Como lavar a sua mochila

Como lavar a sua mochila

Aprenda a lavar sua mochila corretamente, seja ela a sua fiel companheira de dia a dia ou aquela cargueira que já viu muitas trilhas, montanhas e países.

A manutenção periódica dos seus equipamentos é muito importante, principalmente se você os utiliza constantemente ou se você mora em um lugar úmido ou muito quente.

Por mais que seus equipamentos estejam bem guardados, é fundamental que você faça uma verificação periódica neles para evitar problemas causados pela umidade, mofo, temperaturas altas ou insetos. Isso vale para suas mochilas, roupas, sacos de dormir, barracas, isolantes térmicos, calçados, etc.

Aqui no Gear Tips temos um texto com dicas para você guardar e organizar melhor seus equipamentos, além de outras postagens onde já falamos sobre cuidados básicos com os equipamentos outdoor, como por exemplo:

Como lavar o seu sistema de hidratação;
Como lavar um saco de dormir de pluma;
Como lavar um saco de dormir sintético.

Manter seus equipamentos limpos e bem armazenados amplia a vida útil deles e previne que você fique na mão durante uma aventura por causa de um equipamento danificado – o que pode acontecer com itens que ficaram armazenados em locais ruins ou não receberam nenhuma manutenção após o uso.

Dicas para lavar sua mochila

Quando você deve lavar a sua mochila?

Se a sua mochila estiver muito suja ou suada, é fundamental que você dê um banho nela. Porém, se a sujeira for superficial, como pontos de lama ou poeira, você pode usar um pano úmido e uma escova macia para limpar esses pontos, sem precisar lavar a mochila inteira.

DICA: é mais fácil remover a sujeira quando ela ainda está fresca. Não precisar ser assim que você colocar os pés em casa, pode ser no dia seguinte. Mas evite guardar a sua mochila suja ou esquecer ela em um canto da área de serviço por muito tempo.

Como lavar a mochila

A REGRA MAIS IMPORTANTE É: nunca coloque a mochila na máquina de lavar. O movimento da máquina de lavar coloca tensão no tecido da mochila (e no revestimento de PU) e isso pode danificar o equipamento. O melhor a fazer é lavar a sua mochila manualmente.

Comece esvaziando ela completamente, verifique todos os bolsos e remova a capa de chuva. Limpe a sujeira superficial com uma escova macia, água e sabão neutro (pode ser sabão de coco).

Certifique-se de que os zíperes estejam livres de sujeira, você pode usar uma escova de dentes velha para limpá-los.

Se alguma pedrinha ou pedaço de vegetação estiver preso no tecido acolchoado das alças ou do costado você pode usar uma pinça com ponta fina para remover cuidadosamente o objeto.

Dependendo de quão suja a mochila estiver você terá que ir além de um simples pano úmido. Nesta situação basta mergulhar sua mochila em um balde ou banheira com água e lavar ela com sabão neutro. Se você não tiver um balde grande, um tanque ou uma banheira pode fazer esse procedimento no chuveiro. Mas fique atento, não use água quente para lavar a sua mochila.

Remova a sujeira mais persistente com uma escova macia. Para lavar o costado e as alças faça a água com sabão passar pelo tecido Mesh 3D. Não esqueça de enxaguar bem para remover qualquer resíduo do sabão dos pontos acolchoados e dos bolsos.

Enxague a mochila completamente. Remova qualquer água que ficou acumulada nos bolsos.

DICA EXTRA: outra opção de produto de limpeza é o Lava Tudo, da Azteq. Ele pode ser usado na sua mochila, capacete, roupas e em outros tipos de equipamentos, já falamos dele aqui no Gear Tips anteriormente.

Como secar a mochila

Deixe ela secar naturalmente em um local bem ventilado, seco e sem exposição direta ao sol. Nunca coloque sua mochila na máquina de secar e não use secador de cabelo, ferro de passar, aquecedor ou nenhum outro recurso para secar a mochila mais rápido – a temperatura alta pode danificar o revestimento de PU e os tecidos.

Você pode pendurar a mochila de cabeça para baixo em um varal, isso facilitará o processo de secagem. Abra todos os zíperes e fivelas para que o ar circule dentro dela.

NUNCA guarde a sua mochila úmida, a umidade favorece o surgimento de bolor e mofo e eles afetam o tecido e o revestimento da mochila. Tenha paciência e respeite o tempo de secagem dela.

DICA EXTRA: o Anti-Odor da Azteq pode ser usado nas suas mochilas para evitar o cheiro de suor nas alças, no costado e na barrigueira.

Guarde a sua mochila corretamente

Agora que a sua mochila está limpa e seca está na hora de guardar ela. Você pode guardar a sua mochila pendurada em uma arara de roupas, dentro do armário, pendurada na parede, embaixo da cama ou mesmo em um cantinho do quarto. Mas é importante que o local escolhido não seja úmido, escuro, quente ou mal ventilado.

Se você guarda sua mochila em um armário, baú ou embaixo da cama faça algumas verificações periódicas para evitar surpresas desagradáveis como mofo ou insetos. De tempos em tempos faça uma inspeção e uma limpeza básica para manter seus equipamentos em ordem e detectar possíveis problemas.

DICA EXTRA: Os produtos antimofo podem te ajudar no controle da umidade em espaços fechados.

Conclusão

Fazer a manutenção periódica dos seus equipamentos e guardá-los corretamente fará com que eles durem mais e funcionem corretamente. Além disso, você economizará dinheiro ao ampliar a vida útil deles. Três pontos que justificam aquelas poucas horas gastas, ou investidas, na limpeza e na organização.

Gear Members têm até 25% de desconto em equipamentos, cursos, expedições e muito mais!

Os membros do Gear Tips Club têm descontos exclusivos na nossa rede de parceiros outdoor e no The Gear Guide, um super curso online onde Pedro Lacaz Amaral te ensina tudo que você precisa saber para escolher seus equipamentos e fazer suas aventuras com muito mais segurança! Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *