Como limpar e guardar suas botas de trilha

Como limpar e guardar suas botas de trilha

Manter as suas botas de trilha limpas e armazenadas corretamente irá prolongar a vida útil delas. Fazendo a manutenção correta você economizará dinheiro evitando a substituição prematura do equipamento e contribuirá para a conservação do meio ambiente, reduzindo seu consumo ao estender a vida útil das suas botas de trilha.

As dicas de hoje são específicas para as botas e tênis de trilha, mas nós já falamos sobre o armazenamento e manutenção de vários tipos de equipamentos, tanto aqui no blog quanto no canal do Gear Tips no YouTube. Confira alguns textos que já publicamos:

1. Como guardar sua mochila;
2. Como lavar a sua mochila;
3. Como lavar um saco de dormir sintético;
4. Como lavar um saco de dormir de pluma;
5. Dicas para organizar melhor os seus equipamentos;
6. Como limpar o seu reservatório de hidratação (CamelBak).

Nós também temos um Webinar, com quase 2 horas de duração, onde falamos sobre a manutenção de diversos tipos de equipamentos outdoor, assista:

Outros conteúdos similares estão disponíveis no Gear Tips Plus, a nossa plataforma de streaming para os membros do Gear Tips Club.

Cuide bem das suas botas e elas cuidarão bem dos seus pés

Um bom par de botas de trilha deve proteger seus pés, ser confortável, manter seus pés secos e oferecer uma boa aderência durante a caminhada. Botas de qualidade não são baratas e nem sempre você encontra elas de primeira. Provavelmente você já gastou algum dinheiro comprando botas diferentes em busca da sua “bota de trilha perfeita”.

Aí você volta da trilha e joga suas botas sujas e molhadas em um canto da área de serviço. As fiéis protetoras dos seus pés ficam lá, abandonadas e sujas, até que você precise delas novamente. Se isso soa familiar para você, está hora de realizarmos uma intervenção – você precisa cuidar melhor das suas botas de trilha!

Como lavar suas botas de trilha

E aí, está curtindo esse conteúdo?

Você sabia que o Gear Tips Club é a maior comunidade de praticantes de esporte montanha do Brasil, com descontos e conteúdos exclusivos? Clique aqui para fazer a sua assinatura.
 

Como limpar suas botas de trilha?

O mais importante é não adiar a limpeza por muito tempo. Se for possível limpe assim que você retornar da trilha. Se não for possível, tente limpar no dia seguinte, mas não adie essa tarefa por muito tempo.

Outro ponto importante: nunca coloque seus calçados na máquina de lavar! A limpeza de qualquer calçado deve ser feita manualmente. Use um tanque, balde ou bacia para lavar seus calçados.

Escolha uma escova macia, ou com dureza intermediária, que seja capaz de limpar o calçado sem danificá-lo. Preste atenção aos tecidos que são mais suscetíveis ao dano se forem escovados com muita força. Você pode encontrar essas escovas de limpeza nos supermercados ou em lojas de utilidades domésticas.

Fique atento para as indicações do fabricante da sua bota de trilha, alguns podem recomendar métodos e produtos específicos para a lavagem do seu calçado. Em geral, você pode usar produtos específicos para a limpeza de calçados ou produtos neutros, como sabão de coco. Nunca use alvejantes, água sanitária, detergentes de cozinha ou outros produtos de limpeza doméstica – alguns produtos químicos podem danificar o couro, os tecidos ou afetar a impermeabilização do calçado.

Comece removendo os cadarços e as palmilhas. Bata as botas uma contra a outra para remover o excesso de areia, terra ou lama.

Limpe as botas com um pano úmido ou na água corrente (dependendo da sujeira). Use uma escova para remover toda a sujeira que estiver mais grudada. Enxague com água limpa e repita o processo até terminar a limpeza.

Use um palito de churrasco, ou algo similar, para remover as pedras presas no solado. Uma escova com cerdas mais duras também podem ser útil para remover a lama seca do solado.

Você não precisa esfregar o interior da bota se ele não estiver muito sujo. Mas se for necessário faça isso com cuidado, os tecidos usados na parte interna dos calçados geralmente são mais frágeis, portanto, tenha cuidado ao esfregá-los.

Lave as palmilhas separadamente. Primeiro enxague para remover a sujeira superficial, passe um sabão neutro com as mãos e enxague novamente para remover o sabão. Se for necessário esfregue com uma escova macia, enxague e deixe secar em um local ventilado.

Os cadarços podem ser lavados facilmente, na mão mesmo. Primeiro enxague eles para remover a sujeira superficial. Depois passe bastante sabão nas mãos e faça uma “bolinha” com o cadarço. Agora esfregue uma mão na outra com o cadarço entre elas – esse método simples é muito eficiente! Se a sujeira estiver mais impregnada experimente esticar o cadarço na borda do tanque e esfregá-lo com uma escova macia, faça movimentos sempre na mesma direção. Enxague bem para remover o excesso de sabão e pendure os cadarços para secar.

dicas para lavar bota de trilha
Não deixe as suas botas de trilha sujas por muito tempo. Lave assim que você chegar em casa ou no dia seguinte.

Como secar e guardar as botas de trilha?

Nunca coloque as suas botas de trilha para secar sob o sol forte ou perto do fogo. A temperatura alta pode afetar a cola do solado ou danificar outras partes do calçado. Use um pano seco para remover o excesso de água, então escolha um local ventilado e sombreado para deixar suas botas secando.

Nunca, mas nunca mesmo, guarde suas botas de trilha se elas estiverem úmidas. A umidade é um convite para a formação de mofo. Isso vale para qualquer equipamento, desde um par de meias até uma barraca ou saco de dormir. Portanto, tenha paciência e espere elas secarem completamente antes de guardá-las.

Só coloque os cadarços e as palmilhas de volta quando as botas de trilha estiverem completamente secas. Encha cada bota com jornal e guarde elas em um local ventilado, pode ser numa sapateira aberta ou no chão de seu quarto. Mas evite lugares úmidos ou quentes demais (cuidado com os lugares onde o sol incide diretamente ou próximos de paredes que esquentam muito).

Se você usa botas de couro, vale a pena aplicar um produto especial para o tratamento do couro depois que elas estiverem secas. O couro dura bem mais se for bem tratado e existem produtos específicos para a hidratação de couro. Verifique se o fabricante da sua bota indica algum produto ou marca específica.

Nada de mal cheiro nas suas botas de trilha!

As palmilhas ou o interior do seu calçado ficaram com aquele cheiro ruim?

Você pode usar o spray Anti-Odor da Azteq! Um produto formulado especialmente para remover os odores ruins dos seus equipamentos outdoor. Já falamos dele em alguns vídeos do nosso canal no YouTube, veja:

No vídeo acima nós também mostramos o Lava Tudo da Azteq, outro produto que você pode usar para fazer a limpeza dos seus equipamentos outdoor.

Gear Members têm até 25% de desconto na nossa rede de parceiros outdoor!

Os membros do Gear Tips Club têm descontos especiais em cursos, lojas, equipamentos, eventos e acesso aos conteúdos exclusivos do Gear Tips. Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.