Como usar o Gaia GPS para criar tracklogs de trilhas

Como usar o Gaia GPS para criar tracklogs de trilhas

O Gaia GPS é um app que permite a criação e o compartilhamento de tracklogs de GPS, isto é, arquivos que marcam o percurso e os pontos de referência de uma trilha. Neste texto você aprenderá a criar uma conta gratuita no Gaia GPS para planejar os percursos das suas aventuras e salvar um arquivo com o tracklog do percurso, que pode ser sincronizado com o seu smartphone posteriormente.

Gaia GPS APP

Toda atividade outdoor bem planejada leva em conta recursos e ferramentas para orientação e localização, dentre elas um GPS e um arquivo com o caminho a ser seguido (conhecido como “tracklog”), dois itens que podem lhe tirar ou evitar que você entre numa encrenca.

Um tracklog de GPS pode lhe ajudar até mesmo antes da sua aventura começar. Através dele você pode obter informações básicas sobre a rota que irá seguir, tais como: desnível entre os pontos da trilha, a distância de cada trecho, os pontos de acampamento ou as fontes de água – informações que podem lhe ajudar a se preparar melhor para cada um dos dias da sua jornada.

O Gaia GPS – Aplicativo e Site

Gaia GPS é um app de GPS que permite a criação prévia, a gravação em tempo real e o compartilhamento de tracklogs. Com o smartphone você pode registrar o caminho durante a caminhada ou seguir os tracklogs que você sincronizou através da sua conta no site do Gaia. E a conta gratuita já permite que você utilize várias funções úteis para o planejamento de uma atividade outdoor! Para criar a sua conta basta acessar o site do Gaia GPS.

Crie a sua conta gratuita no site do Gaia GPS

A interface do app é simples se compararmos ela com outros aplicativos similares disponíveis para Android e IOS. O que pode ser um ponto negativo para uns pode ser uma vantagem para outros, já que isso facilita o manuseio do app durante a caminhada. O botão para iniciar a gravação fica bem acessível, assim como a opção para tirar uma foto usando o próprio app do Gaia.

Interface do app do Gaia GPS para Android

Na imagem acima você pode ver a interface do app do Gaia GPS para Android. Na esquerda temos uma tela mostrando a visualização de um tracklog – note a simplicidade das opções e os botões para gravar e tirar uma foto, ambos bem acessíveis. Na direita temos uma imagem com o menu do app aberto, através deste menu você pode importar arquivos .GPX baixados em outras plataformas e realizar outras ações básicas.

Vantagens e desvantagens entre as contas Gratuitas e as contas Premium

Versão Gratuita

– Planejamento de trilhas através do site do Gaia GPS;
– Opção para exportar o tracklog com a trilha criada (GPX, KML ou GeoJSON);
– Possibilidade de importar um arquivo de trecklog criado em outro site ou aparelho para dentro do site do Gaia;
– Sincronização automática das trilhas entre o app do Gaia no seu smartphone e o site;
– Gravação da trilha diretamente no celular durante a caminhada (não inclui suporte a mapas off-line);
– Mapa com curvas de nível e indicação das trilhas – tanto no celular quanto no site;
– Possibilidade de baixar os tracklogs de outros usuários no site do Gaia GPS;
– Possibilidade de enviar um link com a edição de um tracklog de uma trilha para outra pessoa, funciona mesmo que essa pessoa não tenha uma conta no Gaia GPS (pessoa pode baixar o arquivo do tracklog através do link ou visualizar ele na página de edição do site do Gaia).

A maior desvantagem da versão gratuita do Gaia GPS é que ela não tem suporte para mapas off-line no app do smartphone, ou seja, para ver o mapa no seu celular durante uma caminhada você precisará estar conectado na internet se estiver usando uma conta gratuita. Além disso, ela possui apenas o mapa topográfico, sem a opção de sobrepor o mapa topográfico com imagens de satélite no celular (mas isso é possível no site do Gaia GPS, mesmo com a conta gratuita). Portanto, se você precisa destes recursos terá que optar pela assinatura premium do app.

Versão Premium

A conta Premium é cobrada anualmente, em dólar. Na data de publicação deste artigo, o valor da anuidade era U$ 39.99. A versão Premium do Gaia GPS conta com todas as características da versão gratuita e mais:

– Possibilidade de exportar o mapa com o tracklog em um arquivo PDF – formatos variados (A4, A2, A3…), com escala, curvas de nível e declinação (função disponível atravpes do site do Gaia);
– Possibilidade de baixar mapas para navegar off-line no app do celular;
– Diversos mapas especiais para atividades esportivas (trilhas, pesca, 4×4, esqui, etc);
– Mapas especiais para o Canadá, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia.

A navegação pelo smartphone com mapa off-line é de longe a maior vantagem da versão Premium do Gaia GPS. Durante os testes que fizemos o telefone ficou o tempo todo em “modo avião” e foi usado para gravar o tracklog e fazer algumas fotos, o modo avião ativo resultou em um consumo muito pequeno da bateria.

A possiblidade de baixar os mapas em formato PDF também é outra grande vantagem para quem deseja ter uma segunda ferramenta de orientação e navegação. Abaixo você pode ver um exemplo de um mapa gerado no site do Gaia.

Imagem com exemplo de um mapa exportado no Gaia GPS Premium

Como criar um tracklog usando o site do Gaia GPS

A versão web permite que você crie um tracklog para usar como base de orientação na exploração de uma área, ou que você trace um tracklog sobre as várias trilhas que já aparecem referenciadas no mapa (linhas tracejadas).

Você também pode enviar para o site do Gaia um tracklog que você baixou de outro lugar. Neste caso é possível visualizar o trajeto e as informações do tracklog no site do Gaia, mas não é possível editar esse tracklog que foi carregado de uma fonte externa, mesmo usando uma conta Premium.

Traçando um percurso no site do Gaia GPS
Ao entrar no site do Gaia GPS com a sua conta gratuita você tem acesso ao web app deles. E lá você pode traçar percursos, marcar pontos e exportar eles em um formato de tracklog para usar no app do seu celular, no GPS ou em outras plataformas de mapas online.

Para criar um tracklog no site do Gaia basta seguir esses passos

1. Faça login no site do Gaia GPS, ao fazer isso você encontrará uma tela igual a imagem abaixo. Use o zoom e navegue pelo mapa até achar a região onde será a sua aventura.

Criando um tracklog com o Gaia GPS

2. Agora clique na opção “Route” no menu da esquerda, isso vai iniciar a criação do tracklog, troque o nome de “Untitled Route” por algo que seja melhor para você. Esse será o nome do seu arquivo de tracklog.

Criar Tracklog de GPS Online

3. Agora basta clicar sobre o mapa com o botão esquerdo do mouse para adicionar pontos e traçar a rota do caminho (observe os pontos e a linha laranja na imagem abaixo). Note que ao fazer as marcações no mapa o site do Gaia vai gerando as informações sobre a distância e a altimetria da rota que você está desenhando.

Adicionando pontos e criando o tracklog de gps

Para deletar um ponto basta clicar sobre ele com o botão esquerdo do mouse e depois e clicar em “Delete Point”. Se você clicar sobre um ponto com o botão esquerdo do mouse e manter o botão pressionado será possível arrastar esse ponto pelo mapa reposicionando ele.

4. Agora experimente adicionar um waypoint, isto é, um ponto de referência que receberá um nome. Isso irá lhe ajudar a referenciar locais de acampamento, fontes de água, topos de montanha, etc.

Dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre um ponto que já existe no seu traçado. No menu que vai aparecer clique na opção “Add waypoint”. Ao fazer isso o pin do waypoint irá aparecer no mapa com as coordenadas do ponto (imagens abaixo).

Adicionando um waypoint no tracklog

Adicionando waypoints no site do Gaia GPS

IMPORTANTE

Note que você não consegue editar o nome do waypoint sem salvar o tracklog antes, então para salvar basta clicar no botão “SAVE”. Ao fazer isso a edição do tracklog será encerrada, mas não se preocupe, você pode voltar a editar o seu arquivo clicando no link “Saved Items” no menu da esquerda. Lá você encontrará o seu tracklog e o waypoint, aí basta clicar sobre ele e clicar em “edit” para editar o nome do waypoint – ou clicar sobre o rota para editá-la novamente.

Editando nome do Waypoint no site

Alterar nome do Waypoint

PS.: pode ser que o seu waypoint demore para aparecer na lista de “saved items”, se isso acontecer basta esperar um pouco e ele aparecerá na lista logo depois.

5. Para não alongarmos muito esse tutorial vamos salvar o nosso tracklog e vamos iniciar o processo de exportação dele para um arquivo GPX, KML ou GeoJSON. Neste caso vamos optar pelo formato .GPX que é compatível com aparelhos de GPS, apps e outros sites.

Após clicar no botão “SAVE” basta rolar a tela para baixo até achar a opção “Export”, ao clicar nela você verá as opções de arquivos disponíveis. Clique na opção .GPX e salve o arquivo. Esse arquivo contém o tracklog que você traçou, com a rota e o waypoint. E agora você pode importar esse arquivo em um aparelho de GPS ou app compatível com o formato .GPX ou enviar ele para alguém.

Exportando arquivo GPX no site do Gaia

Exportando arquivo GPX no site

Quatro dicas extras sobre o site do Gaia GPS

1. Clicando no botão “3D” no canto inferior direito da tela de edição você muda a visualização do mapa para um formato 3D onde é possível visualizar os contornos do terreno. Confira:

Essa dica também funciona se você importar um arquivo .GPX para o site do Gaia (o que é legal para visualizar em 3D um arquivo de tracklog que você baixou de algum lugar ou pegou com algum amigo).

2. Ao traçar a sua rota você pode usar as linhas tracejadas que aparecem no mapa, essas linhas representam trilhas conhecidas da região e são uma boa forma para criar um tracklog de uma trilha que já existe, e é bem conhecida. Basta ir posicionando os pontos do seu tracklog exatamente em cima da linha tracejada, e o site do Gaia GPS irá criando a rota sobre essa linha. Veja:

3. Mesmo usando uma conta gratuita é possível trocar o mapa padrão do Gaia por um mapa com imagens de GPS. Essa função não está disponível no celular para as contas gratuitas, mas funciona no site com qualquer conta. Existem duas opções de mapas com imagens de satélite, uma delas com a marcação das trilhas, veja:

4. Para acessar seus tracklogs, waypoints e outras informações da sua conta no site do Gaia GPS basta clicar sobre o ícone do seu perfil, na direita no alto da tela.

Menu Site - Gaia GPS


Os membros do Gear Tips Club têm desconto na assinatura Premium do Gaia GPS, para resgatar este benefício basta acessar a página do Gaia GPS no Gear Tips Club. E se você não for membro do Gear Tips Club aproveite e faça a sua inscrição agora, acesse:

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *