Bikepacking – Dicas de Equipamentos da Sea to Summit

Bikepacking – Dicas de Equipamentos da Sea to Summit

Se você é um ciclista daqueles que curte viagens no estilo bikepacking já deve ter percebido que a escolha dos seus equipamentos pode influenciar muito na sua viagem, tanto melhorando quanto piorando a sua experiência em cima da bike. Não importa se você está planejando uma mini aventura de final de semana ou se está carregando todos seus equipamentos em um percurso acidentado de 1000km – qualquer equipamento de qualidade que seja adequado ao local, leve e compacto com certeza será uma vantagem para o ciclista.

E depois de tantas experiências, os equipamentos da lista abaixo ganharam minha confiança ao longo dos anos e muitos deles estão constantemente comigo nas minhas viagens de bicicleta.

BIKEPACKING E OS EQUIPAMENTOS DA SEA TO SUMMIT

SACO ESTANQUE DE COMPRESSÃO® EVENT

Este saco estanque mantém seus equipamentos comprimidos e secos. O tecido eVent na base do saco estanque eVent Compression Dry Sack é à prova d’água e respirável ao mesmo tempo — permitindo que você mantenha seus objetos protegidos e comprimidos com facilidade – essas características fazem dele uma ótima opção para você transportar seu saco de dormir e roupas. Esses sacos estanques te ajudarão a economizar espaço compactando seus itens para até 1/3 do tamanho original e não adicionarão quase nenhum peso extra na sua bike ou mochila.

Saco estanque da Sea to Summit usado como bolsa de guidão

Eu uso este saco como bolsa de guidão na minha bike. Por causa da compressão eu consigo posicionar ele facilmente no meio do meu guidão drop, mas ele também funcionaria em outros tipos de guidões. Mesmo escolhendo o maior tamanho eu ainda tenho uma folga entre o saco estanque e o pneu dianteiro da bike.

Inclusive o Gear Tips já publicou um texto falando sobre outro item da Sea to Summit que pode lhe ajudar muito na tarefa de prender os sacos estanques na bike, confira a dica sobre as Fitas de Carga Stretch-Loc Straps.

SACO ESTANQUE eVAC

Sim, bikepackers e a tecnologia do eVent são uma combinação perfeita. O saco estanque eVAC Dry Sack é uma ótima opção para ser usado como bolsa de selim. Os sacos estanque com compressão que mostrei anteriormente são ótimos, mas às vezes você não quer, ou não pode, comprimir o conteúdo. O formato oval deste saco estanque da Sea to Summit faz com que ele se encaixe muito bem atrás do selim da bike, sem atrapalhar quando eu subo ou desço da bike — e ele não bate na parte de trás das suas coxas enquanto você pedala.

Bolsa de selim bikepacking

SACOS ESTANQUES BIG RIVER

Quando a resistência à abrasão é um quesito importante eu opto pelos sacos estanques da linha Big River – posiciono eles no garfo da bike ou no downtube do quadro em conjunto com um cage. A forma oval deles mantém as coisas organizadas e os pontos de fixação fornecem uma segurança extra para prendê-los na bike. Os tamanhos 3L ou 5L são perfeitos para o uso no bikepacking.

Bolsa de garfo usando sacos estanques

MOCHILA ULTRA-SIL™ NANO DAYPACK

Eu costumava pensar que levar uma mochila nas minhas viagens de bike era um luxo desnecessário, mas a mochila Sea to Summit Nano Daypack só pesa 30 gramas! Ela torna as incursões fora bike muito mais convenientes — atuando como sacola de compras, mochila para caminhadas curtas ou bagagem de mão quando eu preciso me deslocar de avião. E ela também serve perfeitamente para levar um saco de Doritos nas minhas pedaladas outdoor.

Mochila Ultra-Sil Nano Daypack Sea to Summit

CHALEIRA X-POT™ KETTLE 1.3L

A Chaleira X-Pot 1.3L se encaixa facilmente onde outras panelas comuns não entrariam de jeito nenhum — inclusive na minha bolsa de quadro. Dentro da chaleira, eu guardo tanto uma caneca colapsável X-Mug quanto um coador de café colapsável X-Brew, esses itens da minha cozinha outdoor têm apenas 35mm de espessura quando estão fechados! Isso também libera mais espaço para eu transportar dois litros de água.

Chaleira Colapsável X-Kettle Sea to Summit

TARP ™ ESCAPIST

Não há abrigo mais versátil do que uma lona e o Gear Tips já falou sobre a versatilidade do sistema de tarp anteriormente. O Tarp Escapist fornece muita proteção, basta ser configurado corretamente. Eu usei ele em condições que iam de tempestades de neve repentinas até noites quentes de verão na Austrália Ocidental. Pendurei ele entre árvores, prendi na minha bicicleta para formar um abrigo de bivak, usei solto no chão, etc. São apenas 300 gramas e quando ele está dobrado fica do tamanho de uma garrafa de água. Um equipamento versátil, leve e compacto – características que combinam perfeitamente com as viagens de bikepacking.

Tarp da Sea to Summit em um abrigo durante uma viagem de bikepacking
Tarp da Sea to Summit em um abrigo durante uma viagem de bikepacking

MOSQUITEIRO PARA CABEÇA NANO™ HEAD NET

Em alguns lugares os insetos podem aterrorizar o seu passeio ou acampamento. Em situações assim o mosquiteiro para cabeça Nano Head Net pode fazer muita diferença, e ele pesa apenas 23 gramas! Uma ótima pedida se os insetos são um problema nas regiões por onde você passará.

ULTRA-SIL™ OUTHOUSE

O Ultra-Sil Outhouse é aquele tipo de saco estanque que irá te salvar naqueles momentos críticos, então mantenha ele à mão o tempo todo! Esse é um saco estanque diferente, ele funciona como uma proteção e um dispenser para o seu papel higiênico. Imagine precisar do seu papel higiênico e descobrir que ele ficou ensopado depois daquela chuva na estrada?

Saco estanque papel higiênico Outhouse Sea to Summit

SACOS ESTANQUES ULTRA-SIL™ LIGHTWEIGHT DRY SACK

Tudo que eu preciso que fique seco vai dentro de um saco estanque leve Ultra-Sil™. Você vai encontrar eles dentro da na minha bolsa de quadro com os meus lanches diários e dentro de outras bolsas ou sacos estanques para separar meus acessórios, equipamentos menores, etc. Esses sacos estanques pesam quase nada e mantêm as coisas secas e à prova de poeira mesmo quando situação fica complicada. Eles são mais leves e por isso mesmo são indicados para o uso interno, ou seja, dentro de uma bolsa, mochila ou mesmo dentro do outro saco estanque mais robusto. Chega daquelas sacolas plásticas do supermercado que você irá jogar no lixo depois de poucos usos.

Saco estanque leve ultra-sil no bikepacking

TOALHA COMPACTA AIRLITE™

Sempre levo duas toalhas ultracompactas Airlite na estrada comigo. Uma pequena (12g) para limpar ou secar meus pés após uma travessia de rio, e outra grande (48g) para me sacar após um banho ou mergulho. Elas são compactas, leves e secam muito mais rápido do que uma toalha convencional – característica perfeita para uma viagem de bikepacking.

Toalha Airlite Sea to Summit - Bikepacking

MEU SISTEMA DE DORMIR PRO BIKEPACKING

TRAVESSEIRO ULTRALEVE AEROS™ PILLOW

Eu não penso duas vezes quando o assunto é uma boa noite de sono após um longo dia em cima da bike. Felizmente, meu travesseiro Aeros Ultralight Pillow pesa 60 gramas e fica super compacto quando está vazio. E por ser inflável eu posso colocar ar na medida certa para ficar confortável e me dar o suporte que eu gosto para ter um sono perfeito.

Travesseiro Aeros Pillow Sea to Summit - Bikepacking

SACO DE DORMIR SPARK II – TEMPERATURA LIMITE -2°C

Meu saco de dormir Sea to Summit Spark II — equivalente ao modelo Flame II para mulheres — pode ser compactado até o tamanho de uma garrafa de água e pesa apenas 490 gramas. Como eu costumo dormir de lado o desenho mais espaçoso dele me agrada muito, e afinal de contas, não é por ser “extra leve” que o saco de dormir precisa ser “extra apertado”.

Bikepacking - Saco de dormir compacto Spark II Sea to Summit

ISOLANTE TÉRMICO INFLÁVEL ETHERLIGHT™ XT INSULATED

Além de um saco de M&M de amendoim que eu levo espremido num canto da bike, o meu isolante térmico Etherlight XT INSULATED é meu outro item de luxo. Usando a Airstream Pumpsack, eu consigo encher ele facilmente até atingir 10cm de espessura. Então eu posso ajustar a pressão com a válvula multifunção, liberando ar até que eu me sinta confortável e ao mesmo tempo fora do chão. É assim que eu gosto de ajustar o meu isolante térmico inflável para dormir de lado — algo que eu só consigo com um isolante térmico mais grosso. Outro ponto que merece destaque é a estabilidade dele mesmo quando me movimento durante a noite.

Isolante inflável Sea to Summit no Bikepacking

Associe-se e garanta os seus descontos em equipamentos e serviços!

TEXTO POR RYAN SECREST

Ryan Secrest - Bikepacker
Ryan Secrest com o Watermelon Pig, seu mascote de guidão.

Ryan vive uma vida dupla como gerente internacional de vendas da Sea to Summit e ciclista apaixonado. Seu caso amoroso com a vida sobre duas rodas começou em Portugal, onde ele iniciou um pedal de dois anos e meio — completando um percurso de mais de 50.000 quilômetros por 25 países.

Mais recentemente, suas viagens de bicicleta foram deixando de lado os alforjes e os racks para explorar os caminhos mais remotos da Austrália no estilo bikepacking, com bolsas de quadro e pneus com pressão mais baixa. Ele chegou a completar a The Hunt 1000, uma jornada autônoma de bike por mais de 1000km por uma rota montanhosa na Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *