas 1% disso é reutilizado ou compostado. Um número extremamente baixo e que precisamos reverter de duas formas:

– Reduzindo a geração de resíduos (ou seja, diminuindo o desperdício);
– Compostando ao máximo o resíduo orgânico produzido, transformando o lixo em adubo.

O que muitas pessoas não sabem é que nós podemos tratar estes resíduos orgânicos no local em que eles são gerados, ou seja, na nossa casa.

Já faz algum tempo eu comecei a usar um pequeno minhocário (ou composteira doméstica), onde coloco parte do resíduo orgânico gerado aqui em casa.

Mesmo pequena, esta composteira já produziu bastante adubo, tanto sólido quanto líquido. Hoje eu tirei 2 frascos deste adubo líquido, que é rico em nutrientes para as plantas.

Porém, para uma casa com 4 pessoas, esta composteira é muito pequena. Por isso, resolvi comprar uma maior.

Eu acabei de receber a Humi, composteira doméstica desenvolvida pelo pessoal da Morada da Floresta. Ela é composta por 2 caixas digestoras e 1caixa coletora. A montagem é super simples e o uso, mais ainda!

Pretendo fazer outro vídeo, assim que a primeira caixa estiver cheia, para mostrar o funcionamento, mas vou deixar alguns links aqui na descrição do vídeo, com informações do próprio pessoal da Morada da Floresta.

Composteira HumiLink para comprar

Composteira HumiVeja o vídeo demonstrativo


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

 

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *