Como fazer um bom café com o X-Brew da Sea to Summit

Como fazer um bom café com o X-Brew da Sea to Summit

Café é uma das melhores razões para nos levantarmos da cama de manhã – e durante o camping ou trilha uma boa xícara de café pode ser uma experiência quase religiosa. Então, nós preparamos este texto com tudo o que você precisa saber para fazer uma ótima xícara de café usando o coador colapsável X-Brew, da Sea to Summit.

Os grãos de café

Não importa se você é fã do café Arábica ou do Robusta, uma coisa é certa – quanto mais recente for a torra do grão, melhor. A maioria dos grãos de café devem ser consumidos em até duas semanas após a torra (ou a partir de quando a embalagem selada a vácuo for aberta). Após este período eles perderão muito do sabor.

Moagem

A moagem dos grãos de café pode fazer muita diferença no resultado final. Se a moagem for fina demais, seu café ficará mais amargo. Se for grossa demais ele será fraco e azedo. Para o
coador X-Brew nós recomendamos que a moagem do grão fique entre médio e o fino para que você obtenha a melhor extração dos grãos. Se você não tiver seu próprio moedor de café, peça ao seu barista local para fazer a moagem ideal para o X-Brew quando você for comprar os grãos. O café começa a sofrer oxidação logo após a moagem – então opte por comprar o seu café o mais próximo possível da data em que você irá para trilha ou camping.

A proporção entre o pó de café e a água

Para o café coado no X-Brew nós recomendamos que a proporção de pó e água seja a seguinte:

Para fazer 1 xícara de café use 15g de pó e 250ml de água quente.

X-Brew - coador de café colapsável da Sea to Summit

Mexendo suavemente o café enquanto ele passa pelo coador X-Brew
Mexendo suavemente o café enquanto ele passa pelo coador X-Brew

A técnica de preparo do café

O ideal é manter um fluxo lento e constante ao derramar a água no coador – para chegar a este resultado algumas pessoas derramam a água em círculos concêntricos.

Cuidado: ao esquentar a água não deixe ela ferver! O ideal é retirar a panela ou chaleira do fogo assim que a água começar a apresentar as primeiras bolhas grandes. Se por acaso você se distraiu e a água ferveu faça o seguinte: desligue o fogo e deixe a água descansar por alguns segundos para baixar um pouco a temperatura dela. Só então comece o preparo do café.

Quando você colocar a água quente pela primeira vez sobre o pó de café ela começará a borbulhar. Isso é chamado de ‘bloom’, e é causado pelo dióxido de carbono que se acumula durante o processo de torrefação do grão de café. O dióxido de carbono pode repelir a água e afetar o processo de extração do café, então o ideal é reduzir isso. E como fazer?

Umedeça o café que está no coador com a água quente e aguarde uns 30 ou 45 segundos até que os gases do dióxido de carbono sejam eliminados. Só então comece a derramar a água quente, devagar e constantemente. Para extrair o máximo do pó café você pode mexer suavemente com uma colher enquanto a água estiver passando pelo coador.

Armazenando o café

Para maximizar o frescor e o sabor do café armazene ele em um local fresco (entre 20 e 25ºC) e sem incidência direta de luz. Além de comprometer o sabor da bebida, os óleos do café podem ficar rançosos se não forem armazenados adequadamente. Oxigênio, luz, calor e umidade são os vilões aqui, então escolha um pote opaco e com boa vedação para armazenar o seu café – uma embalagem plástica tipo Ziploc e um saco estanque também podem ser usados para fazer isso durante as trilhas e acampamentos.

Tente encontrar um lugar na sua mochila onde a temperatura seja mais consistente, e não coloque o seu pó de café perto das suas meias ou roupas – o café é higroscópico, isto é, ele absorve umidade e odores facilmente.

Ajuste o café para o seu gosto

Esta é uma dica muito simples – mude a proporção entre a água e o pó de café até encontrar o sabor perfeito para você. Se ele ficou fraco e aguado, aumente a quantidade de pó. Se ele ficou forte demais, reduza a quantidade de pó. Experimente até encontrar a proporção perfeita para o seu gosto!

Limpando tudo após o preparo

Descarte o pó de café usado em um saco estanque Trash Dry Sack. Limpe o seu coador X-Brew com um pouco de água quente e use um pano para remover qualquer pó que tenha restado. Seque o X-Brew, guarde na sua mochila e aproveite a trilha ou o dia no camping!

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

2 Replies to “Como fazer um bom café com o X-Brew da Sea to Summit”

  1. Onde comprar os equipamentos que a geartips posta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *