Como organizar uma Mochila para Trekking

Como organizar uma Mochila para Trekking

Você sabe como organizar uma Mochila para Trekking?

Pode parecer algo simples, mas se a mochila não for organizada adequadamente, ela pode te desequilibrar, causando não apenas desconforto mas gasto extra de energia.

Precisamos imaginar que a mochila possui 4 compartimentos diferentes (mesmo que ela tenha mais ou menos compartimentos do que isso).

1- Compartimento da Tampa;
2- Compartimento principal, junto às costas;
3- Compartimento principal, afastado das costas;
4- Compartimento inferior.

Na tampa da mochila (1) devemos colocar os itens que precisamos acessar mais facilmente, como gorro, luva, lanterna de cabeça e etc. Geralmente são itens mais leves.

No compartimento principal, junto às costas (2) devemos colocar os itens mais pesados, como comida, combustível e etc. Vale lembrar que o peso deve estar centralizado, para não deslocar a mochila para um dos lados.

No compartimento principal, afastado das costas (3) devemos colocar outros itens leves. Isso é feito para não deslocarmos o centro de massa da mochila para longe do nosso centro de gravidade.

No compartimento inferior (4) devemos colocar o conjunto de itens mais leves, como o saco de dormir, uma jaqueta de pluma e etc. É fundamental não colocarmos ali os itens pesados, pois este compartimento fica geralmente abaixo do ponto em que a armação interna da mochila começa a transferir o peso para a barrigueira. Portanto, o que está neste compartimento praticamente não é transferido para a cintura.

Esta organização deve ser feita em qualquer tamanho de mochila, mas é fundamental em mochilas semi-cargueiras (de 35 a 55 litros) e cargueiras (acima de 55 litros).


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *