Como escolher o melhor saco de dormir para você

Como escolher o melhor saco de dormir para você

Não existe um saco de dormir adequado para todo mundo e para todas as situações, então encontrar o melhor saco de dormir para o seu uso faz toda diferença. Um bom saco de dormir é fundamental para o seu descanso e para recuperação que seu corpo precisa para continuar na atividade no dia seguinte.

Ao escolher esta parte vital do seu sistema de dormir você deve ir além dos comentários e do valor do seu orçamento. Você precisa pensar em como vai usá-lo e como vai transportá-lo. E você precisa considerar o clima onde ele será usado. Por isso reunimos aqui neste texto tudo o que você deve ter em mente ao escolher um saco de dormir.

Dicas para escolher o melhor saco de dormir

SUA AVENTURA DETERMINA O TIPO DO SACO DE DORMIR

O melhor saco de dormir para você depende do tipo de atividade ao ar livre que você pratica.

É uma trilha de longo curso? Seu saco de dormir precisa ser o mais leve e compacto possível, como nossa linha Spark e Flame. Uma viagem de caiaque? Um saco sintético técnico como Sea to Summit Trailhead ou Quest pode ser sua melhor apólice de seguro contra a umidade.

Pensando em facilitar esse processo de escolha a Sea to Summit criou o “Sleep System Finder” (em inglês), um recurso online que te ajuda a escolher o sistema de dormir correto para o seu perfil. Você indica as 3 atividades outdoor que mais pratica e depois responde algumas perguntas para que o sistema possa filtrar as melhores opções de equipamentos para o seu sistema de dormir.

QUAL DEVE SER A FAIXA DE TEMPERATURA DO SEU SACO DE DORMIR?

Se um saco de dormir tivesse apenas uma função, seria manter você vivo. Ele precisa protegê-lo contra hipotermia e o clima frio, bem como lhe proporcionar conforto e uma boa noite de sono.

Certifique-se de que seu saco de dormir tenha a faixa de temperatura certa para o local onde você está, isso vai evitar que você passe a noite acordado tremendo de frio. Um sono ruim contribui para experiências mais cansativas, seu desempenho após uma noite mal dormida não será o mesmo. E durante as expedições técnicas, a fadiga pode ser absolutamente perigosa!

Aprenda a escolher o melhor saco de dormir

NORMA EN 1537 – FAIXAS DE TEMPERATURA

As classificações de temperatura da norma européia EN 13537 são o seu melhor indicador para escolher um saco de dormir que esteja dentro da faixa de temperatura certa para o seu uso. Esse é o teste independente mais padronizado da indústria e é apoiado pelos mais respeitáveis designers de equipamentos outdoor.

Faixas de temperatura dos Sacos de Dormir - Norma EN

A escala de classificação EN lhe ajuda a escolher um saco de dormir que o manterá aquecido o suficiente mesmo na temperatura mais baixa do ambiente em que você pretende dormir. A maioria dos homens deve levar em conta a temperatura indicada como “Temperatura de Limite” (lower limit). Já as mulheres, que costumam sentir mais frio, devem levar em conta a “Temperatura de Conforto” (comfort).

Nunca leve em consideração a “Temperatura Extrema” (extreme), os valores de temperatura dessa faixa representam uma zona de alto risco para hipotermia e outros problemas causados pelo frio. São temperaturas onde o saco de dormir garante uma sobrevivência mínima por um período mais curto de tempo. Portanto nunca se baseie nela ao escolher um saco de dormir.

SACOS DE DORMIR ESPECÍFICOS PARA MULHERES

Se você sente mais frio, um saco de dormir específico para mulheres – como Altitude, Journey, Venture e Quest – pode ser a solução. Esses modelos têm isolamento extra onde você mais precisa e existem em dois tamanhos: regular e longo. Os modelos Femininos Regulares dos sacos de dormir da Sea to Summit atendem pessoas de até 167cm, já os modelos femininos longos servem em pessoas com até 183cm. Sacos de dormir para pessoas maiores podem ser encontrados em nossa linha unissex.

SACOS DE DORMIR PARA CLIMAS MAIS FRIOS

Em climas mais frios os tubos de isolamento ao longo dos zíperes e o colar de aquecimento na altura do pesçoco são essenciais para reter o calor. Eles evitam que o calor “vaze” pelos zíperes ou pelo espaço ao redor dos seus ombros.

Lembre-se que o manequim usado no teste de classificação de temperatura da norma EN 13537 não se move. Isto significa que ele não puxa o ar frio para dentro de um saco de dormir. No mundo real, onde as pessoas se movem durante o sono, esses pequenos detalhes na construção dos sacos de dormir são vitais para a retenção do calor.

DICA PRO: Experimente usar um Liner Reactor ou Reactor Extreme para ampliar a faixa de temperatura do seu saco de dormir.

Saco de dormir para climas frios

O PESO DO SACO DE DORMIR

Existe uma razão para algumas pessoas serem obcecadas por reduzir gramas no peso dos equipamentos. Afinal de contas, quando você está carregando todo o seu kit de equipamentos montanha acima por dias a fio, todo aquele peso se soma e qualquer grama a menos pode lhe ajudar.

O peso não é um problema em viagens de carro ou de barco, mas se você estilver caminhando, pedalando ou remando por dias com certeza ele fará alguma diferença.

SACOS PARA DORMIR DE PLUMA

Os sacos de dormir com a melhor relação calor / peso são os sacos de dormir com enchimento de pluma. Um saco com enchimento sintético pode ser igualmente quente, mas normalmente será mais pesado e mais volumoso.

Os sacos de pluma possuem um indicativo de “Loft” e quanto maior for o número do “Loft”, mais compacto e leve será o saco de dormir quando compraramos os modelos para uma mesma faixa de temperatura. Um saco com 650 loft é ótimo para acampar. Já um saco com loft 750+ ou 850+ é uma ótima escolha para expedições rápidas e leves.

Diferença de Loft entre as plumas
Cada um dos invólucros acima está preenchido com 28 gramas de plumas com valores diferentes de loft.

Se você estiver escolhendo um saco com enchimento de plumas, escolha um que use plumas hidrofóbicas de origem ética certificada. Na Sea to Summit usamos plumas com tratamento ULTRA-DRY™ e certificação RDS. E todos os nossos clientes recebem um certificado de autenticação junto com o nosso saco de dormir. A certificação Responsible Down Standard (RDS) requer avaliações de terceiros para garantir o bem-estar dos animais em toda a cadeia de abastecimento.

SACOS DE DORMIR SINTÉTICOS

Os sacos com enchimento sintético são normalmente mais pesados ​​e volumosos do que os sacos de plumas. No entanto, o enchimento sintético evoluiu muito nos últimos anos. Marcas isoladas como THERMOLITE® tornaram-se particularmente boas em imitar as melhores qualidades das plumas.

A construção também evoluiu para obter o máximo do enchimento sintético. Na Sea to Summit, os sacos de dormir sintéticos usam uma construção chamada “WaveLoft™”. Na construção WaveLoft™ nós moldamos o isolamento em ondas e costuramos ele no forro. Isso ajuda o isolamento a ocupar o espaço ao mesmo tempo em que cria mais bolsas de ar. Deste modo evitamos que o enchimento se desloque dentro do forro e crie “pontos frios”, isto é, áreas do saco de dormir onde o isolamento foi comprometido pelo deslocamento do enchimento.

Waveloft Sea to Summit

VOLUME QUANDO COMPRIMIDO

O volume do saco de dormir embalado faz muita diferença em atividades como bikepacking, thu-hiking, cicloturismo ou viagens de moto. Para situações assim, um saco de dormir compacto e com materiais leves é a melhor escolha. Outra solução inteligente para economizar espaço é utilizar um saco de compressão para reduzir ainda mais o volume. A economia de espaço com o uso de sacos de compressão pode chegar a 30 ou 40% – essa dica vale para as duas roupas também!

Muitos sacos de dormir da Sea to Summit vêm com uma bolsa de compressão, mas elas também podem ser adquiridas separadamente. Sacos estanques de compressão – como o eVent® Compression Dry Sack – irão comprimir e proteger o seu saco de dormir e roupas contra as intempéries.

Sacos comprimidos comparados com uma garrafa
Da esquerda para direita – Explore Double, Ascent II, Flame I, Spark I comparados com uma garrafa de água com 22cm de altura.

Se você quiser entender um pouco mais sobre os sacos de compressão dê uma olhada em um texto publicado aqui do Gear Tips onde demos algumas dicas para você escolher um saco de compressão.

FORMATO DO SACO DE DORMIR

O formato do saco de dormir perfeito precisa fazer duas coisas – oferecer conforto e não ficar apertados ao ponto de comprimir o enchimento.

Tanto os sacos de dormir de plumas quanto os sintéticos não podem ficar justos demais no nosso corpo quando estão em uso. Quando um saco de dormir fica muito apertado o enchimento é comprimido e assim surgem pontos frios. Para o enchimento funcionar corretamente ele precisa aprisionar o ar quente nas fibras e nas bolsas de ar internas, e se ele estiver muito apertado essa funcionalidade fica prejudicada. Portanto, escolha o formato e o tamanho do saco de dormir levando em conta essa informação.

Os nossos sacos e dormir unissex possuem formatos diferentes. Os modelos específicos para as mulheres são mais estreitos nos ombros e mais largos na região que vai do quadril ao joelho. Tire as medidas do seu corpo e verifique as dimensões dos sacos de dormir para descobrir qual é o modelo certo para você.

DICA PRO: Não subestime a importância do conforto. Se o saco de dormir estiver muito apertado, você vai se sentir “preso” dentro dele – além de prejudicar o isolamento. É por isso que até mesmo os nossos modelos mais estreitos são mais espaçosos do que muitos outros disponíveis no mercado.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Após definir os pontos principais – faixa de temperatura, peso, compressibilidade e formato – é hora de você considerar outras características que tornam a sua vida mais confortável e fácil durante os acampamentos, veja o que mais você deve levar em conta:

VENTILAÇÃO

Os sacos mais versáteis – aqueles que o acompanharão em diferentes temperaturas e terrenos – são normalmente os que têm mais opções de ventilação, isto é, um zíper com maior abertura. Ao abrir uma parte do zíper você controla a liberação do calor e alguns modelos podem ser abertos completamente, transformando o saco de dormir em um cobertor, maximizando a flexibilidade de uso dele em temperaturas diferentes.

Sacos com opções diferentes de abertura dos zíperes

Além disso, os modelos com nosso sistema de zíper triplo Free-Flow – como Alpine, Ascent, Altitude, Venture e Traverse – oferecem mais opções de ventilação. Eles contam com zíperes em cada lado do saco permitindo que você dobre a parte superior para baixo. E um terceiro zíper na região dos pés permite que você abra a parte inferior do saco. Veja:

Diferentes opções para aberturas de ventilação

BOLSO INTERNO

Um bolso podem não parecer o recurso mais empolgante que existe, mas ele é muito útil quando você deseja manter suas pilhas, baterias ou gadgets protegidos das temperaturas congelantes.

Bolsos Internos

ZÍPERS ACOPLÁVEIS

Os sacos com o nosso sistema “Zip Coupling” podem ser acoplados uns nos outros formando um saco de dormir de casal.

Zip Coupling

NÃO PENSE SOMENTE NO SACO DE DORMIR – PENSE NO SISTEMA DE DORMIR

Só para complicar um pouco mais as coisas – pergunte para si mesmo como seu saco de dormir se encaixa em seu “sistema de dormir”, isto é, como o saco de dormir funciona em conjunto com o seu isolante térmico, liner e travesseiro.

Quando se trata do seu sistema de dormir, um equipamento afeta o outro. O isolante térmico que você escolher afetará a temperatura do seu saco de dormir. Seu liner também aumentará a temperatura (e manterá o saco de dormir limpo por muito mais tempo). Quanto ao travesseiro, bem – você já tentou dormir usando um saco cheio de roupas sujas? Com 60g a mais, você pode fazer a diferença entre uma boa noite de sono e uma noite mal dormida.

Sistema de Dormir - Sea to Summit

ENCONTRE SEU SISTEMA DE DORMIR PERFEITO

Assim como encontrar o saco de dormir certo, há muito a considerar quando se trata de configurar o seu sistema de dormir perfeito.

Felizmente, nosso “Sleep System Finder” faz todo o trabalho para você, acesse e confira!

Sistema para você encontrar o saco de dormir ideal


Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *